IX – Os Pilares Direito e Esquerdo

Este artigo é um capítulo de Os Pergaminhos Voadores

Explica como relacionar os lados da Árvore da Vida com o corpo humano.

.
Leia em 3 min.
Banner

Pergaminho Voador Nº IX
Os Pilares Direito e Esquerdo

pelo G.H. Fra. N.O.M. (Dr. W. W. Westcott)

Quanto à confusão que se descobriu existente em relação aos Pilares Direito e Esquerdo das Sephiroth na Árvore da Vida em relação aos lados direito e esquerdo de um homem, e quanto às fases da Lua – você deve observar:

Que em todo diagrama e imagem, o lado direito do observador está próximo do Pilar da Misericórdia – Chokmah, Chesed e Netzach; enquanto o Pilar da Severidade está à esquerda do observador. No entanto, quando você aplica a Árvore da Vida a si mesmo, o seu lado, braço e perna direitos representam o lado da Força e da Severidade, Binah, Geburah e Hod, e seu lado esquerdo refere-se ao Pilar da Misericórdia. De modo que quando você olha para um diagrama, você está olhando como se fosse para um homem de frente para você, de modo que seu lado direito está de frente à esquerda dele. Seu lado Misericordioso constitui o Pilar da mão direita diante de você, de modo que é como se você olhasse para si mesmo em um espelho.

Assim como o homem olha para você, assim também a Lua observa você e então você diz que a Lua em seu quarto crescente está do lado da Misericórdia, a coluna direita das Sephiroth; e em seu quarto minguante, a crescente está no Pilar esquerdo da Severidade.

Um Diagrama, portanto, é um retrato de um Homem ou da Lua encarando você. Os Pilares do Templo são semelhantes:

Pilar Preto
Pilar Branco
Severidade
Misericórdia
Esquerda, Norte
Direita, Sul
Pilar Preto
Pilar Branco
Boaz
Jaquim
Stolistes
Dadouchos

Ou seja, o Pilar branco da Misericórdia ou Jaquim está à sua direita enquanto se aproxima do altar a partir do Oeste e do Hiereus. (Veja 2 Crônicas 3:17). “E chama o Nome da que está à direita (de quem entra) Jaquim, e o Nome da que está à esquerda Boaz”.

Agora Boaz = Força, Severidade, Binah, Pilar Preto, e Jaquim = Pilar Branco da Misericórdia.

Assim, ao fazer a Cruz Cabalística sobre o seu peito é correto tocar a Testa e dizer Ateh – Tu és; o Coração – Malkuth; o Ombro direito, ve-Geburah; o Ombro esquerdo ve-Gedulah, e com os dedos cruzados sobre o Peito, dizer Le olahm, Amém!


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca