XX – Constituição do Homem

Este artigo é um capítulo de Os Pergaminhos Voadores

Sobre a constituição do homem em relação à Cabala, as diferentes consciências, e os principais perigos na ascensão espiritual.

Banner

Pergaminho Voador Nº XX
Visão Fundamental do Homem

O diagrama a seguir, naturalmente, será imediatamente reconhecido por todos vocês:

Diagrama das partes do corpo e alma humanos em relação à Cabala

Supondo que um homem físico é representado aqui, Kether é a Coroa e está acima da cabeça. A junção de Chokmah e Binah em Daath está na própria cabeça. Em seguida, Chesed e Geburah corresponderão aos braços e ombros, Tiphereth e Yesod ao tronco e corpo, Netzach e Hod aos quadris e pernas, e Malkuth somente aos pés.

Agora vos perguntarei: onde o corpo místico de nosso Fundador, Christian Rosenkreutz, foi descoberto? Em Tiphereth. E o que é Tiphereth? O centro. Isso quer dizer que ele está no centro da Esfera do meio, e quando essa Esfera do meio é projetada, o que isso representa? O Eixo Polar. Representando então o Eixo Polar, em certo sentido será invisível para o exterior.

Por conseguinte, a forma mais exterior da projeção toda será esférica. Agora isso implicaria que Tiphereth corresponde ao coração e Tiphereth representa o lugar onde o Adepto Chefe é encontrado, e é o Eixo Polar, e a influência que está cercando este corpo físico do homem é uma Esfera como a do Universo. Esta Esfera, então, envolve o corpo. Assim será o Plano de Assiah do homem, o Malkuth que contém o reflexo das outra Dez Sephiroth. Agora esta Esfera é o que nós da Ordem Rosacruz chamamos de espelho mágico do Universo, ou a Esfera da sensação do Microcosmo. É a Aura do homem. Agora você entenderá que, como o Adepto Chefe é colocado em Tiphereth, você pode esperar encontrar a parte mais vital do corpo em torno do coração. O coração, portanto, representa o Rei do corpo físico. Tudo isso é, naturalmente, muito melhor explicado na aula sobre o Microcosmo que você receberá mais tarde.

Você naturalmente esperará que esta esfera, respondendo à Esfera do Macrocosmo, terá as forças do Macrocosmo refletidas nela. Então para qual parte do Zodíaco você esperaria que o homem no centro estivesse voltado? Ele se voltará para esse ponto em sua Esfera de sensação que representa o grau ascendente em seu horóscopo e esse grau ascendente será, portanto, o ponto que está oposto. Seu objetivo é o desenvolvimento do princípio de Daath que está na cabeça. Este princípio é, você verá, a ligação entre o Ruach e o Neschamah.

Então assim é atribuída a Consciência. Em Chiah está o princípio do Self do Homem. O Self verdadeiro está em Jechidah, e a sua representação em Chiah. Assim Jechidah é chamado de Consciência Divina de “Conscire”, que significa “saber com” e “estar em contato com”, e somente o seu Kether pode fazê-lo no que diz respeito ao Divino, e portanto o seu Kether é a Consciência Divina. Em Ruach está a Consciência humana e a Vontade humana. Em Jechidah está a Vontade Divina; de modo que a Vontade humana é como o Rei do corpo material. A Consciência automática, como é chamada, está em Yesod, e tem a ver com as paixões e desejos inferiores. Sendo automática, que se move por si só, dificilmente pode ser considerada como Vontade. Este é o perigo que ameaça o homem que cede às tentações dos desejos inferiores. A Vontade Humana que deve estar assentada em Tiphereth, no coração, é atraída à contemplação da, e à união com, a Consciência automática para que a Consciência humana abdique de seu trono e se torne automática. Você encontrará na história da vida dos homens que o vício provoca uma espécie de condição automática que os obriga sempre a cair nos mesmos buracos, e é um fato conhecido que se repete a intervalos regulares como uma doença, e de fato é uma doença.

Essa Consciência automática no seu devido lugar refere-se a Yesod, que é a parte que atrai os átomos materiais, e aqui está em seu devido lugar. Quando, porém, ela usurpa o lugar da Consciência Humana, então ela governa em vez de ser sujeita à Consciência Humana, e isso destrói o equilíbrio do Sephiroth.

Agora, em Daath, está o Trono da Consciência Espiritual, e Daath sendo o resultado de Chokmah e Binah, ela é a apresentação das sete Sephiroth seguintes, isso quer dizer que na cabeça estão os sete planetas dos quais os olhos responderão aos dois luminares – o direito ao Sol e o esquerdo à Lua.

Agora você imediatamente perceberá que a consciência espiritual não participa do corpo físico, mas é a luz que irradia. A maneira pela qual o pensamento procede é por radiação, isto é, os seus raios são lançados vibrando através desta esfera de Luz Astral. Isto explicará a você uma fonte muito comum de Clarividência equivocada. Os muitos erros surgem daí: é na verdade um egoísmo do plano do pensamento. A Consciência é o conteúdo, por assim dizer, que receberá as reflexões que estão em sua esfera e que necessariamente foram modificadas pela própria pessoa. Tomemos um exemplo de modificação individual e vamos escolher a do planeta Marte. O fogo será vermelho. Isto quer dizer, que em todos os casos de uma natureza ígnea, o julgamento será bastante preciso. Mas a falha se manifestará quando você chega a uma natureza aquosa. Ela então será representada por violeta em vez de azul, como deveria ser, e ela sempre vai querer trazer a natureza do Fogo nas naturezas aquosas. Então aqui está uma fecunda fonte de erros na Clarividência, especialmente provenientes de naturezas que não são egoístas no sentido comum, mas que têm esse egoísmo mais sutil que surge a partir de muito estudo de si mesmo. É por isso que, em nosso sistema de Ocultismo somos contrários ou o inverso do que ensina a Sociedade Teosófica. Os teosofistas aparentemente aconselham o estudante a iniciar com o estudo do Universo; e enquanto eu concordo que ele pode chegar a seu fim por esse meio, há o perigo desse egoísmo espiritual ou do pensamento, e essa é a razão pela qual estudamos o Microcosmo antes do Macrocosmo.

Esta ênfase contínua em sua própria natureza com a ideia de se reformar e se tornar melhor é capaz de dar-lhe uma visão muito concentrada, e você é ameaçado pelo egoísmo que você mesmo se engendrou. Este também é o perigo de um ascetismo muito grande, porque ele é capaz de trazer a sensação de que você é melhor que outra pessoa. Estes são os perigos. Se você puder escapar destes perigos, você alcançará o objetivo. Portanto, para aquele que está estudando a Clarividência, é particularmente aconselhável que ele repreenda essa forma de erro que tende em sua própria direção pelo ato de incentivar esse egoísmo espiritual que é tão sutil que escapa de sua atenção até que seja tarde demais. Se ele continuar nesse caminho, seus erros aumentarão, e ele chegará a um período de depressão. Deste surgirá uma série de sentimentos miseráveis que poderiam ter sido verificados no início.

Agora você vê que o pecado da Consciência Automática é o que é comumente chamado de vício. O pecado da Consciência Humana é aquele do homem intelectual.

O pecado da Consciência Espiritual é o erro de uma natureza um tanto psíquica; não se pode ter pecado da Consciência Divina, porque você não pode ter nenhum erro em Kether. Aqui, novamente, você vê que temos a representação dos quatro Planos no Homem, ou YHVH.


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca