Glossário

Este artigo é um capítulo de Pequenos Ensaios em Direção à Verdade

Definição dos termos técnicos.

.
Leia em 5 min.
Banner

Glossário

A

Abhidhamma. A coleção de tratados que incorporam a metafísica da filosofia budista.

Ahaṃkāra. A faculdade criadora do Ego.

Ānanda. Bem-aventurança.

Āsana. Postura. Qualquer posição correta de segurar o corpo.

Atzilútico, Mundo. O Mundo Arquetípico que deu origem a três outros mundos, cada um contendo uma repetição das Sephiroth, mas em uma escala decrescente de brilho. Consulte o Diagrama.

B

Babalon. Nossa Senhora. Consulte o The Equinox I (5). A Visão e a Voz.

Beth. Segunda letra do alfabeto hebraico. É a letra da Sabedoria, da Magia, de Mercúrio.

Bhagavad Gītā. Hino sagrado da Filosofia Vedanta, traduzido por Sir Edwin Arnol em The Song Celestial.

Binah. Entendimento. A Terceira “Emanação” do Absoluto. O primeiro “He” do Tetragrammaton, a “Mãe” da Trindade. Consulte o Diagrama.

C

Chiah. O impulso Criativo ou Vontade. O Segundo princípio da constituição quíntupla do homem. Consulte o Diagrama.

Chokmah. Sabedoria. A Segunda “Emanação” do Absoluto, o “Yod” do Tetragrammaton, o “Pai” na Trindade. Consulte o Diagrama.

Choronzon. Consulte o The Equinox I (5), A Visão e a Voz, 10º Éter.

Cidade das Pirâmides. Binah, a terceira Sephira, atribuída a Saturno. A destruição final do conhecimento de Daäth abre o portão da Cidade das Pirâmides. Consulte A Visão e a Voz.

D

Daäth. Conhecimento, em certo sentido o filho de Chokmah e Binah, em outro, a condição vazia e sem estrutura de Choronzon.

G

Geburah. Força; a Quinta “Emanação” do Absoluto. A Sephira de Marte. Consulte o Diagrama.

H

Hadit. O ponto infinitamente pequeno e atômico, mas onipresente. Consulte Liber Legis, The Equinox I (7), também Liber 555.

Harpócrates. O Deus egípcio do Silêncio, o bebê no ovo. (A imagem do Pai oculto.) O Senhor da Defesa e da Proteção. Consulte o 777.

Hórus. Na cosmogonia egípcia, filho de Ísis e Osíris. A verdadeira Magia de Hórus requer a União apaixonada de opostos. O novo Êon de Hórus. A Criança Coroada e Conquistadora. Consulte Magick.

I

Ipsissimus. Grau 10○=1□. Está além de toda compreensão daqueles de graus menores.

Isento, Adepto. Grau 7○=4□, que se refere a Chesed, uma correspondência de Júpiter. Consulte o Diagrama.

J

Jechidah. O princípio quintessencial da alma. Um princípio da constituição quíntupla do homem. Consulte o Diagrama.

K

Karma. Aquilo que é feito. A lei de causa e efeito, consulte Ciência e Budismo, no Collected Works of Aleister Crowley, Vol. 2.

Kether. A Coroa. A Primeira “Emanação” do Absoluto. Kether está em Malkuth e Malkuth está em Kether, mas, de outra maneira, Malkuth reflete Kether, pois o que está acima é como o que está abaixo, e o que está abaixo é como o que está acima. Consulte o Diagrama.

M

Magick. A ciência e arte de fazer com que mudanças ocorram em conformidade com a Vontade. Consulte Magick in Theory and Practice, de Mestre Therion.

Magus. Um Magista; também, tecnicamente, um Mestre do Grau 9○=2□. O grau mais alto que é possível manifestar de alguma forma neste plano. Alcança a Sabedoria, declara sua lei, e é o Mestre de toda Magick em seu maior e mais elevado sentido. Consulte o The Equinox I (7), Liber I, e outros lugares.

Maior, Adepto. Um grau de Adeptado. 6○=5□. Obtém um domínio geral de toda a Magick prática, embora sem compreensão completa. Consulte o The Equinox I (1) e I (3).

N

Neschamah. Intuição. Aspiração. Inteligência. O Terceiro princípio da constituição quíntupla do homem. Consulte o Diagrama.

Nephesch. A “Alma Animal” do homem, os sentidos, a emoção. O Quinto princípio da constituição quíntupla do homem. Consulte o Diagrama.

Nuit. Espaço Infinito. Consulte Liber Legis e The Equinox I (7), p. 11.

O

Osíris. O Antigo Redentor Egípcio, pai de Hórus.

Octinomos. Mestre Magista.

P

Pirâmides, A Cidade das. Binah, a Terceira Sephira, atribuída a Saturno. A destruição final do conhecimento de Daäth abre o portão da Cidade das Pirâmides. Consulte A Visão e a Voz.

Q

Qabalah. “A Tradição da Sabedoria Secreta dos Hebreus.” Consulte o The Equinox I (5).

R

Ruach. O Intelecto e outras qualidades mentais. A razão. O Quarto princípio da constituição quíntupla do homem. Consulte 777 e o Diagrama.

S

Sabb(ace)é Pi Duḥkha. “Tudo é sofrimento”.

Samādhi. Êxtase ou Super consciência. Etimologicamente: “Unido com o Senhor”.

Sammā-Samādhi. Samādhi Correto.

Sephiroth. A Árvore da Vida. Consulte o The Temple of Solomon the King, The Equinox I (5). O Sepher Sephiroth, o Livro das Emanações, descreve a evolução gradual da Divindade da existência negativa à positiva. Consulte o The Equinox I (8), (Suplemento) e o Diagrama.

Śīla. Virtude.

T

Tarô. O Livro de Thoth, um epítome pictórico da Antiga Sabedoria Iniciada. Um método de Divinação baseado na Árvore da Vida Cabalística.

Tetragrammaton. Yod, He, Vau, Hé; O Nome Inefável (Jeová) dos hebreus. Consulte o Diagrama.

Thelema. Vontade. A palavra da Lei.

Tiphareth. Beleza ou Harmonia, a Sexta “Emanação” do Absoluto. A Sephira harmonizando e mediando entre Kether e Malkuth. Consulte o Diagrama.

Y

Yoga. União. Entre o sujeito e o objeto, na consciência; entre alma e deus, etc., de acordo com o contexto.


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca