Introdução

Este artigo é um capítulo de Liber LXV vel Cordis Cincti Serpente Comentado por Aleister Crowley e Marcelo Ramos Motta

Introdução aos comentários de Crowley & Motta a Liber LXV.

.
Leia em 4 min.

Introdução

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.

Vários anos atrás nós estávamos conversando com um cavalheiro que, pelo menos na época, odiava Thelema e Aleister Crowley amargamente, e ele disse-nos: “Eu fiz todas as práticas aconselhadas pela A∴A∴, e eu não alcancei um simples resultado solitário”.

Na época nós éramos mais jovens e crédulos, assim não nos ocorreu que ele provavelmente estava mentindo. Nós perguntamos, muito preocupados: “Mas você alguma vez assinou o Juramento e o Compromisso de um Probacionista?”

“Não”, ele abanou a cabeça, “eu nunca o assinei”.

Ficamos aliviados. “Neste caso, você não poderia esperar qualquer resultado. Você não formou o Elo Mágico com a Ordem. É a transmissão da Baqueta, você sabe”.

O cavalheiro, que pertencia a um grupo de místicos que praticam homossexualidade, sorriu ao meu trocadilho não intencional.

Ainda que eu não tenha visto este cavalheiro por vários anos, eu nem esperaria com prazer encontrá-lo novamente, ele e seu grupo continuam criando todo tipo de interferência que eles podem com o trabalho da A∴A∴ desde aquela época. Difamação neste plano, publicações pirateadas de Nossas obras, instigação de indisciplina egóica em Aspirantes – tudo isto é parte da rotina deles. Certamente eles fazem as Ordálias mais duras, o que está completamente correto.

É sobre tipos como eles que LXV iv 11-16 se refere.

Em paródia a este cavalheiro, eu sou obrigado a dizer que não fiz todas as práticas aconselhadas pela A∴A∴!

Mas em todas as práticas que eu tenho feito persistentemente, algumas vezes loucamente, eu tenho alcançado resultados.

Certamente, eu me liguei, desde o começo, pelo Juramento e Compromisso, a um verdadeiro Irmão da A∴A∴, o falecido Frater SATURNUS, 8°=3 A∴A∴.

Mas apesar de que eu tive profunda instrução de Frater SATURNUS, e de vez em quando direta comunicação mágica com Ele, ele sempre insistiu que ele não era meu Hierofante na A∴A∴; que para todos aqueles cuja Aspiração é verdadeira e forte, um Hierofante espiritual é concedido, e esta Entidade manuseia todos os detalhes do progresso do Aspirante.

Este Hierofante espiritual é, e ao mesmo tempo não é necessariamente, o Sagrado Anjo Guardião do Aspirante.

Mas quando os Trances do Pilar Central são alcançados, o Ser Espiritual manifestado em si é o Sagrado Anjo Guardião.

Quem é o Sagrado Anjo Guardião?

Isso é o que LXV tenta explicar. O estudante inteligente logo perceberá que nada tão simplista como a velha tradição dos gênios do bem e do mal podem ter significado aqui.

Nem é o S.A.G. uma manifestação de algum Mahatma idiota dos Teosofistas. Não que Mahatmas não existem; eles existem. Eu mesmo sou um. Mas eu não sou um Sagrado Anjo Guardião.

Coloquemos desta maneira: eu ainda não sou crescido suficiente para ser capaz de ser Aquilo.

O S.A.G. também não é a Imagem do Buddhi-Manas de seu santo Guru. Seres capazes de funcionarem  como S.A.G. estão além de Atman ao todo.

Eles são humanos? Isso depende de sua definição de humanidade.

Eles são produto da mesma evolução que a nossa? Eu não sei. Mas no nível em que eles existem, tais questões são acadêmicas.

O S.A.G. da A∴A∴ é sempre o mesmo?

Sim e não. Não, porque a Tarefa Central da Ordem Interna é alcançar o Conhecimento e Conversação, e uma vez isto é alcançado o Adepto tem livre escolha de se eles querem continuar na Disciplina da A∴A∴ ou não. Ninguém conhece o nome do Deus de seu irmão, ou irmã, como possa ser o caso. Assim fez Frater Iehi Aour deixou a A∴A∴ para seguir o Caminho do Buda alcançando Adeptado.

E no entanto, eu que falo a você diria sim. Porque para aqueles que continuam na A∴A∴ depois de alcançarem o Conhecimento e Conversação vem, pouco a pouco, compreendendo da Natureza Espiritual daquela Estrela Negra que resguarda a si mesma em horror porque ela não pode resistir ao toque do medo; veste uma máscara de total sofrimento porque ela quer ser conhecida somente por aqueles que podem conhecer a verdadeira alegria; quem foi enganado, difamado, amaldiçoado, temido, e odiado pelos senhores das favelas do aeon morto sob o nome de Diabo.

Sim, nós somos seguidores do Caído. Verdadeiramente, não aquela Estrela  Sombria de ponta para baixo através do Abismo?

Leia então, quem quiser. E deixe eles que buscam bater; pois será aberto para vós.

Amor é a lei, amor sob vontade.

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca