Algumas Perguntas e Respostas – 3

Este artigo é um capítulo de Liber Zelotes

Liber “Zelotes” faz parte da trilogia com Liber “Adeptus” e Liber “Magistri”. “Zelotes” no geral descreve o significado e as práticas da A∴A∴, “Adeptus” trata da “Ordo Thelema”, e “Magistri” é uma coletânea dos Livros Sagrados de Thelema com comentários.

.
Leia em 8 min.

Algumas Perguntas e Respostas – 3

P: O que é um Disco Solar?

R: Você obterá o Disco Solar na O.T.O. “califado” durante a iniciação em um dos graus (apesar de que não haja conexão prática direta conosco). É possível que ele tenha o símbolo do Sol sobre ele – o Hexagrama com o santo nome de Deus escrito dentro – “IAHBULON”. Ao analisar essas duas palavras – o disco e o Sol – você poderia ter percebido que isso pode, por exemplo, ser definido como trazendo os poderes do Sol na esfera da terra ou a incorporação de Tipharet em Malkuth, assim até mesmo o despertar da consciência do Ego-Sol-Verdadeira Vontade no Corpo-Terra – o executor da Verdadeira Vontade. O Sol é o Filho – Vau do Tetragrammaton (IHVH) e o disco é a Filha – He.

P: Explique-me o papel das Divindades Egípcias no Liber Pyramidos (671)

R: É muito importante que você estude Pyramidos por si próprio (e, eventualmente, se é possível para você, realizá-lo – pelo menos na forma de meditação – que pode ser ainda mais eficaz). As Divindades Egípcias são “arquétipos” – forças “Universais” com as quais você aspira se unir e assim elas “Iniciam” você; isso desperta a consciência em você – em todos os “níveis”. Quando eu digo “consciência” eu penso sobre estar cônscio de sua Verdadeira Vontade, a natureza – e cuja fonte de Luz é – ADONAI – o sagrado Anjo Guardião.

P: (Se você quiser) explique-me a diferença entre o Neófito da antiga Golden Dawn e o Neófito da A∴A∴, e também o papel do Hierofante e do Senhor do Oeste.

R: O Grau de Neófito na antiga Golden Dawn é extremamente importante, pois introduz o aspirante no sistema, mas, com exceção da Iniciação e estudar o significado dessa Iniciação, só são dadas lições para serem assimiladas no nível intelectual. No grau de Neófito na G∴D∴ da A∴A∴ é necessário, além de certos estudos, realizar na prática “algumas coisas”, e o mais importante é o domínio da “projeção astral”, que na GD antiga não era feito até o grau de Adeptus Minor. Esta é a explicação mais simples e comum. Se você estudar os rituais da Golden Dawn você deve se familiarizar com cada elemento, arma e participante do ritual – é desnecessário explicar aqui e concorrer com os documentos “Z”. Analise por si próprio os termos “Hierofante” e “Senhor do Oeste”.

P: A diferença entre Asar e Asar-un-Neffer em geral, e no ritual em si.

R: “Asar” é “Osíris”; “Asar-Un-Neffer” é “Eu feito perfeito” – por isso pode-se concluir que Asar é – “Humano”. Também – se você alguma vez estudar os mistérios egípcios, você pode descobrir que Asar é o próprio “Phallus”.

P: Osíris também tinha (na antiga GD) dois aspectos – o ativo e passivo, assim como Hórus tem agora. Isso é a mesma coisa?

R: Por que você não tenta primeiro estudar, com todo o poder da sua mente, o “Livro dos Mortos do Antigo Egito”, e os textos relacionados, e perguntar sobre o que você não entende? Veja que nos sinais de LVX existem dois sinais de “Osíris” – o Morto e o Ressuscitado. Isso foi usado para o mito sobre a crucificação e ressurreição de Cristo, mas na verdade se refere aos aspectos do “Phallus”.

Como você acha que Osíris pode ser o mesmo que Hórus? Você diz “agora” – estes não são princípios universais, atemporais?

P: O que são os Æthyrs e porque o Espírito tem dois tipos de Pentagrama (ativo e passivo), e o resto dos elementos apenas um?

R: “Æthyrs” – você tem que aprender sobre isso através de trabalho Enoquiano. Eles são “esferas espirituais”, que também têm a sua “influência” dentro das Torres de Vigia – ver Liber 418.

O que é o Espírito e o que são os elementos? Novamente, você tem que estudar muito por si só. O Espírito é “Um” – a partir dele emanam os “dois” – que são o Ativo e o Passivo (Lingam e Yoni), dos quais os quatro elementos emanam. Do Ativo, Fogo e Ar se originam, do Passivo a Terra e a Água; os Pentagramas Ativos representam a “relação” de Yod com Vau, os Passivos de He com He – isso de acordo com o Tetragrammaton. Caro Irmão, isso é Estudo “básico”!

(nota: como eu posso ver, você pergunta sobre a GD, Enoquiano, sistema egípcio – parece que você sabe muito pouco de qualquer coisa. Afinal, o que é que você sabe? O que você estuda? A qual sistema você se inclina? Se você se dispersar muito em todas as direções, em quê sistema vai ser o Mestre e o Sábio? Lembre-se da história do prego com uma e com muitas pontas! Como você poderia até mesmo pensar em Conhecimento e Conversação com o Sagrado Anjo Guardião – primeiro você tem que saber algo para ser capaz de comungar com “ele”!!!)

P: O Disco (como, por exemplo, do Sol) é o mesmo que o Pentáculo? Se houver uma diferença, como eles são consagrados e utilizados (para quê, isto é, em quais operações específicas)?

R: O Pentáculo é um símbolo, imagem, sigilo do Universo conforme você o compreende. O Disco é o Pentáculo. Ele é consagrado pela invocação do Altíssimo e materializando-O – o carregamento do disco. Você mesmo não é este disco?

P: O significado dos asanas recomendados (Liber E, etc.), especialmente o do Homem Enforcado (com retrospectiva à sua utilização em “João São João”).

R: Se você fizer mais de um asana isso é Hatha Yoga. A única coisa “importante”, pro Raja Yoga, é adotar um asana e “trabalhar” nessa posição. “O Enforcado” se origina do ATU XII e de símbolos da Golden Dawn e, portanto, está ligado ao elemento Água – é também à “habilidade” da LVX impregnar e absorver Tudo. Eu conheço pessoalmente um irmão que praticou por 40 dias este asana, e teve várias experiências precisamente com os “aspectos” e os atributos da Água. O Enforcado vem do caminho de MEM que preenche Paroketh, assim é igualmente adequado para a Invocação do Anjo Guardião; o magista é, nesse caso, o triângulo azul ascendente e Adonai é o triângulo vermelho descendente – e no sinal deste asana o magista é o triângulo que aspira à LVX da Cruz ou “vice-versa” – a LVX brota de cima e desce para as esferas inferiores. Eu também poderia dizer que isso confirma a nossa própria unidade com a Luz – nós poderíamos encontrar aqui muitos significados e interpretações.

P: Quais são o sentido e significado dos Motes de Crowley?

R: Perdurabo significa “persistirei”; O.S.V. significa “Ol Sonuf Vaoresagi”, que traduzido do Enoquiano significa “reino sobre ti”, etc. Isso tem sido explicado em diversos lugares, o único menos sabido é que o seu nome para o grau de Adeptus Minor na Golden Dawn foi “O Coração de Cristo”.

P: Técnicas para projeção astral, a partir do seu Superior.

R: É definitivamente sem importância quem criou a técnica se ela funcionar.

  • Imagine uma porta astral em sua frente (com um sigilo, ou não), levante-se e passe através dela naquela esfera.
  • Visualize um véu, abra-o e passe.
  • Imagine-se perto de um pequeno lago, olhe sobre a superfície do lago ou mergulhe nele.
  • Imagine que você está dirigindo um carro, muito rápido, à frente de você está uma parede com o símbolo, você acelera e quebra a parede – na visão da esfera.
  • Você está voando num foguete e (por exemplo) voa através de um grande símbolo de um dos Tattwas.
  • Você poderia imaginar que você está entrando em uma rocha, cachoeira, nuvem, grande chama, etc.

A “técnica” descrita em Liber O é idêntica a cada uma dessas, porque toda a questão é abrir “aquela” visão interior e/ou separar-se do corpo astral e passar por qualquer coisa com a qual você deseja trabalhar. Eu acho que você também pode tentar com os símbolos dos Espíritos e dos Planetas, e do Zodíaco. Eu acho que é mais importante começar a partir de coisas básicas e depois explorar mais amplamente.

P: O que realmente é o Lámen, pra que isso serve (em geral, e em particular)?

R: O Lámen é um símbolo de sua Verdadeira Vontade, a natureza de sua Grande Obra. É um símbolo de seu entendimento ao nível da Tipharet. Para que serve? Ele é usado no peito com o robe, como enfeite! É um símbolo muito Santo e a compreensão de sua própria Verdadeira Vontade, de modo que é importante que o mago possa defini-la por completo. É usado “por causa” da dedicação à Grande Obra e seu Anjo Guardião – é um símbolo daquilo ao qual você dedica tudo que é seu e tudo que você é. Isso é o que é feito durante os 11 anos de Adeptado. Veja Liber IV. O Lámen de um piloto pode ser um símbolo aéreo dedicado ao voo – um avião, por exemplo. Um chef de cozinha pode ter símbolos de sua profissão culinária. Um ferroviário, por exemplo, uma roda de ferro com asas. Magistas, portanto, simbolicamente definem as suas “profissões” às quais se dedicaram.


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca