Alchemia Arcanorum

Este artigo é um capítulo de Liber Zelotes

Liber “Zelotes” faz parte da trilogia com Liber “Adeptus” e Liber “Magistri”. “Zelotes” no geral descreve o significado e as práticas da A∴A∴, “Adeptus” trata da “Ordo Thelema”, e “Magistri” é uma coletânea dos Livros Sagrados de Thelema com comentários.

.
Leia em 3 min.

Alchemia Arcanorum

Os sete estágios da operação alquímica dados através da Ordem Externa da A∴A∴.

Os Graus Externos de nossa Ordem podem ser simbolicamente conectados com a grande fórmula VITRIOL, embora tenhamos analisado o seu pleno significado em detalhes noutro lugar, procuramos indicar as etapas e fases do trabalho do Aspirante na Ordem Externa.

V.I.T.R.I.O.L.

Visita Interiora Terrae Rectificando Invenies Occultum Lapidem.

Visite o Interior da Terra; e Retificando Encontrarás a Pedra Oculta...

A primeira fase é a “Calcinação” alquímica do Grau de Probacionista. Ela representa a queima da estrutura anterior no fogo inicial e aberto. O estudo de Liber LXV inicia este processo.

A segunda fase é a “Dissolução” alquímica do Grau de Neófito. A neuroenergia egocêntrica é trazida para fora do subconsciente por meio de visões astrais e impressões psíquicas.

A terceira fase é a “Separação” alquímica do Grau de Zelator. Vários componentes da personalidade são identificados e fortalecidos. Os elementos que não servem ao aspirante são abandonados.

A quarta fase é a “Conjunção” alquímica do Grau de Practicus. Os elementos essenciais da personalidade são rearranjados no apaixonado ato de amor interior. As habilidades intuitivas e intelectuais se mesclam, com outros paradoxos pessoais.

A quinta fase é a “Fermentação” alquímica do Grau de Philosophus. Esta consiste de dois processos de “putrefação” e “espiritualização” nos quais o aspirante explora as afeições e repulsões deste grau. Decomposição é a Noite Negra da Alma, que leva o aspirante à futilidade e a perceber a ilusão da vida. Depois vem a inspiração quando o ego inferior é sintonizado com o Fogo Secreto, que começa a subir das profundezas de dentro do Aspirante.

A sexta fase é a “Destilação” alquímica do Dominus Liminis. A perfeita pureza e concentração sobre o “Fogo Sagrado” é atingida até á Clareza Completa (na aspiração ao Espírito com este Fogo crescente).

A sétima fase é a “Coagulação” alquímica do Adeptus Minor. No exterior, o Aspirante experimenta a presença inesperada no estado puro de Consciência. Internamente, o código genético do Aspirante é ativado de tal maneira a produzir certo Elixir que encarna completamente no corpo físico que é tornado espiritual, e no Espírito que é tornado físico.

(Apesar de nós não mencionarmos diretamente aqui os símbolos alquímicos do Leão Vermelho, da Águia Branca e outros, a gnose alquímica dos Mistérios da Rosa e da Cruz se manifesta completamente com este processo de Iniciação.)

Este Grau abre novos conhecimentos sobre a própria Fórmula de VITRIOL, então a genuína Obra dos Adeptos e sua consciência têm suas raízes no Verdadeiro Entendimento. A Fórmula de VITRIOL é dada, e descrita na mais pura linguagem, em Liber VII.


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca