O Óleo Santo

Este artigo é um capítulo de Liber ABA – Magick – O Livro Quatro

.
Leia em 3 min.
Banner

Capítulo V
O Óleo Santo

O Óleo Santo é a Aspiração do Magista; é aquilo que o consagra à execução da Grande Obra; e tal é a sua eficácia que consagra também o mobiliário do Templo e os instrumentos. É também a graça ou crisma; pois esta aspiração não é ambição; é uma qualidade conferida do Alto. Por esta razão o Magista ungirá primeiro o topo de sua cabeça, procedendo então à consagração sucessiva dos centros mais baixos.

Este Óleo é de uma cor dourada; e quando colocado sobre a pele ele deverá queimar e vibrar através do corpo com uma intensidade como a o fogo. É a pura luz traduzida em termos de desejo. Não é a Vontade do Magista, o desejo do mais baixo de alcançar o mais alto; é a centelha do mais alto no Magista, que deseja unir o mais baixo a si.

A não ser, portanto, que o Magista seja primeiro ungido com este óleo, todo o seu trabalho será desperdiçado e maligno.

Este óleo é composto de quatro substâncias. A base de todas é o óleo de oliva. A oliveira é, tradicionalmente, a dádiva de Minerva, a Sabedoria de Deus, o Logos. Nisto são dissolvidos três outros óleos: óleo de mirra, óleo de canela, óleo de galanga. A Mirra é atribuída a Binah, a Grande Mãe, a qual é ao mesmo tempo a compreensão do Magista e aquela dor e compaixão que resultam da contemplação do Universo. A Canela representa Tiphareth, o Sol - o Filho, em quem Glória e Sofrimento são idênticos. A Galanga representa tanto Kether quanto Malkuth, o Primeiro e o Último, o Um e os Muitos, desde que neste Óleo eles são um.

Estes óleos em conjunto representam, portanto, a Árvore da Vida inteira. As dez Sephiroth são misturadas no ouro perfeito.

Este Óleo não pode ser preparado de mirra, canela, galanga em estado bruto. A tentativa de assim fazer dá apenas uma lama marrom com a qual o óleo não se misturará. Estas substâncias devem ser, elas mesmas, refinadas em puros óleos antes da mistura final.

Este perfeito Óleo é extremamente penetrante e sutil. Gradualmente se espalhará, uma película brilhante, sobre todo objeto no Templo. Cada um destes objetos então flamejará à luz da Lâmpada. Este Óleo é aquele que estava na taça da viúva; ele se renova e multiplica milagrosamente; seu perfume enche o Templo inteiro; é a alma de que o perfume mais grosseiro é o corpo.

O frasco que contém o Óleo deveria ser de claro cristal de rocha, e alguns magistas o têm moldado na forma do seio da mulher, porque é a verdadeira nutrição de tudo quanto vive. Por este motivo, também tem sido feito de madrepérola, e tampado com um rubi.


Traduzido por Marcelo Ramos Motta (Frater Ever). Revisado por Frater ΑΥΜΓΝ.

Próximo capítulo em breve!
A Baqueta »
Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca