O Que é Magia?

Uma descrição clara e objetiva do meio pelo qual a magia funciona, e das qualidades que o estudante deve desenvolver para trabalhar com ela.

.
Leia em 19 min.
Banner

O Que é Magia?

[Nota de S.R.: Este texto foi escrito por Frater U.D.,
sendo o início de seu livro High Magic (Part I) ]

Antes de começarmos a discutir a prática da magia, primeiro precisamos saber do que isso se trata. Ao longo dos anos, um número infinito de definições da palavra “magia” apareceram, e nós teremos que lidar com muitas destas a fim de entender o conceito de prática mágica.

Provavelmente a definição mais famosa veio de um dos magistas mais importantes do século XX, Aleister Crowley (1875-1947):

Magia é a Ciência e a Arte de Provocar Mudanças em Conformidade com a Vontade.

Embora essa definição de fato descreva o núcleo da prática mágica muito bem, ela é um pouco geral e genérica demais para o leigo e o iniciante entenderem. Geralmente se espera algo completamente diferente ou especial do termo “magia”, ou seja, uma disciplina que está mais interessada nas influências “sutis”, tais como a formação de seu próprio destino e as “coincidências”. Além disso, a definição acima não oferece nenhuma pista, seja qual for, quanto às técnicas e os métodos utilizados na magia.

Alguns autores, como Israel Regardie e Francis King, levaram isso em conta e tentaram expandir a definição de Crowley:

Magia é a ciência e a arte de usar estados de consciência alterada para provocar mudanças em conformidade com a vontade.

Esta solução também não é exatamente a melhor, mas é boa o suficiente para se começar. Vamos dar uma olhada mais de perto nela, já que esta definição já contém uma fórmula prática importante. Primeiramente, os termos “arte” e “ciência” são importantes aqui. Muitas vezes o termo “ciência oculta” é usado, mas o ocultista (ou cientista oculto) geralmente define “ciência” bem diferente da forma que um “cientista exato” ou “natural”. Na tentativa de ganhar o reconhecimento da ciência didática ortodoxa, muitos ocultistas (e até mesmo magistas) tentaram usar a palavra “científica” para descrever a sua disciplina. Isto só é verdade enquanto a magia usa métodos científicos. No jargão técnico, ela é “empírica”, ou “empiricamente científica”, o que se aplica pelo menos à magia prática cotidiana. Isto significa que a magia visa em primeiro lugar o que é visivelmente bem-sucedido.

Por outro lado, o termo “arte” refere-se à área mais intuitiva da magia que inclui os “instintos do belo”, e os sentimentos em geral, bem como a sensibilidade para as energias sutis (tais como aquelas envolvidas nos vários tipos de clarividência). Sonhos e Visões também caem sob o aspecto de “arte” da magia, mas o pensamento e o conhecimento das correlações, por outro lado, pertencem ao aspecto de “ciência”.

Em resumo, a magia faz uso de ambos estes componentes da personalidade humana chamados de “racional” e de “irracional”. Uma vez que a palavra “irracional” tem uma conotação negativa nesta época de racionalismo (“irracional” muitas vezes é sinônimo de “tolo”, “louco”, “louco”, “imprudente”), preferimos chamá-lo de “o lado intuitivo” do magista.

Vemos que a magia realmente visa atingir a totalidade e unidade espirituais de uma pessoa. Isto tem razões puramente práticas, porque só quando ambos os lados trabalham juntos em harmonia que os resultados mágicos podem ser alcançados, resultados que muitas vezes aparecem como se eles fossem desmentir todas as leis (científicas) da natureza, o que naturalmente não é verdade, como veremos ao longo deste livro.

Mas a magia, no entanto, é ainda mais do que a arte e a ciência de alcançar a unidade da alma. Começaremos com a magia prática cotidiana, também chamada de “baixa magia”, que é um termo que certamente não pretende ser depreciativo, mas que serve ao propósito de distinguir da “alta magia”, mais mística e religiosa, em termos de técnicas e conteúdos envolvidos. Na prática, uma pessoa precisa usar os dois aspectos (o racional e o intuitivo) para efetivamente realizar um ato de magia bem-sucedido. Isso acontece através de dois dos três mais importantes componentes básicos do ato mágico, ou seja, a combinação da vontade e da imaginação. (Discutiremos o terceiro fator em breve, os “estados de consciência alterada.”)

Nós ilustramos isto no Diagrama 1. Olhe atentamente para o diagrama por alguns minutos e tente adicionar mais recursos para cada coluna apropriada. Tente pensar em outras coisas que pertencem à área de “arte”, e algumas que se encaixam na coluna da “ciência” também. Você também perceberá que nós criamos uma relação entre “arte” e “imaginação”, bem como uma relação entre “ciência” e “vontade”.

ArteCiência
  • lado direito do cérebro
  • lado esquerdo do corpo
  • intuição
  • visão
  • sensação
  • premonição
  • sintética
  • cíclica
  • mítica
  • federalista
  • caos criativo
  • simbológica
  • irracional
  • lado esquerdo do cérebro
  • lado direito do corpo
  • lógica
  • pensamento
  • consideração
  • cálculo
  • analítica
  • linear
  • fatual
  • centralista
  • mantém a ordem
  • formalmente lógica
  • racional
ImaginaçãoVontade
Magia

Diagrama 1: Ilustração da estrutura básica da magia

A “arte” corresponde à “imaginação” por meio de sua natureza intuitiva, enquanto a “ciência” corresponde à “vontade” através de sua refletividade e de seus objetivos claros e precisos. Desta forma, já temos uma equação preliminar: VONTADE + IMAGINAÇÃO = MAGIA.

Na verdade, durante muitos anos esta foi considerada a fórmula básica final da magia. Algumas disciplinas como o pensamento positivo, no qual certos eventos e situações são intencionalmente (“vontade”) visualizados (“imaginação”) tão realisticamente quanto for possível, trabalham quase que exclusivamente de acordo com este princípio, e são muito bem sucedidos em fazê-lo nisso. Mas se olharmos mais uma vez para a nossa definição, perceberemos que ainda há alguma coisa faltando nessa equação: os “estados de consciência alterada”. Esses estados de consciência alterada que são usados na magia são referidos como trance mágico ou gnose. É importante lembrar que o trance mágico geralmente não tem nada a ver com o trance hipnótico completo no qual a vontade da pessoa hipnotizada é em sua maior parte desligada ou controlada por outra pessoa. Isso também violaria a afirmação “em conformidade com a vontade”, porque aqui nós significamos uma vontade clara e consciente [1].

Mas se já estamos usando a nossa imaginação e vontade, por que ainda precisamos do trance mágico? Para entender isso, precisamos entender a estrutura de nossa psique e como ela funciona, porque nós gostamos de assumir que o poder mágico e a capacidade de executar a magia é uma ocorrência interior e espiritual.

Mente Consciente
Censurador
Mente Subconsciente

Diagrama 2: A estrutura básica da psique

No Diagrama 2, apresentamos uma forma simplificada do modelo comum da psique humana, tal como previsto pela psicanálise moderna. Primeiro vemos a mente consciente, também conhecida como a consciência do dia ou consciência desperta. Na porção inferior do diagrama, podemos ver o subconsciente, que também é chamado de inconsciente. Isso inclui tudo o que normalmente escapa à nossa mente consciente. Embora seja constantemente ativo, normalmente só o percebemos quando sonhamos. O assim chamado censurador está localizado entre as mentes consciente e subconsciente. Ele representa uma espécie de “filtro bidirecional”. Por um lado, assegura a percepção seletiva dos estímulos do mundo exterior. Por outro, protege a mente consciente da inundação incontrolável de informações da mente subconsciente, que inclui repressões e complexos. É atribuída uma função vital ao censurador, a saber a manutenção do que geralmente chamamos de “saúde espiritual”. É de grande importância perceber isso para nos prevenir de pensarmos no censurador como um “inimigo maligno” que só está tentando evitar que nós magistas tenhamos diversão na vida! Mas, infelizmente, isso acontece com bastante frequência.

