Alta Astra

Este artigo é um capítulo de Liber Zelotes

Liber “Zelotes” faz parte da trilogia com Liber “Adeptus” e Liber “Magistri”. “Zelotes” no geral descreve o significado e as práticas da A∴A∴, “Adeptus” trata da “Ordo Thelema”, e “Magistri” é uma coletânea dos Livros Sagrados de Thelema com comentários.

.
Leia em 4 min.

Alta Astra

Sobre o simbolismo da Rosa e da Cruz – os símbolos no peito dos Magi da A∴A∴.

O simbolismo da Rosa e da Cruz vestidos no peito pelo Zelator pode ser entendido da seguinte maneira. A cruz de quatro braços iguais, da cor de ouro, representa a emissão da LVX que se expande nas quatro direções. Ela representa o domínio sobre as quatro armas elementais, que o Magista cria na Ordem Externa. Essa Cruz também é uma base sólida, a ancoragem e o equilíbrio da Obra. A rosa vermelha de cinco pétalas representa os cinco sentidos. O Toque da “textura” do Elixir, o Cheiro da Cucúrbita, o Gosto do Elixir, a Visão da Serpente e o Ouvir das vibrações sonoras da Secreção. A perfeição dos cinco sentidos e dos quatro elementos prepara o Aspirante fisicamente, mentalmente e emocionalmente para o Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião, portanto, o ponto branco no meio é o símbolo do próprio Espírito, ao qual o Dominus Liminis aspira.

Nós também podemos conectar esta percepção sensual aos Chakras e Tattwas da seguinte forma:

SentidoTattwaChakraGrau e Tarefa da A∴A∴
TatoPrithiviMuladharaO Neófito experimenta o vampiro Nephesh
OlfatoVajuAnahataO Zelator domina o pranayama
PaladarApasSwadistanaO Practicus domina a intuição através da Divinação
VisãoTejasManipuraO Philosophus capacita a baqueta a realizar a visão pura da Verdadeira Vontade
AudiçãoAkashaVishudaA lâmpada do Dominus Liminis vibra em frequências acima da faixa física.
Esta é a LVX em NOX.

Os Adeptos da A∴A∴ usam em seu peito seu Lámen ou o símbolo da Rosa e da Cruz. O Lámen é uma expressão especial da Verdadeira Vontade e da realização da Grande Obra para cada Adepto em particular. A Rosa e a Cruz são símbolos aperfeiçoados que transmitem aquela Vontade de um modo universal. Assim, a Cruz está nas Cores dos elementos, e a Rosa tem vinte e duas pétalas, atribuídas à Árvore da Vida. A Cruz é o símbolo da Vontade e a Rosa o símbolo do Amor. Nisso também está oculto o Mistério da Unificação Espiritual do Macrocosmo e Microcosmo, simbolicamente dado como Phallus e Kteis. No centro deste símbolo há um ponto vermelho – a Essência Espiritual no núcleo de cada Estrela.

Os Mestres da A∴A∴ não precisam usar tais recursos por completo, mas os seguintes símbolos são convenientemente dados. O primeiro é o selo da própria Grande Fraternidade Branca. O segundo é a Cruz prateada isósceles sobre a qual floresce a Rosa de quarenta e nove pétalas. Prata é a cor da “Estrela de Prata”. A Cruz de quatro braços, isósceles, apenas reflete a quadratura da manifestação do Espírito. As quarenta e nove pétalas são uma combinação dos sete planetas antigos com as sete esferas, níveis da Árvore da Vida, e que apontam para a completa consciência e Consciência desperta em todos os planos. Os braços da Cruz de prata também conectam as influências ocultas dos três planetas transaturnianos com o quarto ponto Espiritual da Coroa, em cuja junção no meio a Porta do Entendimento se abre, que dissolve a LVX em NOX.

Pode-se dizer que o símbolo do Zelator dá a Rosa e a Cruz na Torre de Deus, na qual é colocado um Pilar no meio/centro. Esse símbolo do Adepto fica no caminho do Leão e da Serpente, que é tocado pelo caminho do Camelo. E este símbolo do Mestre fica no caminho da Imperatriz, que é consagrado pela Sacerdotisa da Estrela de Prata. A triplicidade destes símbolos pode ainda ser facilmente conectada com todas as fórmulas tríplices como IAO, LVX e NOX, etc. Nisso pode-se ver que todo o simbolismo está sintonizado com a fórmula do Æon de Hórus, de tal forma que a completa realização é THELEMA, cujo número é 93.


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca