XXVI – Planetas a Tattvas - Suplemento ao XII

Este artigo é um capítulo de Os Pergaminhos Voadores

Atribuição dos elementos e tattwas aos planetas.

Banner

Pergaminho Voador Nº XXVI
Planetas a Tattvas – Um Suplemento ao XII

Pelo G.H. Frater D.D.C.F. (S.L. MacGregor Mathers)

[Nota de Frater S.R.: Parece que ou alguns Pergaminhos mudaram de número, ou algum pedaço se perdeu, pois ainda não encontramos a referência correta ao XII dada no parágrafo a seguir.]

No Pergaminho Voador XII, Vênus (Daleth) aparece como Água da Terra.

Os Planetas não são Tattvas, mas têm uma simpatia com eles. Os Planetas não são Elementos, mas têm uma grande simpatia com eles.

Os Planetas representam, na maior parte, a ação composta dos Elementos com o Espírito. Pois o Espírito entra na sua composição de suas atribuições, não só aos Caminhos, mas também às Sephiroth. Segue aqui uma Tabela de Atribuições e correlações entre os Planetas, Elementos e Tattvas. Os Elementos podem estar em qualquer proporção, mas principalmente e preferivelmente com o primeiro Elemento mencionado preponderante em cada caso. Exceto no caso da Lua, o símbolo Tattvico do Akasha não deve ser expresso, o Akasha representa apenas o aspecto obscurecedor do Espírito, ou seja, num sentido muito neutro e negativo.

SaturnoEspíritoArTerraTerra do Ar
JúpiterEspíritoFogoÁguaÁgua do Fogo
MarteEspíritoFogoTerraTerra do Fogo
SolEspíritoFogoArAr do Fogo
VênusEspíritoTerraÁguaÁgua da Terra
MércurioEspíritoArÁguaÁgua do Ar
LuaEspíritoÁguaTerra & Mercúrio AlquímicoTerra da Água

No entanto, os Tattvas não são exatamente os Aspectos dos Espíritos com os Quatro Elementos, como os tratamos. Eles quase coincidem com essas cinco forças em nossa Escala Hermética e Rosa-Cruz da Rainha – cujo entendimento completo vem depois. Eles são poderosos porque representam a condição Natural Passiva das Forças e são, de certa forma, perigosos; porque se mal compreendidos e dirigidos, sua operação induz uma condição muito passiva e o indivíduo muito sujeito à fatalidade.

Suas raízes estão nas reflexões materiais das cinco forças na Escala da Rainha na atmosfera da Terra; e elas são mais proximamente materiais em sua natureza do que as da Escala mais ativa do Rei. Portanto as suas forças são mais facilmente perceptíveis materialmente, embora na realidade menos poderosas do que a nossa na Escala do Rei; porque há um certo modo de combinação ausente nelas que está presente na nossa Escala do Rei.

Utilizadas com o pleno conhecimento de um Zelator Adeptus Minor, elas são perfeitamente seguras, porque seu conhecimento fornece o que está faltando em seu ensino. Usado pelos não iniciados, elas são perigosos, pois levam rapidamente a uma condição perigosamente passiva.


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca