Discussão: Altar Mágico

Asaliah mais de 1 ano

Caros,

Referente ao altar magico, faço parte de mais de uma ordem mística, eu poderia usar o mesmo altar (tirando o manto, velas) para mais de uma ordem/objetivo/aplicação?

Ex: Alguns dos ornamentos da Golden Dawn para aplicação magica de qualquer outra ordem?

Fui claro? rs...

Fraternalmente.

Aluvaia mais de 1 ano

Relativamente à ordens mágicas, ortodoxamente recomenda-se que não, entretanto eu diria que até pode ser, se isso for uma situação confortável pra você. Mas particularmente prefiro manter as coisas separadas, é mais fácil. Mas, por se tratarem, segundo você diz, de ordens de cunho místico, acho que não deve haver grandes problemas.

No caso de ordens mágicas, tem de ver o quão conciliáveis ideologicamente (e energeticamente, por consequência) esses elementos todos são. Você tentar unir num mesmo espaço vertentes razoavelmente diferentes de pensamento pode resultar em desequilíbrio no momento das suas práticas. Talvéz haja quem lide bem com isso, mas nem todo mundo tem essa capacidade de girar um botão e sintonizar em outra estação sem interferências.

Claro que também depende da aplicabilidade desse "altar", ou seja, o quanto ele efetivamente será usado nas práticas. Há quem use esses espaços apenas como algo decorativo, e aí creio que não haja problema de se fazer um ambiente, digamos, ecumênico.

Mas se for de uso mais prático, convém tomar cuidado, pois muitas vezes mesmo dentro de uma mesma tradição existem energias que mantém conflito entre si e recomenda-se que se as mantenham separadas.

Enfim... cada caso é um caso; cada cabeça, uma sentença.

Asaliah mais de 1 ano

Usando como exemplo, práticas magicas da Golden Dawn, com algumas práticas misticas Rosa Cruz/Martinismo?

Aluvaia mais de 1 ano

Acredito que se você se sente confortável com isso, se consegue lidar bem com a situção e separar as coisas, não é pra dar problema nehum. Não chegam a ser correntes incongruentes.