Reconhecidamente, o censurador também tem uma desvantagem considerável, a saber, que ele é extremamente conservador. Somente com relutância ele permite que a mente consciente faça contato direto e imediato com a mente subconsciente, desta forma escapando do seu controle. Você poderia compará-lo com um “guarda real” levemente desconfiado, um servo leal e bravo para seu mestre, mas às vezes preocupado demais com sua própria segurança para permitir e admitir novas situações sem um exame cuidadoso.

Na verdade um dos mais importantes “truques” na magia é desligar temporariamente o censurador, a fim de tocar diretamente a fonte de poder (o subconsciente) e atribuir-lhe tarefas específicas. Isso acontece através do trance mágico ou gnóstico. Este estado muitas vezes se assemelha ao período vago pouco antes de adormecermos em que a mente consciente ainda está ativa, mas bastante subjugada. Neste estado, podemos trocar informações diretamente com o subconsciente, por exemplo, sob a forma de imagens. Durante o trance mágico, o censurador de certo modo é “posto para dormir”. Idealmente, “dormiria” muito levemente e só despertaria em uma emergência. A propósito, isso corresponde ao papel da espada na magia, como veremos mais tarde, quando discutirmos as armas rituais.

Assim, agora temos a estrutura completa da magia que corresponde à nossa definição estendida, conforme ilustrada no Diagrama 3 abaixo.

Imaginação                Vontade
|____ Trance ____|
|
Magia

Diagrama 3: A estrutura básica da magia (II)

Em comparação, o Diagrama 4 (próxima página) reflete o mesmo conceito na forma de uma “equação matemágica”. Seria melhor se você estudasse cuidadosamente estes diagramas e até memorizasse, já que estaremos tratando de fórmulas semelhantes ao longo deste livro. Isto não é só um jogo! Pelo contrário, as fórmulas são abreviações mnemônicas para nos ajudar a memorizar as regras e as leis a partir das quais práticas derivativas podem ser obtidas. Um dos objetivos deste livro é apontar as estruturas básicas da magia e esclarecê-las. A este respeito, este é um conceito inteiramente novo, já que a maioria da literatura mágica disponível hoje é escrita como um “livro de receitas”. Em vez de explicar as leis básicas que regem a magia, a maioria dos autores, até mesmo os mais antigos, geralmente somente fornecem “receitas” individuais. Rituais para proteção contra um inimigo, grifos mágicos para a felicidade e prosperidade, amuletos para evitar a peste e a cólera, mantras (palavras mágicas) para “atrair um príncipe”, ou conjurar espíritos, receitas para se livrar de verrugas, poções mágicas para “conquistar o amor de um homem / mulher”, e assim por diante. Até mesmo (e especialmente!) a “literatura prática” mágica tradicional de tempos mais recentes segue este princípio. Infelizmente, o que frequentemente é mal compreendido aqui é o fato de que tais receitas não são eficazes “automaticamente”, por si sós! Este é um erro que muitas pessoas, especialmente os iniciantes, continuam cometendo de novo e de novo. Estão constantemente procurando pelo “ritual real, verdadeiro, 100% eficaz” ou a “fórmula mágica final”. Ainda hoje há charlatões mais do que o suficiente por aí que estariam ansiosos para estender a mão e lhe vender uma receita sem explicar as condições necessárias para fazê-la funcionar.

Veja, eu não estou dizendo que todas as receitas são completamente inúteis. Mas se não formos capazes de entender a fórmula básica da magia antes de nós as usarmos, elas não valerão nem sequer o papel em que estão escritas. E mesmo se elas às vezes funcionem, pode ser facilmente visto que a imaginação, a vontade e a gnose desempenharam um papel importante também.

No entanto, uma vez que você esteja familiarizado com as leis e fórmulas básicas da magia, você pode criar as suas próprias “receitas”, com base nelas, da mesma forma que todo magista basicamente escreve o seu próprio grimório ou “livro de magia “.

Uma grande parte do nosso trabalho aqui tratará de fazer exatamente isso. Mas como com qualquer outra disciplina, os conceitos básicos precisam ser dominados primeiro, caso contrário, “1 + 1” nunca será aprendido! Esses princípios básicos são as fórmulas estruturais “matemágicas” que nós o faremos enfrentar continuamente em diversas versões.

M = v + i + g
Legenda

M = ato mágico
v = vontade
i = imaginação
g = gnose (trance mágico)

Diagrama 4: A primeira fórmula básica da magia

Conforme visto nas afirmações acima, podemos perceber que o foco da educação mágica deve estar no treino da VONTADE, da IMAGINAÇÃO e do TRANCE, a fim de permitir um trabalho eficiente dentro deste paradigma ou modelo de explicação. Há uma série de livros de magia que se dedicam a isso. Por exemplo, os livros de Franz Bardon (especialmente o Iniciação ao Hermetismo) contém uma série de exercícios básicos que focam na autodisciplina e no treinamento mental, como a visualização e a imaginação. Os exercícios de Bardon são excelentemente estruturados e você pode ter um grande progresso na magia ao usá-los. Evidentemente, o progresso é lento como uma lesma se o cronograma estabelecido for rigorosamente respeitado. Por exemplo, você deve ser capaz de visualizar um objeto por dez minutos sem a menor perda de concentração, e também ser capaz de alcançar um estado de mente vazia por este mesmo período de tempo. Sem dúvidas isso pode ser muito útil para a magia. No entanto, a prática tem revelado que tais exigências máximas tendem a assustar desnecessariamente as pessoas, especialmente os iniciantes, e que podem até distrair da magia que é verdadeiramente mais importante. O medo de não fazer o exercício “adequadamente” ou não ser capaz de dominá-lo muitas vezes é um obstáculo que pode ser evitado. Em outras palavras, isso pode ser feito muito mais fácil e rapidamente, o que prova a magia de sigilos, e é disso que trataremos na próxima seção.

Mas isso não significa que o magista em treinamento pode evitar o trabalho duro e diligente – pelo contrário, até mesmo um “mestre” com décadas de experiência de sucesso precisa repetir determinados fundamentos de vez em quando para evitar “ficar enferrujado”. Especialmente porque uma das coisas que torna essa disciplina tão interessante é que você nunca pode parar de aprender; há sempre algo novo, algo não descoberto e desconhecido, e, acima de tudo, algo que não foi dominado. Os desafios são inúmeros e uma pessoa que sempre mantém seus olhos abertos nunca ficará entediada com a magia. É por isso que estamos apresentando esta máxima básica logo no início deste livro:

A prática diligente em uma base regular é a chave para a aquisição de habilidades mágicas!

Você deveria saber que cabe inteiramente a você o quão rápido ou lento a magia “funciona” pra você. Embora não há como negar que algumas pessoas têm um certo “talento” para a magia em diversos graus, a importância desse talento normalmente é drasticamente superestimada. Nunca cometa o erro comum do novato de invejar os “naturais” que parecem ser capazes de realizar muitas coisas na magia imediatamente (sem trabalho meticuloso e treino prévio). Na verdade, você realmente deveria se sentir muito triste por eles. Já que foi “dado” tanto e muitas coisas caem diretamente em seus colos, eles geralmente não têm a autodisciplina e o rigorismo das pessoas com menos talento que têm que conquistar cada coisinha com suor e lágrimas. Em termos mágicos, essa autodisciplina e rigorismo representam um aspecto fundamental importante já que eles são a melhor proteção contra duas das doenças mais comuns e mais perigosas dos magistas: superestimar a si mesmo, e o complexo de perseguição. Um bom magista é humilde da mesma forma que um bom guerreiro é humilde. Ele conhece os seus próprios limites bem demais para ser enganado por auto ilusões. Um guerreiro nunca comete o erro de subestimar um problema, o inimigo, ou um desafio. Ele pensa e age economicamente com um mínimo de esforço e a máxima eficiência. O guerreiro é de caráter são porque ele aprendeu a dominar a força de vontade durante todo o treinamento e sabe distinguir entre os julgamentos baseados na emoção e naqueles baseados em fatos. Idealmente, o magista é um técnico sem ser um tecnocrata, alguém que domina a própria disciplina com grande precisão, e que conhece a sua legitimidade tão bem como as suas fraquezas, e ele respeita e admira seu ofício e todos aqueles que o aprenderam e ainda estão aprendendo. Todas estas qualidades raramente são apenas entregues a uma pessoa; elas devem ser adquiridas através do trabalho duro. Talentos naturais tendem a subestimar estes requisitos e geralmente os aprendem da maneira mais difícil batendo contra o muro ou através do doloroso processo dos erros e do fracasso.

Mas de qualquer maneira a vida é muito curta para que qualquer pessoa cubra completamente todo o campo da magia e do ocultismo. O tempo está se esgotando, independentemente de você ter dezoito ou oitenta! Isso causa uma demanda por economia didática e pedagógica. Nós levamos isto em conta, apenas recomendando exercícios e procedimentos que são tão versáteis e abrangentes quanto possível do ponto de vista educacional. Em termos mais coloquiais, os nossos exercícios visam matar quantos pássaros forem possíveis com uma única pedra. Ao mesmo tempo, eles são projetados para treinar a vontade, desenvolver a imaginação, e prover acesso ao trance controlado. Por esta razão, nós evitaremos dividir estritamente o nosso manual de treinamento nas três seções (força de vontade, imaginação e trance), como pode parecer apropriado para o nosso modelo. Na próxima seção, discutiremos este tema em profundidade. Mas, por enquanto, deveríamos nos contentar em nos familiarizarmos com os elementos básicos da magia listados aqui e pensarmos sobre eles por algum tempo.

Em vez de segurá-lo (como alguns autores de magia gostam de fazer) por meses, semanas e anos com exercícios que parecem não ter relação direta com a prática da magia (o que muitas vezes é apenas um erro de julgamento do iniciante!), nós gostaríamos de apresentá-lo à prática mágica de imediato, sem grandes preparativos. Isto significa, no entanto, que os exercícios no final desta seção podem parecer exigir coisas de você que a princípio parecem absolutamente impossíveis. Mas não se preocupe, todos estão no mesmo barco! Apenas dê o melhor de si e sempre se lembre de que muitas coisas só pode ser alcançadas através da prática em si.

Saber, Querer, Ousar, Calar-se

Antes de prosseguirmos para a parte prática da primeira seção, gostaríamos de dar-lhe outra máxima para pensar, que flutua repetidamente na literatura esotérica e é (com razão) grandemente estimada. “Saber, querer, ousar, calar-se” é o desafio que é apresentado aos ocultistas. Nós só queremos mencioná-lo brevemente aqui, mas deve servir para meditação posterior.

Saber

Sem o conhecimento do que nós, como magistas, estamos fazendo, nós não estamos apenas sem rumo, mas também corremos o risco de não reconhecermos as leis básicas do nosso trabalho mágico, fazendo-nos ocasionalmente cometer alguns erros desastrosos. No entanto, houve momentos em que este “conhecimento” foi mal interpretado ou fortemente superestimado. Isso não significa apenas conhecimento intelectual puro, que naturalmente também é parte disso, e além do mais nós estaremos fornecendo-lhe informações detalhadas ao longo deste curso. Mas, principalmente, significa que a intuição ou o pressentimento, bem lá do fundo de si, só pode ser alcançado através da experiência pessoal. O máximo que qualquer professor pode fazer é mostrar ao estudante como obter esse tipo de conhecimento intuitivo, mas o aluno precisa passar pelo próprio processo de aprendizado por si mesmo.

Querer

A longo prazo, um magista que não sabe o que ele quer está irremediavelmente destinado ao fracasso. Apenas uma vontade firme (e um desejo inflexível, o que não é o mesmo!) pode conduzir um magista com segurança ao seu objetivo. Na verdade, muitos magistas modernos consideram o objetivo final da alta magia como sendo o reconhecimento de sua própria verdadeira vontade, ou Thelema. Se a vontade começa a oscilar, toda a operação mágica também se desvia automaticamente para fora da pista. É por isso que o treinamento mental, ou o treinamento da vontade, sempre inclui o treinamento cognitivo e disciplinar, porque toda pessoa naturalmente está inclinada a agir de acordo com o princípio do prazer, sempre que ela tiver a oportunidade. Embora não haja principalmente nada de errado com isso, muitas vezes isso leva à negligência e à conveniência. Este tipo de pessoa é muito bem sucedida em evitar a busca consciente de sua própria vontade.

Ousar

Este provavelmente é o princípio básico que mais frequentemente foi violado ao longo da história da magia. Inúmeras páginas escritas por autores de magia estão preenchidas com medo absoluto da prática, como se eles estivessem com medo de que a magia pudesse realmente funcionar! E ela realmente funciona, apesar de que um magista só pode ser verdadeiramente eficaz se ele tiver a coragem de encarar o que sente que é necessário e útil, tanto na ação quanto no pensamento. Por favor note que nós ainda não dissemos nenhuma palavra sobre os perigos da magia. Não é como se não houvesse nenhum. Mas a magia de fato não é mais perigosa do que dirigir um carro. O treino completo e a prática diligente são os melhores pré-requisitos para o trabalho mágico de sucesso e livre de riscos. Se um aprendiz de motorista for continuamente enchido de imagens assustadoras sobre quão perigoso é dirigir, a única coisa que acontece é que ele se torna um motorista intimidado, e portanto mais pobre, que sempre parece atrair acidentes e maus hábitos de condução. O mesmo vale para os magistas. Cuidado com as advertências de não-praticantes “bem-intencionados” que já podem imaginar você apodrecendo no inferno ou em um asilo de loucos apenas por ler sobre magia teórica! Em vez disso, você deve ouvir os “viajantes do oriente” e psiconautas mais experientes que sabem exatamente quais perigos são de fato reais e quais são apenas imaginados (e estes são a maioria deles!). Pense sobre a frase dita por Martinho Lutero: “Um cu desesperado nunca produzirá um peido feliz”. Na verdade, o próprio medo da magia é um dos maiores perigos que uma pessoa encontrará em seu caminho mágico! Exatamente por essas razões, a importância de confrontar seus próprios medos não deve ser subestimada.

Silenciar-se

Muita bobagem foi escrita no passado sobre o juramento de sigilo. Muitas vezes esse mandamento foi confundido com a tendência de esconder a própria incerteza por trás de insinuações secretas (“Eu tenho que me calar quanto a isso “, “Verdadeiros iniciados saberão o que eu quero dizer”, etc.) Às vezes o conhecimento oculto era invejosamente guardado e intencionalmente escondido das “massas profanas”. Mas esse no máximo é o comportamento de um sacerdócio fossilizado que está preocupado com a manutenção do seu predomínio fundado apenas na ignorância do povo que governa. Na pior das hipóteses, a principal intenção aqui é seduzir os ignorantes de modo que sejam mais fáceis de se explorar. Na realidade, os mistérios se protegem a si mesmos excepcionalmente bem e é impossível “descobri-los”, porque o seu verdadeiro “segredo” está contido na experiência que o iniciado obtém deles. Estes reinos de experiência nunca poderão ser tirados do magista e nunca poderão ser manchados por um estranho ou uma pessoa ignorante. No entanto, é aconselhável não ser muito aberto sobre seus próprios interesses ocultos já que os preconceitos que um magista encontra, mesmo nestes tempos modernos de “iluminação” e “tolerância”, ainda são grandes, tanto quanto o desperdício de energia em se defender contra tais oposições. Essa defesa prende muito do seu poder e deve ser evitada sempre que possível. Além disso, se me permitem usar um outro idioma, calar-se também significa “colocar uma tampa na panela”, significando que, tapando um caldeirão borbulhante, cria-se a quantidade de pressão necessária para cozinhar. Essa pressão é o poder mágico que chamamos de magis.

E agora vamos seguir com a prática.


[1] Uma exceção à regra de trance não-completo é feita pelas chamadas “religiões de possessão” que podemos observar predominando em algumas culturas: Vodu, Macumba, etc.


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca