Sistema Enoquiano

Um capítulo de Lições Sobre o Ocultismo

Banner
Texto Copyright © 2013 by Haron Press. Imagem de Wellcome Collection.

Sistema Enoquiano

Chegamos ao final do seminário. Deixei uma breve visão geral do sistema Enoquiano e da magick para este último tópico, então estamos abertos a sugestões para o próximo workshop. Durante minha prática pessoal até hoje eu ainda não encontrei a resposta para o que o mundo Enoquiano realmente é. Provavelmente, todos vocês já têm experiência no estabelecimento de fatos sobre a objetividade da escrita dos livros sagrados. Liber AL é incrível de se pensar e um bom exemplo de uma influência externa e sobrenatural na criação de um sistema. Talvez. A magia Enoquiana em toda a sua complexidade, a cada dia me revela novas formas e lógicas nas quais as tabelas e a linguagem Enoquiana foram baseadas. Não vou incomodá-los com a história Enoquiana, então vou passar para analogias práticas e referências para realizar o seu próprio trabalho prático. No mais, e repito, a definição mais usual do sistema enoquiano, que por isso é dividido em duas áreas. A primeira parte é chamada de Torres de Vigia do Universo. A segunda parte é conhecida como os Mistérios dos Æthyrs. Por um lado, temos o mundo elemental; por outro lado, temos os mundos externos dos Æthyrs. Cada Æthyr, 30 no total, tem três Governadores [ou Anjos], exceto o último Æthyr TEX (que é o mais próximo de nós), que tem quatro Governadores - o que perfaz 91 no total.

Inicialmente, os Æthyrs podem preencher todas as posições na Árvore da Vida, de Kether a Malkuth. Se o crescimento do mago é condicionado pela escalada na Árvore da Vida, isso é representado da mesma forma por cada invocação subsequente de um Æthyr. O fascinante é que as inteligências enoquianas estão totalmente informadas sobre os trabalhos da Cabala, e as práticas orientais e ocidentais e a Alquimia, e você terá a chance de experimentar isso. Por exemplo, se você não sabe, ou sabe pouco, sobre alquimia, o Enoquiano pode ajudá-lo a encontrar o conhecimento perdido. O sistema Enochiano é como o conselho de administração da empresa do seu próprio Sagrado Anjo Guardião, que determina seu plano mensal de avanço na empresa, suas responsabilidades e deveres, mas também o seu grau/nível salarial. De certa forma, pode parecer que o mundo Enoquiano é mais amplo do que a Árvore da Vida porque, lembre-se, o glifo da Árvore da Vida foi desenhado por homens de carne e osso. As chaves enoquianas são, de alguma forma, independentes dela. Da mesma forma que a Árvore da Vida tem sua parte central, o Enoquiano também tem seu núcleo. A essência enoquiana, da qual tudo emana, da mesma forma que o Tetragrammaton na Cabala, é um sistema específico de letras e uma linguagem, que em certas combinações causa a Mudança. Além disso, possui uma hierarquia específica, não só para os seres existentes, mas também para a consciência na qual o mago assume toda a operação, trazendo sua iluminação.

As Torres de Vigia do Universo estão relacionadas aos trabalhos elementares e à fórmula IHVH, enquanto o trabalho com Æthyrs é sublime e bastante inexplicável até que você o experimente.

O que é importante entender é que cada letra e cada nome, uma vez chamado após uma certa combinação de chaves, cria uma certa mudança na realidade. Isso abre um mundo totalmente novo. Agora, imagine a visão microscópica de apenas uma das letras enoquianas. Lá obtemos um tabuleiro completamente novo, com muito mais letras, como um formigueiro, que consiste em aspectos elementares que seguem a fórmula do Tetragrammaton. A experiência de ler certas chaves e a natureza das visões são semelhantes tanto para novatos quanto para aspirantes experientes. Há um total de 19 chaves. As primeiras 18 estão relacionadas aos aspectos elementares e são usados para explorar as Torres de Vigia do Universo. 4 elementos com subelementos, mais o elemento do Espírito, ativo e passivo, perfazem o total de 18. O que você precisa saber é a sequência correta de leitura das chaves. Aqui está a combinação certa:

Tabela 1

Tabela 2

O sistema Enochiano é auto-regulado, então você não receberá nem mais nem menos do que precisa exatamente. E quando você chegar ao ponto em que não pode passar, simplesmente nada acontecerá e a magia Enoquiana desaparecerá de alguma forma. Quando isso acontecer, você saberá que chegou a uma barreira que precisa superar por meio de seu próprio crescimento interno. Não há dúvidas que você pode usar a primeira, segunda ou terceira chave com sucesso, mas é importante até onde você pode ir com os Æthyrs.

O que é muito importante notar, é a forma de evocação de certa inteligência. É essencial encontrar um motivo para isso. Digamos que eu tenha um problema para conseguir um emprego. As inteligências enoquianas podem ser muito úteis para isso. Alguém poderia responder qual elemento e subelemento seriam mais adequados para este tipo de operação?

Resposta: Água da Terra.

Nesse caso, você usará as chaves na seguinte sequência: a quinta chave e, em seguida, a décima quarta chave. Você deve encontrar a inteligência apropriada para esta ação neste quadro. A quinta chave está relacionada à tabela e ao elemento Terra, e a décima quarta chave que está relacionada ao subelemento água da Terra.

Quanto ao idioma, ao ler as chaves você não precisa vibrar. Vibre os nomes das inteligências, mas não as chaves. Alguns dos nomes Enoquianos você já teve a oportunidade de encontrar no Ritual Maior do Pentagrama. Devo dar-lhe algumas instruções sobre a pronúncia. A letra J é como a letra J em “Indiana Jones”. A letra C como C em “Cairo” e a letra Z são sempre pronunciadas como “Zod”, e você notará que as chamadas Enoquianas têm um foco especial nesta letra.

Estudantes costumam me perguntar qual é o número ideal de repetições das chaves. As chaves enoquianas são bastante enérgicas e curtas. Pode ser melhor começar com cinco repetições. E lembre-se, repita toda a sequência. Se uma sequência específica estiver relacionada à água do ar, você lerá a terceira e a sétima chave, e novamente a terceira e a sétima, e assim por diante, até fazer um total de cinco repetições. Evite trabalhar separadamente 5 vezes com a terceira e 5 vezes com a sétima chave. Além disso, diga até sentir a presença da força. Certamente, apenas uma leitura é insuficiente no início, mas 20 repetições mostram com certeza que algo não foi feito corretamente. Cada um de vocês tem uma forma natural e ideal com que a Enoquiana vai responder a vocês. Inteligências e forças do sistema Enoquiano são como agentes secretos do seu Sagrado Anjo Guardião. Imagine que o mundo do sistema Enoquiano abrange uma área muito mais ampla do que Ruach, então dentro dos Æthyrs você pode encontrar tanto a fórmula de LVX como a fórmula de NOX.

Ao contrário de outras sequências e combinações, a décima nona chave é a mesma para todos os Æthyrs, exceto que você deve inserir o nome apropriado de um Æthyr.

É bom traduzir corretamente as chaves enoquianas e se familiarizar com seu significado. Eles certamente têm o efeito de nomes Bárbaros, mas sua força real vai muito além disso. É errado dizer palavra por palavra, lembre-se, você deve ter uma fala fluente e inteligível, como se estivesse falando com alguém. Agora imagine que você está falando ... com ... alguém ... neste ... ritmo ... isso ... levaria ... horas ... para ... terminar ... uma ... conversa ... significativa. Portanto, pratique a pronúncia das chaves. Nesta prática, você expressará Bhakti Yoga também, não apenas Jñāna. No sistema Enoquiano, você terá o imperativo de executar duas instruções muito importantes ao mesmo tempo:

  1. Inflama-Te Com Oração
  2. Invoque frequentemente.

Enoquiano é maravilhoso. Mesmo quando você acabou de ler artigos sobre isso, algo é ativado dentro de você. Podemos dizer que pronunciar as chaves enoquianas é um gatilho para a explosão atômica que ocorre dentro de seu dispositivo espiritual.

No que diz respeito ao meu conselho, trabalhe primeiro com as Torres de Vigia do Universo e depois com as tabelas elementais, antes de começar a explorar os Æthyrs. As visões desencadeadas pelo Enoquiano são bastante diferentes das outras. Você terá menos controle; as experiências são muito mais fortes e vibrantes. O Enoquiano nunca lhe dará algo que você não seja capaz de suportar. A pior coisa que pode acontecer é que nada acontecerá. É a maior derrota do Enoquiano, quando você percebe que não está em um certo grau/nível. Se você não pode ter uma visão, por exemplo, do aspecto aquoso da terra, mas claramente tem uma visão do aspecto aquoso do fogo, isso significa que existe um bloqueio dentro de seu ser que é representado por aquela combinação precisa de elementos e subelementos.

Vamos brincar um pouco. O que significaria se tivéssemos problemas em obter visões da parte terrestre da água? O que isso significaria na prática, alguém poderia responder?

É a prática da Cabala. O que é água? Emoções. O que é a Terra? O mundano. O que é a terra da água? Se a água é emoção, e todas as emoções que existem, qual seria uma emoção em particular que selaria toda a sua vida para sempre? É bem provável que você tenha algum problema com o casamento. Você pode ter medo da aliança de casamento ou da vida de casado.

Vamos em frente, este é um bom exercício.

Parte terrestre do ar. O que é isso, dê um exemplo específico da sua vida? Defina o problema. Você já ouviu falar de pessoas que têm problemas com atenção e leitura? Dislexia. Deixe seu cérebro trabalhar, libere sua maneira de pensar. Diga-me qual veículo indica essa combinação de elementos? Avião? Não. Seria o ar da terra. O que sopra no ar? Bomba, algo que usa explosões, pode ser um foguete. Definitivamente, não existem analogias verdadeiras ou falsas, o que eu peço de você é que apenas inicie uma nova maneira de pensar. Maneira cabalística de pensar.

Que cor poderia ser?

Resposta: Vermelho ou marrom.

É isso. Por que marrom? Preto como a terra e amarelo como o ar, o marrom é uma mistura dos dois. Você não precisa saber o que é; às vezes basta saber o que não é. Por meio da eliminação, você chega à solução. Agora vamos incluir os planetas.

A parte aérea do elemento terra e a Lua como planeta? Se entendermos a lua como o caminho da Alta Sacerdotisa que tem o número XIII, então pode ser a Apollo XIII como um foguete pousando na lua. O verdadeiro Cabalista vê relações em todas as coisas, da mesma forma que vê a mesma coisa em todas as relações. O verdadeiro Cabalista é como um especialista forense, ele sabe que tudo em todos os mundos está conectado a todas as outras coisas por meio de conexões mais ou menos óbvias. Pense nisso. Você não precisa inventar coisas; você só precisa encontrar o link. Esta é uma verdadeira provação para um Cabalista.

Observe esses modelos, brinque com eles e obtenha novas combinações e soluções. Combine tudo com tudo, obtendo coisas novas que continuariam a se combinar entre si. Desta forma, você está criando novos universos e novas regras. Suas regras.

No final, devo admitir que não gosto de despedidas. Portanto, não direi mais do que esta que considero a maior e mais importante instrução de todas que recebemos durante este maravilhoso encontro. E isto é: pense com sua própria cabeça.


Traduzido por Phelipe B. F.