Mais uma Carta a um Irmão...

Este artigo é um capítulo de Liber Zelotes

Liber “Zelotes” faz parte da trilogia com Liber “Adeptus” e Liber “Magistri”. “Zelotes” no geral descreve o significado e as práticas da A∴A∴, “Adeptus” trata da “Ordo Thelema”, e “Magistri” é uma coletânea dos Livros Sagrados de Thelema com comentários.

.
Leia em 5 min.

Mais uma Carta a um Irmão...

Espero que consigamos junto desmistificar as ilusões e “falsas” crenças sobre a A∴A∴ – a “intocável assembleia de seres semidivinos e certamente parte míticos” (como você imaginava) – isso soa divertido! Acho que essa fama é criada com base em suposições e fantasias de várias pessoas que estavam interessadas por “isso”, mas não sabiam como conseguir contato. Me parece que para você isso não foi tão duro, e é óbvio que as coisas se desenvolvem em ritmo natural, e não da forma como, em impaciência, gostaríamos que fosse. É claro que a A∴A∴ tem o seu “colégio externo” – a G∴D∴, e sua “ordem interna” – a R∴C∴, que têm os seus representantes e membros em todo o mundo. Todos os Irmãos e Irmãs tem atitude individual sobre quando e como irão “anunciar” aos outros sua “afiliação” com a A∴A∴ ou irão por “razões” práticas, pessoais, permanecer “escondidos”. Diferentes “linhagens” de herança têm as suas próprias posições específicas (que muitas vezes dependem do Cancellarius dessa “linhagem” – que lida com as “relações públicas” com “os de fora”).

A A∴A∴ é a assembleia intocável apenas no domínio de causar limitação a si e aos outros – e nós nos esforçamos para superar isso – até chegar ao estágio de alcançá-lo – pelo qual destruímos a fama de intocabilidade. Normalmente, por enquanto (durante esta parte do Æon), devemos ser cautelosos e discretos, pois a Loja Negra não tem nenhum problema e nem escrúpulos sobre a destruição física dos “adversários”. “Semidivino”! Ó, Irmão: Não há nenhuma parte de mim que não seja dos Deuses – Divina! Não confie em mim – verifique por si mesmo.

Bem, as pessoas muitas vezes ficam “perplexas” quando ouvem e percebem que a A∴A∴ também está ativa nestas partes do mundo. Fico mais satisfeito quando alguém se atreve a “tentar isso” por si mesmo. Pessoalmente, estou convencido da existência de uma Rede de Luz entre todos nós, Estrelas da “Companhia do Céu”, a A∴A∴, até mesmo com aqueles que não estão sob Juramento no momento, mas que conscientemente (ou inconscientemente) trabalham em Thelema e através de Thelema, à “serviço” da A∴A∴.

Uma coisa precisa ser clara, tanto no início quanto no final, e eu vou enfatizar isso (embora tenha sido mencionado antes) – a Hierarquia e os próprios Graus são a medida da consecução pessoal, daquilo que é realizado e da tarefa que colocamos sobre nós mesmos – a compleição da Grande Obra. A Hierarquia não apresenta/presume alguém como melhor ou pior do que outro, nem atribui a alguém poder sobre o outro (exceto no domínio de servir ao progresso dos “inferiores” na Ordem) – “Todo homem e toda mulher é uma estrela” – nós somos as Estrelas na Companhia do Céu e nossa Grande Obra é tornar-se consciente e despertar nessa Consciência de Estrela, a partir da qual poderíamos brilhar a nossa luz livremente – fazer a nossa Verdadeira Vontade. Somos irmãos e irmãs, amigos, Thelemitas, estrelas, é tudo a mesma coisa...

Assim, não é importante em que “grau” eu estou ou qualquer outra pessoa, basta que eu seja um Neófito, no qual você deve se apoiar com confiança, “comprometendo” sua calma em segurança todos os dias; e como Neófito, meu dever, obrigação e honra é servi-lo em sua Probação.

Vamos voltar à questão de “falar” da A∴A∴. A questão é na frente de quem eu devo ficar em silêncio e na frente de quem falarei. Talvez o propósito seja responder a questão feita e não ir “à frente de nós mesmos” em algumas (???) ostentações ou egoísmo (???). Como você revelará abertamente sua relação com a A∴A∴ é algo pessoal, no qual você deveria pensar. Há uma “regra” geral, mas não escrita, de não falar sobre seu “superior”, mas não há nenhuma proibição e isso depende de certa discrição; entre outras coisas, você não sabe muito sobre mim, por isso é praticamente impossível falar de mim ou me defender. O fato é apenas que “alguém” que é Neófito aceitou você como Probacionista (e você através de seu trabalho, conhecimento, vontade, coragem e silêncio aspira realizar a Grande Obra, fazendo a sua Vontade de tornar-se apto para ascender na escalada pessoal do desenvolvimento/gnose...). Além disso, quando isso já chegou a “revelação aberta”, acredito que alguns dos seus amigos queiram experimentar para si. A A∴A∴ não recusa ninguém. Eu não posso julgar alguém que eu goste ou não, seja ele “forte” ou “fraco”, esperto ou estúpido, rico ou pobre. A “Probação” está claramente definida, a partir do Juramento, até a Tarefa que deve ser feita (é claro, no final há um teste). No caso em que um interessado surgir (desde que você ainda não é um Neófito) se se refere a mim (para mais quem?) então vou decidir o que mais (para ser claro: ou eu serei seu superior hierárquico ou encontrarei alguém para essa tarefa). Então – levanta a questão de que se houvesse 10, 1000, 1000, milhões de interessados?!?! A A∴A∴ não rejeita ninguém – todos têm o direito de serem testados e de mostrar a si próprios se estão aptos (ou não) e dignos da iniciação.


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca