Discussão: Começando

Therion156 aproximadamente 9 anos

Bom, senti-me empenhado em começar a falar algo sobre o tema, com o objetivo de desencadear comentários e dúvidas para com relação ao assunto da prática da Cabalah Hermética.Espero que com esse tópico aqueles que se sentirem também empenhados em colcaborar com conhecimento possam comentar algo a respeito ou mesmo perguntarem sobre o assunto!Obrigado.

O que é Cabalah?

É um método científico, filosófico, artístico,teológico e metafísico de se alcançar a iluminação interior da consciência e o despertar do conhecimento interior que é o elo de ligação entre o indivíduo microcósmico e a raiz das leis do universo macrocósmico.Ou seja, é um método de Iniciação interior.

Ela é uma escola ou sistema de conhecimento secreto, reservado a uns poucos?

Em parte sim, em parte não.Sim porque os verdadeiros mistérios não podem ser transmitidos em palavras, pois se tratam em grande parte de estados muito particulares de consciência de si e do universo que são despertados através da prática contínua e adequada de rituais que se baseam na meditação em símbolos e na invocação dos atributos superiores de arquétipos universais.E não porque muitas de suas práticas e conhecimento científico, embora no passado fossem reservadas apenas aos rabinos que possuem idade superior a 45 anos de idade e aos iniciados nas escolas secretas, foi publicado em grande parte nos materiais da Golden Dawn.

No que consiste exatamente, sua prática?

A prática da Cabalah consiste em grande parte,na aplicação do princípio do antigo axioma hermético: ´´O que é acima é com embaixo´´, ou seja, partindo do princípio que o Cosmos nasceu de um ponto único e sutil e que a partir daí foram evoluindo aos poucos todos os princípios possíveis que regem a harmonia de todas as coisas, assim também a consciência essencial do homem, sendo a imagem e semelhança de um Criador Supremo, passou pelos mesmos estágios de evolução para que pudesse existir.Partindo desse princípio, a prática da Cabalah resume-se na invocação desses mesmos atributos cósmicos na consciência do homem, para que se possa despertar toda sua potencialidade oculta que está adormecido.Nos diz que o ser humano para compreender a divindade basta buscar em si mesmo, pois ele é o próprio cosmos em miniatura, porém como a mente humana não consegue enxergar a realidade em sua totalidade e tende então a tomar a parte como o Todo, ignorando a existência de planos superiores que dão origem à toda matéria física, por ex,para a sua prática, mapeia o universo e o homem em 10 Esferas (Sephirotes) e 22 Caminhos que as ligam, num hieróglifo composto chamado Árvore da Vida.para compreensão da Árvore da Vida a Cabalah também divide-se em Literal e Dogmática (a primeira consiste na compreensão da arte literária de seu alfabeto sagrado e de como a sua linguagem pode ser compreendida e asegunda consiste nos trabalhos compilados da tradição oral antiga).

O que significa exatamente ´´Cabalah´´?

Vem do hebraico e significa literalmente ´´recepção´´, ou ´´revelação´´, demonstrando que seu objetivo do desvendar e da evolução espiritual consiste no despertar interior do autênico conhecimento e compreensão do universo (conhecimento este intuitivo, adormecido e natural ao ser humano, que os gregos denominavam ´´Gnosis´´).

Qual sua origem?

Existem alguma teorias, como a o simbolismo da revelação direta de Deus ao homem, porém até hoje não se sabe exatamente ´´quem criou´´ o seu sistema.

A Cabalah é esclusivamente judaica?

Embora muitos rabinos tradicionalista ou por uma questãó ética insistam em assim dizer, a Cabalah como um todo possui elementos que são comuns à todas culturas e religiões.Por exemplo, iremos encontrar no simbolismo do nome de Jesus o mesmo mistério da Serpente do antigo Egito, que também esteve presente em culturas latino americanas, em escolas pagãs, em culturas orientais, etc.Encontraremos na Cabalah também uma espécie de pano de fundo para todos os papéis arquetípicos dos principais deuses adorados pelos antigos povos por diferentes nomes, encontraremos uma relação perfeita com o simbolismo iniciático do Tarot e encontraremos na sua prática também relações da alquimia e da astrologia.

A Cabalah acredita na existência de um Deus único?

Sim , porém é importante que analisemos do conceito da palavra´´deus´´.Originalmente, a Cabalah concebe o conceito ocidental de Déus Único como algo incompreensível e sem nome pronunciável.Com isso percebemos a filosofia neoplatônica é totalmente científica quando consideramos a sua essência, ou seja, de que todos os deuses representam as várias emanações e faces desta Chispa Única e icogniscível, atuando dentro de nós através dos processos da psicologia analítica de Jung pelos chamados arquétipos universais.Desta forma compreendemos que nossos ancestrais praticavam certa forma de Cabalah quando tentavam acessar determinadas energias particulares da natureza e as nomeavam para desta forma tornar possível á mente compreender tal ou qual princípio cósmico.

Como posso aprender Cabalah?

Tem de se tomar muito cuidado com a nova ´´moda´´ que se está advindo no mundo moderno devido ao impulso intuitivo das energias da Nova Era de Aquário.Percebemos uma massificação do interesse pelo esoterismo e, como consequência do lado negativo do sistema social capitalista, uma enorme tentativa de venda exacerbada e comércio de conhecimentos ditos ´´ocultos´´.Com isso deve-se observar com cuidado muitas pessoas que vão à mídia auto denominando-se cabalistas ou esotéricos, advinhos e outras coisas mais.O ensinamento da Cabalah permanece secreto no seu íntimo, pois trata-se do caminho da Iniciação - o qual só é possível trilhar por cada qual o seu próprio.O papel das escolas é nos dar direcionamento nesta longa jornada.

Existem, no entanto, livros com maior credibilidade e originalidade, pois tratam-se das obras pelas quais o método da Cabalah ficou conhecido publicamente, autores esses iniciados pertencentes e/ou fundadores de escolas importantíssimas para o direcionamento e despertar da Iniciação.Como por ex: Dion Fortune, Eliphas Levi,Pico dela Mirandolla, Ágrippa, Mc Gregor Mathers, Wynn Westcot, etc.

93,93/93.

Tg_cardoso aproximadamente 9 anos

Caro Therion 156,

93

Muito bom o comentário sobre Kabbalah, Qabbala, cabbala, cabbalah, kabala, kabalah, kabbala,

realmente estávamos precisando de um post sobre o assunto.

Lembrando que:

**Kabbalah, Qabbala, cabbala, cabbalah, kabala, kabalah, kabbala, ** é essencial para o estudo e prática da Magia Cerimonial Thelêmica.

93,93/93

Fraternalmente:

THIAGO CARDOSO.

Ricardo9156 aproximadamente 9 anos

Srs.,

quais os sites onde se pode aprender cabala seria para ajudar no estudo de magia cerimonial ou num grupo de thelema mesmo?

sds

ricardo

Dyulax aproximadamente 9 anos

Recomendo livros. Estes vão lhe dar uma excelente base, e todos eles existem em português... mas alguns não na Internet:

A Kabbalah Revelada, de Knorr von Rosenroth

A Cabala Mística, de Dion Fortune

Curso de Filosofia Oculta, de Eliphas Levi

Liber 777, de Aleister Crowley

Sepher Zohar

Sepher Yetzirah

Lorkshem aproximadamente 9 anos

A Kabbalah Revelada só tem na net em ingles ou espanhol...

mas os outros são faceis de achar...

Lorkshem quase 9 anos

Eu quis dizer pra baixar, pra que todos tenham acesso...

Esse ai, so tenho a versao impressa...

Queria poder compartilhar ele e a Magia Sagrada de Abramelin...

A uns meses atras tentei digitar com o Allan o Abramelin, mas acabamos (ele nao me respondeu mais...) desistindo...

Dyulax quase 9 anos

Queria poder compartilhar ele e a Magia Sagrada de Abramelin...

A uns meses atras tentei digitar com o Allan o Abramelin, mas acabamos (ele nao me respondeu mais...) desistindo...

Estamos traduzindo essa versão completa:

http://www.scribd.com/doc/13167980/The-Book-of-Abramelin-German-to-English-Translation

Além de dar rolo por causa de direitos autorais, a tradução do Mathers é incompleta. Sobre isso:

http://ocultura.org.br/index.php/O_Livro_da_Magia_Sagrada_de_Abramelin_o_Mago

Quem quiser ajudar dá um toque por e-mail!

Guthiere quase 9 anos

Frater Ibez,

93

Existe umas diferença entre este livro que você postou e o original apontado por Alan, inclusive no link do ocultura fala sobre as diferenças nas traduções, sendo uma versão menos confiavel a de Mathers. As diferenças entre o original britanico e o de Mathers estão colocados no ocultura e tambem em:

http://www.cih.org.br/index.php?option=content&task=category&sectionid=3&id=115&Itemid=61

Frater Goya faz citações e explicações neste link acima.

Att,

G.'.

93.93/93

Lorkshem mais de 8 anos

Britanica ou alemã?

E outra...

Li a versão alemã e no capitulo 3 da de Mathers e no 4 da alemã, alem de alguns quadrados estarem com a ordem de suas letras trocadas, outros "trocam de lugar" com outros...

Mas na versão alemã parece existir alguns quadrados não "simetricos e com letras duplas ao contrario da versão de Mathers...

Guthiere mais de 8 anos

93

Complicado, mas ainda bem que temos livros bons sobre cabala e o oitavo aether, ambos serviram de base. Não exite metódo para obter o Conhecimento e Conversação do SAG, cada um deve descobrir o seu, e aos membros da AA, sei que quando atingir a sephira de tiphareth as esperiências magic(k) estaram aptas a produzir uma formula para a mesma.

Att,

G.'.

93.93/93

Siriusblack mais de 2 anos

Excelente post sobre cabala