Maestria

Este artigo é um capítulo de Pequenos Ensaios em Direção à Verdade

O caminho do amor thelêmico e a iniciação.

.
Leia em 6 min.
Banner

Maestria

O objetivo daquele que deseja ser Mestre é único; os homens chamam isso de Ambição Pessoal. Ou seja, ele quer que seu Universo seja o mais vasto e o controle dele seja o mais perfeito possível.

Poucos falham ao entender esse objetivo; mas muitos falham na formulação de sua campanha para alcançá-lo. Alguns, por exemplo, enchem a bolsa com ouro das fadas, e quando tentam usá-lo, descobrem que são folhas secas. Outros tentam governar o universo de outrem, sem perceber que não podem nem mesmo ter verdadeira percepção dele.

O método apropriado de estender o universo de alguém, além do aparato convencional da Ciência material, é tripartido: evocação, invocação e visão. O controle é uma questão de conhecimento teórico e prático das Fórmulas Mágicas, mas notavelmente também de Autodisciplina. A base deve ser consolidada e todas as contradições resolvidas em harmonias superiores, através dos diversos Transes.

De fato, muitas coisas são óbvias sob uma consideração superficial; então é estranho que tão poucos Magistas deem o próximo passo na investigação quanto à disponibilidade do Instrumento. Realmente, é um egoísmo míope presumir que o seu Self certamente encontrará o meio adequado à disposição para sua próxima aventura.

Aqui a Memória Mágica é de virtude maravilhosa para corrigir a perspectiva; pois quantas vezes no passado a vida de uma pessoa foi um fracasso completo devido à mera falta de meios adequados de autoexpressão? E quem entre nós pode ficar realmente satisfeito (hoje em dia, sabendo o que fazemos) mesmo com o mais perfeito instrumento humano?

Portanto, não é nada mais do que simples bom senso que o Magus formule seu objetivo político geral em alguns termos como estes:

Garantir a maior liberdade possível de autoexpressão para o maior número possível de Pontos-de-Vista.

De cujo tema o aspecto prático pode ser expresso da seguinte forma:

Melhorar a raça humana de todas as maneiras concebíveis, de modo a ter à disposição para o serviço a maior variedade possível dos melhores Instrumentos imagináveis.

E esta é a justificativa racional do aforismo aparentemente imbecil e muitas vezes sentimental e hipócrita:

Ame todos os Seres! Sirva à Humanidade!

Ou seja, no plano político; pois também essas duas frases contêm (1) a Fórmula Mágica que é a Chave da Invocação e do Transe (2) a injunção implícita para tornar claro o Caminho do Magista pelos Céus pela correta disposição de cada Estrela. A palavra “servir” é de fato enganosa e questionável: ela implica uma atitude falsa e desprezível. A relação entre os homens deve ser o respeito fraterno que se obtém entre nobres estranhos. A ideia de serviço ou é verdadeira e humilhante; ou falsa e arrogante.

A armadilha mais comum e fatal que ameaça o homem que começou a estender seu Universo além do mundo da percepção sensorial é chamada de Confusão dos Planos. Para aquele que percebe o Todo-Um, e que sabe que distinguir entre quaisquer duas coisas é o erro básico, deve parecer natural e até correto realizar o que parecem forçosamente Atos de Amor entre ideias incongruentes. Ele tem a Chave dos Idiomas: por que então ele, o inglês, não deveria se valer dela para falar em hebraico sem aprendê-lo? O mesmo problema se apresenta diariamente em uma miríade de formas sutis. “Comande essas pedras a se tornarem pães”. “Atira-te do pináculo do Templo: como está escrito: ‘Ele encarregará seus anjos de ti, para te guardar em todos os teus caminhos’.” — Estas últimas quatro palavras lançam luz sobre a névoa de Choronzon — Restrição a ele em Nome de Babalon! Pois “seus caminhos” são os caminhos da Natureza, que estabeleceu entre os planos uma relação bem ordenada; deformar este dispositivo não é, e não poderia ser, o “teu caminho”. O Ato de Amor, assim aparentando, é um falso gesto; pois tal amor não é “amor sob vontade”. Esteja bem ciente, ó tu que procuras alcançar a Maestria, de não fazer nada “milagroso”: o sinal mais certo do Mestre é este, de que ele é um homem de paixões semelhantes às de seus companheiros. Ele realmente transcende todas elas, e as torna todas em perfeições: mas ele faz isso sem supressão (pois “Tudo o que vive é santo”) ou distorção (pois “Toda Forma é um verdadeiro símbolo da Substância”) ou confusão (pois “Mistura é ódio como União é amor”). Iniciação significa Viagem em direção ao Interior: nada é alterado ou pode ser alterado; mas tudo se torna mais verdadeiramente compreendido a cada passo. O Magus dos Deuses, com Sua única Palavra que parece derrubar a carruagem da Humanidade em ruína, de fato não destrói ou mesmo altera nada; Ele simplesmente fornece um novo modo de aplicar a Energia existente às Formas estabelecidas.

A invenção das máquinas elétricas não interferiu de forma alguma com a Matéria ou com o Movimento; só nos ajudou a livrarmo-nos de certos aspectos da Ilusão de Tempo e Espaço, e assim trouxe as mentes mais inteligentes ao limiar da Doutrina Mágica e Mística: elas foram forçadas a imaginar a possibilidade da percepção do Universo como ele é, livre de condições. Ou seja, eles tiveram um vislumbre da natureza da Consecução da Maestria. E certamente é apenas um pequeno passo para os líderes da Ciência natural, sendo a Matemática sua estrela-guia, que eles devam entender a necessidade compulsória da Grande Obra, e dedicar-se à sua realização.

Aqui, os grandes obstáculos são estes; em primeiro lugar, a incompreensão do Self; e em segundo lugar, a resistência da mente racional contra suas próprias conclusões. Os homens devem se livrar dessas duas restrições; eles devem começar a perceber que o Self está oculto atrás, e de maneira independente, do instrumento mental e material no qual apreendem seu Ponto-de-Vista; e devem buscar um instrumento diferente daquele que insiste (com cada observação) em impingir sobre eles aquilo que é apenas sua falha e erro mais odioso, a ideia de dualidade.

O Êon de Hórus está aqui: e sua primeira flor pode muito bem ser esta: que, livres da obsessão da condenação do Ego na Morte, e da limitação da Mente pela Razão, os melhores homens novamente partiram com olhos ansiosos no Caminho dos Sábios, a trilha do bode na montanha, e então a Cordilheira inexplorada, que leva aos pináculos cintilantes de gelo da Maestria!


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca