Liber CCXVI Yì Jīng

Uma nova tradução do Clássico das Mudanças, pelo Mestre Therion. O Yì Jīng é matemático e filosófico na forma. Sua estrutura é cognata à da Cabala.

.
Leia em 34 min.
Banner

Liber CCXVI
Yì Jīng

Uma nova tradução do Livro das Mudanças por Mestre Therion

Sendo O Equinócio, Volume III Número 7

Publicação da A∴A∴ em Classe B.

Imprimatur:
N. Fra A∴A∴

φ🜂🜃κ🜁🜄
φ1345261191443
🜂255132724422117
6402947596447
🜃3362395215535631
κ12168232203545
🜁4432481846575028
1355632236373049
🜄1054604119613858

O que é o Yì Jīng?

O título significa “O Livro das Mudanças”. As primeiras informações que temos sobre o Yì Jīng é que ele foi composto originalmente pelos Trigramas de Fúxī, por volta de 3322 a.C.

Toda filosofia deve derivar da contemplação da origem das coisas, e toda filosofia sã deve começar com a concepção do Zero. Se começarmos com qualquer outra concepção, temos uma condição desequilibrada, e, portanto, que não pode ser original. E então a questão que se repete é: “Como isso veio a ser?” Para nossos Irmãos chineses, com essa paixão irresistível pelo equilíbrio, que se manifesta em todos os mínimos detalhes de suas próprias vidas diárias, tal consideração é evidentemente fundamental.

Na filosofia brâmane, os Ṛṣi explicaram o Universo dizendo que Deus o criou. A pergunta surgiu imediatamente: “Quem criou Deus?” Para responder isso, era necessário tornar Deus autossuficiente, e, portanto, eles começaram a analisar Suas atribuições. No final, verificou-se que quaisquer atribuições positivas não apenas implicavam limitações, como também retornavam diretamente à massa original de ignorância; e consequentemente eles foram forçados a concluir negando todas as qualidades ou quantidades, sejam quais forem, ao Deus Supremo, Parabrahman. Em outras palavras, eles se viram obrigados a reduzir o Deus deles a Nada. Os chineses, sendo mais práticos, cortaram todo o desperdício de trabalho tendo começado com o Nada do “Grande Extremo”, que realmente podemos considerar como o equivalente do Dào.

Nós representamos geometricamente este Dào por um “ponto”. Mas desde que este Dào não é apenas inexistente em relação a todos os outros predicados possíveis, verifica-se na análise que uma coisa que não é de modo algum Nenhuma Coisa pode muito bem ser considerada como Alguma Coisa. Se dissermos que nenhum ovo não está em um cesto, nós meramente inventamos um jeito complicado de dizer que alguns ovos estão no cesto.

Agora, no curso da análise hindu, enquanto eles tentavam determinar as qualidades de Deus, eles se depararam com um fenômeno que eles chamaram de “pares de opostos”. O mais importante é entender essa necessidade de pensamento, que a nossa tentativa de resolver o problema filosoficamente é completamente destruída logo que admitimos dois lados de uma equação que não se cancelam exatamente.

Os chineses, ao perceber que o Dào (neste contexto o chamaram de Tàijí) é tão puramente Nada que deve ser Algo, ou pelo menos somente capaz de apreensão simbolizando-o como Algo, tomaram um par de opostos original e chamaram a eles – simbolizados por simples linhas – de Yì ou Yáo. Estas linhas são chamadas, respectivamente, de Yáng e de Yīn; o Yáng sendo uma linha contínua (⚊) e o Yīn uma linha dividida (⚋). Estes correspondem aos princípios masculino e feminino da Natureza. Eles podem ser chamados de Pai e Mãe. O Dào simplesmente se divide em Dào e Dé, Śiva e Śakti. Agora vemos quão impressionante é a identidade com a teologia hebraica em relação ao Tetragrammaton (tratado profundamente em meu ensaio sobre o Tarô).

Temos então uma fórmula de geração e desenvolvimento por esta equação:
1 + (−1) = 0, ou melhor, 0 = 1 + (−1).

Mas a fim de avançar a qualquer complexidade maior, não é o suficiente pegar duas coisas uma de cada vez; elas permanecem simplesmente duas. Devemos, portanto, tomar estes símbolos em combinações, e assim alcançamos o que os chineses chamam de Sìxiàng. São eles:

  1. O grande ou velho Yáng ⚌
  2. O jovem Yīn ⚎
  3. O jovem Yáng ⚍
  4. O grande ou velho Yīn ⚏

Os filósofos chineses descobriram que essas quatro combinações ainda eram um tanto impraticáveis, talvez da mesma forma como é impossível fazer um quadrado mágico de quatro células – duas a duas. Portanto, o grande Fúxī decidiu considerar as combinações de duas coisas tomadas três por vez, e isso estabeleceu as bases de todo o Yì por seu Bāguà, ou Trigramas. Estes são, é claro, em número de oito.

Neste ponto, a erudição não iniciada começou a causar problemas. As atribuições de Fúxī não foram devidamente compreendidas, e em 1185 AC, ou por aí, o Rei Wén deu uma ordem e um conjunto de atribuições completamente diferentes para o Bāguà, que se mostrou bastante insatisfatória. Ele também erigiu um sistema geral de divinação, considerando a combinação de duas coisas tomadas seis de cada vez, colocando cada Trigrama sobre o topo de cada um dos demais. Assim, ele obteve as 64 figuras ou Hexagramas do Yì Jīng. Para cada Hexagrama, ele supriu um breve comentário chamado de Tuàn. Seu filho, o Duque de Zhōu, escreveu um comentário sobre cada linha individual de cada Hexagrama. O livro por esta altura havia se tornado geralmente bastante reverenciado pelos estudiosos, mas a capacidade deles não parece ter sido igual a seu entusiasmo. Em particular, há uma série de comentários atribuídos a Confúcio, muitos deles sendo quase que certamente espúrios.

Todo este problema surgiu da incapacidade de manter a precisão matemática da concepção original. Os chineses têm sido sempre prejudicados pela ideografia de seu sistema; sua linguagem nunca progrediu além do estágio aglutinativo, e eles cultivaram uma tendência muito irritante de serem poéticos e pictóricos. O sistema do Yì, considerado corretamente, é extremamente simples e adequado. Sob exame, ele se revela como sendo idêntico ao sistema da Santa Cabala.

Voltemos à consideração do Bāguà. Quatro destes mostram o ⚊ e suas modificações; quatro deles o ⚋. Há uma espécie de hierarquia descendente, que inevitavelmente sugere as Sephiroth. O mais importante é verificarmos cada passo em nosso caminho pelo equilíbrio das coisas. Sempre que alguma coisa perde o equilíbrio, torna-se imperfeita. O primeiro dos Trigramas, ☰, é a explicação perfeita da ideia masculina, sem qualquer desvio da simplicidade, além da mera multiplicação do símbolo; e é, portanto, chamado de Qián, que é o Liṅgaṃ, ou Céu. No outro extremo da escala está ☷, que é chamado de Kūn, isto é, Yoni ou Terra; e corresponde exatamente a Qián.

A primeira derrogação da perfeição da simplicidade masculina é a interferência equilibrada pelo ⚋ e assim obtemos o símbolo Lí, ☲, significando o Sol. Correspondendo a este, há Kǎn, ☵, que é a Lua. Estes também são chamados de Tàiyáng e Tàiyīn. O Sol e a Lua são, portanto, por assim dizer, representantes materialmente potentes das ideias puramente Espirituais de Liṅgaṃ e Yoni. Isso, de fato, dá a chave para o livro. O caractere chinês que significa Yì Jīng é composto pelos caracteres do Sol e da Lua.

As mudanças descritas neste Livro das Mudanças são alterações produzidas pela interação do Sol e da Lua. Todo fenômeno sendo um ato de amor sob vontade, podemos perceber como os chineses consideraram esta questão. Tudo o que acontecia era o resultado de alguma interação dos princípios solar e lunar.

Existem, porém, mais quatro Bāguà; mas estes não podem ser equilibrados como Liṅgaṃ e Yoni, ou como o Sol e a Lua. Eles possuem uma mancha definitiva de imperfeição, e correspondem precisamente aos “quatro elementos” da filosofia cabalística. Ao atribuir estes, somos auxiliados consideravelmente pelo efeito pictórico. O trigrama Xùn ☴ sugere a atmosfera abaixo do abismo indissolúvel do Céu. Duì, Água ☱, sugere uma onda sobre o abismo indissolúvel do fundo do mar. Zhèn, Fogo ☳, sugere as chamas ascendentes tremulantes sobre a lareira; e Gèn ☶, lembra-nos da Terra sobre o núcleo derretido.

Isso, é claro, é muito vago; mas é muito chinês. Felizmente, não dependemos inteiramente da tradição, porque quando colocamos estas onze figuras sobre a Árvore da Vida, descobrimos não apenas um equilíbrio absoluto nelas mesmas, como também uma perfeita correspondência com as atribuições tradicionais das Sephiroth.

Aleister Crowley,
Londres, Inglaterra, 1937.

Introdução

“O Yì Jīng é matemático e filosófico na forma. Sua estrutura é cognata à da Cabala; o instrumento em si é simples, e cinco minutos são o suficiente para obter uma resposta bastante detalhada para qualquer questão exceto as mais obscuras”. – To Mega Therion

O Dào

1. O Dào se concentra sobre Kether como um ponto.

2. O Dào se dirige para dentro de Chokmah e se torna a Força Masculina. Ele é chamado de Yáng, e é simbolizado por uma Linha Sólida.

3. O Dào se expande em Binah e se torna a Força Feminina. Ela é chamada de Yīn, e é simbolizada por uma Linha Quebrada.

4. Estes três: Dào, Yáng e Yīn, produzem o céu e a terra, e tudo contido ali.

O Instrumento

0. O Dào é a fonte do Yì Jīng, assim como de tudo.

1. Tu obterás 6 moedas chinesas. Cinco devem ser de um metal e a sexta de outro.

Um lado tu chamarás Yáng, e o outro Yīn (Cara e Coroa).

2. Estas moedas devem ser mantidas enroladas em um pano preto, e nenhum outro deve pôr suas mãos nelas. Pois elas inflam com a tua aura, quando utilizados com sinceridade e repetição.

3. Não tens moedas? Seis varetas servirão. Pinta um lado sólido e o outro partido. Uma das seis é especial; Ela deve ser tornada única pela pintura de uma das pontas em ambos os lados. Cuida de tuas varetas como se fossem as moedas.

O Método

4. Quando surgir uma situação em tua mente, onde tu consultarias um oráculo, faze assim: vá e pega as tuas moedas ou varetas.

5. Vira-te para o leste; e limpa tua mente, de modo que nenhum pensamento se intrometerá.

6. Invoca o deus que quiserdes; enchendo-te com pura luz, e elevando tua mente a uma imagem fixa da situação sobre a qual perguntas.

7. Em seguida, joga delicadamente tuas varetas ou moedas em direção ao Leste; elas cairão em determinado padrão que tu arranjarás em um Hexagrama – a unidade da Divinação deste livro: o Yì Jīng.

O Hexagrama

8. Um Hexagrama é composto por seis linhas; cada linha sendo Yáng ou Yīn. A vareta ou moeda especial é chamada de “Linha Móvel”.

9. Cada linha do Hexagrama é numerada: A linha mais próxima de ti é a número Um; enquanto que a mais distante é a número Seis.

Um Exemplo

10. Tu te concentraste sobre a tua situação, e as tuas varetas caíram assim:

  • Linha 6 – Yáng (uma linha sólida)
  • Linha 5 – Yáng (uma linha sólida)
  • Linha 4 – Yáng (uma linha sólida)
  • Linha 3 – Yáng (uma linha sólida)
  • Linha 2 – Yīn (uma linha quebrada)
  • Linha 1 – Yīn (uma linha quebrada)

A linha móvel está na linha 2.

11. O Hexagrama ficará assim:

12. Observa que o Hexagrama é dividido em dois Trigramas: Um Trigrama superior e um Trigrama inferior.

Interpretação

13. Pegando a tua Chave, que está neste livro: tu procurarás o Trigrama superior ao longo do topo dos quadrados. Em seguida, localiza o Trigrama inferior à esquerda do diagrama.

14. Siga os Trigramas ao centro da Chave – Eis o número 33.

15. Então, tu lerás o Hexagrama Trinta-e-três neste Livro: o Yì Jīng.

16. As duas primeiras linhas referem-se ao Hexagrama como um todo, mostrando-te o sentido da questão.

17. Em seguida, aparece um poema de seis linhas. A primeira linha deste poema pertence à linha número Um no Hexagrama. A última linha do poema é para a de número Seis (a mais distante de ti).

18. A Linha Móvel (neste caso a número Dois) é a linha específica que pertence à tua situação: tua resposta do Dào.

19. Se tu não entenderes, e ficares desnorteado por dúvidas e perguntas sobre as Forças da Divinação: tu podes consultar o Magick, onde o Mestre Therion discursou sobre o assunto por seu entendimento do Dào.

ABRAHADABRA

1
O Hexagrama Qián
[voltar para o índice]

Liṅgaṃ de Liṅgaṃ
Phalle + Phalle

Originário do termo grande,
Perfurante, vantajoso, correto e firme.

O dragão se esconde; não é hora de atos.
O dragão está no campo: agora faze o teu pacto.
Sede ativo, vigilante, tendo cuidado e tato.
Uma cachoeira jorrando; o dragão dá um salto.
O dragão atravessa os céus no ritmo exato.
Não excedas, dragão; para que tua força não reaja.

Se toda esta hoste celestial de Dragões desprovesse
De suas cabeças, a sorte se tornaria um fato.

2
O Hexagrama Kūn
[voltar para o índice]

Yoni de Yoni
Kteis + Kteis

Grande, originário, correto e justo,
Penetrante e útil, firme como na égua.
Se o homem verdadeiro se mover, seus pés se desgarrarão;
Para ele, seguir é seu caminho correto.

Granizo: o gelo mais forte aos poucos cai.
Reta, quadrada e grande, a vantagem sempre nos recai.
Continua, mas a virtude magistral não ostentes.
Eis um saco seguro quando uma boa amarradura se dá.
Eis a sela amarela; que boa fortuna nos traz!
Ouro, sangue e pórfiro: os dragões a lutar.

Corrige e firma tua conduta, tu espiarás
Como os eventos ocorrem vantajosamente.

3
O Hexagrama Zhūn
[voltar para o índice]

Lua de Fogo
Sol + Kteis

Firme, correto; isso evidencia um grande progresso
E vantagem de nomear príncipes feudais.

Pouco avanço e difícil; mantenha teu lugar correto.
Angústia, recuo; não temas, um amigo está próximo.
Perdido na floresta, não busques um veado para caçar.
Recuando, procura teu companheiro; com ele, mira alto.
Dispensa os ricos favores como os teus amigos esperam.
Teus cavalos fogem; derramam-se lágrimas de agonia.

4
O Hexagrama Méng
[voltar para o índice]

Terra de Lua
Kteis + Sol

Inexperiência; que eles vejam o sábio.
Uma vez – ganha seu sorriso; duas – excitará sua raiva.

Corrige-o uma vez para libertar; duas vezes? Deixe-o ir!
Trata os tolos e as mulheres gentilmente, eles têm sua utilidade.
Não cases com mulheres vagas, elas só conhecem dinheiro.
Correntes prendem o ignorante, e os sofrimentos fluem.
No entanto – o grande tolo: o bem da Simplicidade brilha!
Proteja os ignorantes de todos os abusos!

5
O Hexagrama Xū
[voltar para o índice]

Lua de Liṅgaṃ
Phalle + Fogo

Paciência; sede sincero; o sucesso brilhará;
Firmeza traz fortuna, tu podes atravessar o rio.

Esperai, constante, na fronteira da terra.
Esperai, caluniado, pela areia das torrentes da montanha.
Ah! escapa de seu lodo, ou a injúria está próxima.
Espera quieto, em meio ao sangue. Corra para fora da caverna;
Espera quieto, no festival – ó firmemente parado.
Três convidados vêm ajudar; cumprimenta-os com cortesia.

6
O Hexagrama Sòng
[voltar para o índice]

Liṅgaṃ de Lua
Terra + Phalle

Conflito: acautela-te; não busques o extremo.
Procura a ajuda de amigos, e não atravesses o rio.

Não perpetues conflito, embora estejas injuriado.
Superado, te retira; que o esconderijo seja teu amigo.
Mantenha o teu lugar, mas não clame glória agora.
Superado, reflita sobre o estudo da lei do céu.
Agora, com grande fortuna ao teu lado, combata;
Vitorioso, o fruto é amargo no final.

7
O Hexagrama Shī
[voltar para o índice]

Yoni de Lua
Kteis + Fogo

Exércitos; tudo depende do sábio,
Sua experiência madura e a idade de sua sabedoria.

Observa bem as regras da estratégia marcial.
Chefe do exército, o teu rei confere o cargo.
Conselho dividido – ineficiência.
Recuar não é um erro se for necessário.
Procura e destrua a má fé e a revolta.
Mas encontra bons homens para cargos de dignidade.

8
O Hexagrama Bǐ
[voltar para o índice]

Lua de Yoni
Terra + Kteis

União. Primeiro examinai, tu estás certo?
Então os inquietos se juntam a ti; a do empenho do preguiçoso.

Sinceridade de união é a chave;
Da mente mais profunda sa a verdadeira unidade.
Não te unas com a iniquidade do indigno:
Há alguém além de ti que anseia por ti.
Sustenta bem a tua torre sobre o poder do povo!
Erraste o teu primeiro passo? Tu verás desastre.

9
O Hexagrama Xiǎo Chù
[voltar para o índice]

小畜

Ar de Liṅgaṃ
Phalle + Sol

Mostra pequena retenção. Daí sucesso rápido.
As nuvens prometem; mas nós pedimos pela felicidade da chuva.

Enganado? Retorna e segue o teu o próprio plano!
Por verdadeira atração distribua tua amplitude estrelada.
Raiva no casamento ou um carro com defeito!
Ao sangue e desgraça, a sinceridade ordena que partam.
Sinceridade: aqui está a ajuda de todo o clã.
Quem ganha demais pode perder; repousa, Ó homem!

10
O Hexagrama Lǚ
[voltar para o índice]

Liṅgaṃ de Água
Sol + Phalle

Lǚ é o trilhar do caminho que é certo;
Caminha sobre a cauda do Tigre; ele não morderá.

Siga o Caminho do correto que te é familiar;
Reto e fácil anda o anacoreta.
Aprenda a vaidade, o blefe do bravo, para fugir;
Pisa na cauda do tigre; mas cuidado com seu rancor;
Firme, resoluta – embora perigosa a tua situação;
Examina bem o augúrio do voo.

11
O Hexagrama Tài
[voltar para o índice]

Yoni de Liṅgaṃ
Água + Fogo

A devida ordem das coisas; nós vemos, em suma,
Boa sorte; pequenas coisas vão, e grandes coisas vêm.

Puxa um galho; e os outros o seguem.
Busca paciência, autoconfiança, amor e perspicácia.
Embora todas as coisas mudem, regozija-te; pois essa é a ordem.
Chama amigos para ajudar-te, eles podem te salvar.
Lembra-te do que Dìyǐ achava correto e verdadeiro.
A cidade está arruinada; há pouco que tu possas fazer.

12
O Hexagrama Pǐ
[voltar para o índice]

Liṅgaṃ de Yoni
Terra + Ar

Tudo é transtorno no órgano.
Vemos o grande partir, e o pequeno vir.

Mais uma vez um galho puxado também traz os outros.
A paciência, a obediência, a aptidão, constroem de novo.
A vergonha esconde teu propósito de tua própria visão correta.
Aja corretamente; camaradas virão adorar-te e admirar-te.
Restaurando todas as coisas, murmura “Podemos errar!”
A escuridão passa; a luz irrompe de baixo.

13
O Hexagrama Tóng Rén
[voltar para o índice]

同人

Liṅgaṃ de Sol
Phalle + Ar

A união dos homens; em toda parte o clã!
Atravessa então o rio, tu, homem firme e superior!

Aqui primeiro o mestre se levanta de seu portão.
Ele bem deve fugir das preocupações da família.
Escondido, mas atento, a hora certa aguarda;
Esteja pronto para atacar, mas não tentes o destino.
Das lágrimas ao riso, a vitória coroa o teu estado.
Até mesmo nos subúrbios os homens te chamam de grande.

14
O Hexagrama Dà Yǒu
[voltar para o índice]

大有

Sol de Liṅgaṃ
Água + Phalle

Grandes posses; a riqueza é uma bruxa,
Em cujo caldeirão borbulha o sucesso.

Dirija livre de erros, visualiza a tua estrada clara.
Vede: a grande carroça com sua carga dourada.
O grande príncipe mostrou seu dever ao filho do céu.
Mas guarda os recursos como guarda sua crapaudina um sapo.
A sinceridade é correspondida pela majestade.
De todas as formas a bênção do céu transbordou!

15
O Hexagrama Qiān
[voltar para o índice]

Yoni de Terra
Lua + Kteis

Usa a humildade, esse é o fermento da panificação.
Um homem pode vencer em toda tarefa.

Aumenta as humildades; assim abre o caminho:
Uma vez reconhecida, quem negará?
O mérito reconhecido herdará o sucesso.
Cresça mais verdadeiramente humilde a cada dia.
Assim, todos os teus vizinhos em tua causa formam tropa.
Usa a força – mas somente sobre tua presa adequada.

16
O Hexagrama Yù
[voltar para o índice]

Fogo de Yoni
Kteis + Lua

A satisfação se espalha por todas as tuas praias.
Nomeia teus príncipes, e envia as tuas hostes!

Não te gabes do prazer: ali espreita a queda.
Sê firme, com a previsão toda a tua alma brilha.
Não presumas; compreenda – o que veio pode partir!
Irradia a felicidade, chama os amigos para do sucesso partilhar.
Não cries um hábito; a alegria é tão enfadonha quanto a dor.
Ó! Pensa mais profundamente; a mudança é o lance da sabedoria.

17
O Hexagrama Suí
[voltar para o índice]

Água de Fogo
Sol + Lua

Segue imediatamente, mas verifica que ao seguir
És firme, inabalável e correto.

Mudando tua busca, procura amigos além do teu portão.
Dever-se-ia deixar o velho, e seguir um jovem garoto?
Mais sabiamente deixa a juventude, e emprega a perspicácia da idade.
Os aderentes feridos; assegura-te de que teu caminho é correto.
Segue toda a excelência a passos ansiosos.
O rei sincero pode sacrificar com alegria.

18
O Hexagrama Gǔ
[voltar para o índice]

Terra de Ar
Lua + Sol

Serviço. Tu podes atravessar o rio, sem dúvidas,
Se tu cogitaste completamente o teu propósito.

Bom filho, conserta a debilidade de teu progenitor;
Sê gentil com a fragilidade de tua mãe, filho.
Sim, corrija os problemas de teu pai, cada um.
Contenha o teu curso; contempla-os com indulgência.
Assim ganhe o elogio de tua utilidade.
Faze o que tu queres, tu mesmo, escravo de ninguém!

19
O Hexagrama Lín
[voltar para o índice]

Yoni de Água
Fogo + Fogo

Grande: aqui há progresso e sucesso para firmar
A retidão; mas – mais problemas no final!

Agora com teu companheiro força firmemente o passo:
Avança com ele – a aliança ganha a corrida.
Sê cauteloso, ou o avanço pode levar-te ao erro.
Segue adiante somente da maneira mais nobre.
Grandes governantes necessitam de grande sabedoria todo dia.
Honesto, generoso, atraia o raio da fortuna!

20
O Hexagrama Guān
[voltar para o índice]

Ar de Yoni
Terra + Terra

Manifestando, contemplando; busca
Ser sincero, puro, justo, digno.

Impensado e juvenil: tu pouco verás!
Espia pela tua porta — a modéstia de uma mulher.
Considera o teu curso inteiro insistentemente.
O bem-estar resoluto do estado, procura a ajuda da majestade.
Considera o curso da tua vida, a fim de que a ação não erre,
E critica o verdadeiro caráter da tua alma.

21
O Hexagrama Shì Kè
[voltar para o índice]

噬嗑

Sol de Fogo
Fogo + Ar

União por mordida, aqui o sucesso
Vem através do uso adequado do estresse legal.

Interrompa o crime; dedos aparados, ponha os pés sobre bens;
Senão – a carne e o nariz devem ser mordidos e arrancados.
Rápido, ou a carne seca te dá o dobro de trabalho!
Roa, roa, te comprometa antes que o portão abra.
Roa: o ouro recompensa a precaução firme e verdadeira.
Ou, por último, a canga — as orelhas cortadas, o destino zomba.

22
O Hexagrama Bì
[voltar para o índice]

Terra de Sol
Água + Terra

Ornamento; de fato deve ter um curso livre.
Mas — em seu lugar: não deveria assumir a liderança.

Decora teus pés, e não necessites de cavalos.
Decora tua barba, pois a dignidade é devida.
Decora, busca firme retidão em teus caminhos.
A cavalo, alado, deseja o honesto e o verdadeiro!
Apesar de pobre, suburbano, há bom trabalho a fazer.
Vestida em branco puro, tua força é simplicidade.

23
O Hexagrama Bō
[voltar para o índice]

Terra de Yoni
Kteis + Terra

Queda; derrubada, quando as coisas tremem,
Agitá-las mais é um erro.

Fere as pernas da poltrona, em breve tudo se irá;
Prejudica a sua estrutura, logo haverá queda total.
Destrói, quando necessário for — não mostrará a sabedoria?
A poltrona destruída, seu ocupante tem desgraça.
Sê leal, ajuda os teus semelhantes; tudo está incandescente.
Isso te deixará corajoso; o homem pequeno cava a própria sepultura.

24
O Hexagrama Fù
[voltar para o índice]

Yoni de Fogo
Fogo + Kteis

Retorno; tu estás livre para ir e vir.
Amigos ajudam; agora mova-te com confiança ardente.

Corrija as pequenas tolices – procura as maravilhas da sorte!
Errastes? Retorna e toma o caminho adequado.
Retorna, retorna; e não te desvies mais!
Retorna, embora todos os teus companheiros te digam que não.
Retorna nobremente – o mestre do dia!
Mas erro em cima de erro – o diabo para pagar.

25
O Hexagrama Wú Wàng
[voltar para o índice]

無妄

Liṅgaṃ de Fogo
Sol e Ar

Sinceridade e prudência; esplêndido
Se nestes assuntos tu não ofendestes.

Livre de toda insinceridade, prossegue!
Muito bem, se tu colherdes sem nunca usar arado!
No entanto – a inocência frequentemente tem a marca da culpa.
Firmeza, retidão; estes propõem que a desgraça caia fora.
O bom homem doente? Ele não precisa de nenhum médico respeitado.
Chegou a hora em que o livro do silêncio é o melhor para decorar.

26
O Hexagrama Dà Chù
[voltar para o índice]

大畜

Terra de Liṅgaṃ
Água + Sol

O grande acúmulo; abandona
Tua virtude privada quando o estado precisar dela.

Perigo; não te movas, mas olha para dentro de teu coração.
Então, com o devido cuidado, esteja pronto para o início.
Agora, com o cavalo bom, bem treinado, faze bem a tua parte!
Bloqueia mesmo os chifres do jovem touro; é mais seguro assim.
Castra o javali – ele mostrará seus dentes delicadamente.
Então governa as estrelas – a boa sorte ajudará na tua arte!

27
O Hexagrama Yí
[voltar para o índice]

Terra de Fogo
Fogo + Terra

Nutrição; o assunto e o modo,
Demandam que o pensamento indique o caminho.

Te satisfaça; senão – como teu queixo deverá tremer!
Não olha nem para baixo nem para cima, dizem os sábios.
Malnutrida, a ação significa apenas tumulto.
Mas veja! Abaixo de ti balbuciam as presas do tigre.
Método inadequado? Permaneça firme e cauteloso!
Mas tu, que nutristes tudo, podes atravessar o rio.

28
O Hexagrama Dà Guò
[voltar para o índice]

大過

Água de Ar
Ar + Água

Uma viga enfraquecida está sob tensão.
Mover-se de qualquer maneira invoca sucesso.

Ponha tapetes para as coisas resolvidas; então as falhas são poucas!
O salgueiro morto produz ramos; o velho cortejando a esposa jovem.
A viga está fraca; o destino está ocupado com a fermentação.
A viga se curva – a lealdade fez a junção.
Flores de salgueiro mortas; jovens homens atrás da velha esposa!
Corajoso atravessa, tua cabeça está molhada – mas foste verdadeiro!

29
O Hexagrama Kǎn
[voltar para o índice]

Lua de Lua
Terra + Fogo

Desfiladeiro, caverna, poço: em tempos de perigo
Não faça da sinceridade um ato estranho.

Desfiladeiro dentro de desfiladeiro, então a caverna – não vá!
Não envolvas mais profundamente teu caso perigoso!
Perigo por todo lado – aquietar-se é a demonstração mais afortunada!
Instruindo reis, demonstra a mais humilde prudência!
Sê paciente, o tempo traz a ordem com ritmo grave.
Amarrado e atormentado, desnorteado também? Que desgraça!

30
O Hexagrama Lí
[voltar para o índice]

Sol de Sol
Água + Ar

Sol; apego. Seja teu caminho tanto dócil
Quanto firme – e então veja a sorte sorrir.

Confuso no começo? Que a reverência se torne amiga.
Aqui está a fortuna – estabelecida corretamente e vestida de amarelo.
Aceita tuas desgraças com ânimo, ou o pior comparecerá.
Precipitação – que vergonha! Assim o fogo e a morte descendem.
A sorte vem em teu auxílio, a melancolia segue!
Na vitória sê justo – um fim nobre.

31
O Hexagrama Xián
[voltar para o índice]

Água de Terra
Ar + Lua

Influência mútua; a boa sorte abençoa
A retidão firme do homem com a maré, o sucesso!

Quererias andar? Só mover teus dedos é uma falha;
Apenas as panturrilhas? Certamente seria melhor retroceder.
Também a coxa? Te agarras aos líderes? Tu te arrependerás disso.
Plano incerto? Apenas teus amigos o seguem.
Mas encolha teus ombros! Deus verá isso alegremente.
Então não mexas a tua língua, nem abras tua mandíbula!

32
O Hexagrama Héng
[voltar para o índice]

Fogo de Ar
Lua + Água

Pela persistência grandes impérios são construídos.
Não existe lei além de faze o que tu queres.

A ânsia de resultado arruína a vontade em todos os sentidos;
Mas o propósito decidido atravessa o imenso abismo.
Mantenha a tua virtude – não dê atenção às críticas;
Não busques recompensas; teu trabalho seja sua própria crisma,
O amor da paixão vence, onde o ativo perde, briga;
E esforços violentos terminam em decadência rápida.

33
O Hexagrama Dùn
[voltar para o índice]

Liṅgaṃ de Terra
Ar + Ar

Uma retirada. Embora tua força esteja exausta,
Um recuo hábil domina o evento!

Perigo: retira-te; fica quieto – apesar de que ainda apareça a cauda.
Mesmo assim, sutilmente agarra com firmeza teu propósito.
Generoso com aqueles que te prendem; odeia a ira deles;
Apesar da vontade deles, o grande tem a esperteza de se retirar.
Recua em ordem – até mesmo os deuses admiram.
Recua com dignidade – reacenda o fogo.

34
O Hexagrama Dà Zhuàng
[voltar para o índice]

大壯

Fogo de Liṅgaṃ
Água + Água

Grande força. Sê firme e autoconfiante;
Mas – tirano para usá-la como um gigante!

Mantenha firme teus pés, mas ainda não te atrevas a te mover!
Tua retidão firme exerce e prova.
Cercas enredam carneiros que cegamente empurram.
A força falha em forçar algumas portas que se abrem para o amor.
Teu propósito conquistado, relaxa – nem assim esgota teu coração;
Depois de enlaçado, a melhor chance é – saber que assim está!

35
O Hexagrama Jìn
[voltar para o índice]

Sol de Yoni
Kteis + Ar

Avançar – quando tu conquistares a tranquilidade das pessoas,
Teu senhor te dará presentes e dignidades.

Firme, paciente e generoso, espera teu dia!
Mova-te com pesar – do jeito da mãe real:
Assim começou a confiança – por que adiar?
Avança com discrição; a marmota ainda te guia;
Não busques sucesso, o jogo foi feito para ser jogado.
Usa o poder com precaução, ou cuida-te para não te arrepender!

36
O Hexagrama Míng Yí
[voltar para o índice]

明夷

Yoni de Sol
Água + Kteis

Inteligência gravemente ferida; reflete
Sobre a posição rigidamente correta.

Ferido? Abaixa tuas asas e jejua, enquanto os críticos te cercam.
Um cavalo pode salvar outro de coxa ferida.
Teu grande inimigo capturado, não sejas ansioso demais,
Escapa da noite pela propriedade da mente.
Pensa em como o Conde de Kî cumpriu seu destino!
Por fim a terra engole aquele que caminhou sobre o céu.

37
O Hexagrama Jiā Rén
[voltar para o índice]

家人

Ar de Sol
Phalle + Terra

A família: esta regra correta é sua base,
Que a esposa seja firme, correta, em seu próprio lugar.

Primeiramente, leis apropriadas são o necessário.
Governanta, sustenta a casa com modéstia!
Sê severo com a ociosidade e a tagarelice.
Assim a sorte ajuda a enriquecer a família.
Todos compartilham da sorte do rei generoso.
Sincero, majestoso, o final é brilhante.

38
O Hexagrama Kuí
[voltar para o índice]

Sol de Água
Fogo + Phalle

Tudo é desunião, a mãe do sofrimento;
Mas em pequenos assuntos pode haver sucesso.

Cavalos perdidos voltam; homens ruins podem tomar teu caminho;
Por acaso teu Senhor pode te encontrar – no atalho.
Confuso e castigado? Aguarda a anistia do tempo.
Sozinho em desunião? Amigos na estrada.
Junto com teu ministro, teu caminho está livre.
Porcos? Fantasmas? Inimigos? Não: avança no caminho do céu!

39
O Hexagrama Jiǎn
[voltar para o índice]

Lua de Terra
Ar + Kteis

Mera incompetência e debilidade; hora
Do grande homem te auxiliar na escalada.

O avanço acrescenta problemas; a quietude te ajuda agora.
Continua lutando, sem nenhum si para arruinar teu voto.
Não avances; busca novamente teu antigo clã!
Não avances; esteja unido com aqueles.
Luta! Amigos vêm para continuar o teu plano.
Não avances! Espera por ajuda do grande homem!

40
O Hexagrama Xiè
[voltar para o índice]

Fogo de Lua
Kteis + Água

Soltura; se tudo foi vencido; retorna e descansa.
Se a conquista for parcial, será melhor ação rápida.

Começa a desprender – deixa o caminho reto e claro.
Campos livres de raposas; encha a aljava dourada.
Indigentes a cavalo incitam o jogo dos bandidos.
Não te oponhas aos amigos que vêm para conceder.
Remova todo erro; então todos os homens possuirão tua influência.
O Príncipe deverá matar o falcão na muralha.

41
O Hexagrama Sǔn
[voltar para o índice]

Terra de Água
Fogo + Sol

Diminuição; sê sincero; o preço
Não é a medida do sacrifício.

Larga os negócios para ajudar os amigos, mesmo assim, cuidado!
Previna-te contra a ação; sê cauteloso com o dinheiro!
Três caminham, um se foi; um caminha, e encontra um Dois.
Pela amizade se vê as desgraças se tornando poucas.
Aqui estão os cascos de tartaruga de amigos honrados.
Prudente, embora afável, bem servido por poucos escolhidos.

42
O Hexagrama Yì
[voltar para o índice]

Ar de Fogo
Sol + Terra

Aumento; agora não é hora de sentar e tremer;
Mas sim de seguir em frente, até mesmo de atravessar o rio.

O sucesso justifica a ousadia; encara o teu destino;
Bons presságios e verdadeira virtude reunidos, empreenda.
O ruim desemboca no bom, para aquele que trilha o caminho;
Até mesmo remover a capital ele poderá.
Que todos os homens partilhem de tua propriedade aumentada!
Pelos distúrbios da alma os reinos se desintegram.

43
O Hexagrama Guài
[voltar para o índice]

Água de Liṅgaṃ
Phalle + Água

Desligamento; desprazer; enfrenta teu inimigo;
Mas mostra a devida relutância em agir assim.

Prepara bem os teus planos antes que a marcha comece.
Busca amigos leais e não tenhas medo das armadilhas.
Luta sozinho; a coragem persistente vence.
Derrotado, aquiesça – sorrisos conquistam risadas.
Desarraiga homens pequenos como inço – faze couro de suas peles;
Cortado ele está – e maligno seu fim será!

44
O Hexagrama Gòu
[voltar para o índice]

Liṅgaṃ de Ar
Ar + Phalle

Subitamente encontrando – eis
Uma mulher – não se cases com ela que é destemida.

Mantenha estupidez fraca – ou trarás melancolia!
Aqui está o peixe – mas não pede a pessoas suspeitas para comer!
Derrotado, sim; mas sem comer com os porcos!
Nenhum peixe – pois tu te misturaste com ladrões, na pena.
Oculta tuas virtudes – as adegas amadurecem o vinho;
Mas os eremitas perdem as coisas humanas pelas divinas.

45
O Hexagrama Cuì
[voltar para o índice]

Água de Yoni
Terra + Lua

Acúmulo; conserta o relicário
E sacrifica as maiores vitórias ali!

Sozinho, estás indefeso; chama teu aliado certo;
Com ele, até mesmo pequenas orações obtém resposta rápida do céu.
Desnorteado, todavia se esforçando, tu deixarás de suspirar.
O sucesso justifica a ousadia; lembra
Então, de ser correto e firme na virtude!
Chora por causa da tua solidão – mas continua mirando alto!

46
O Hexagrama Shēng
[voltar para o índice]

Yoni de Ar
Lua + Fogo

A ascensão; busca o sublime!
Sim, no Sul reverencia o sol!

Torna-te bem-vindo pelo grande; aspira a coisas altas!
Pequenos presentes são adoçados por boa vontade sincera.
Mas cidades vazias – és tu destemido para preenchê-las?
O rei recompensa tua sinceridade verdadeira;
Suba as escadas com dignidade apropriada.
Mantenha firme retidão, no entanto cega o silencioso céu!

47
O Hexagrama Kùn
[voltar para o índice]

Água de Lua
Terra + Água

Restringido e aflito; o grande homem age.
Mas a retórica de longe é retirada dos fatos.

Nádegas nuas – tronco de árvore – vale – as esperanças se vão.
Rei envergonhado, aquieta-te e sê sincero!
Pedras, espinhos – chega em casa, e não encontras tua mulher.
Mesmo com amigos o percurso é difícil de se seguir.
Rebelião? A honestidade não tem nada a temer.
Amarrado? No limite? Arrepende-te e segue teu caminho!

48
O Hexagrama Jǐng
[voltar para o índice]

Lua de Ar
Ar + Fogo

Poço; a fonte comum do acréscimo.
Se mantida com cuidado, suas virtudes nunca cessam.

Enlameado ou seco, que uso tem? Cuidado com a decadência.
Furado? Por vergonha: o trabalhador é desonrado.
Limpo, mas não utilizado; quão insensato é o desperdício.
Bem isolado e enterrado, quão nobre a exibição.
Venha beber a água – fria, cristalina, casta.
Aqui até a borda ela borbulha – segue teu caminho!

49
O Hexagrama Gé
[voltar para o índice]

Água de Sol
Phalle + Lua

Mudança; os homens duvidam até que sua estupidez vê
A mudança que a sabedoria pode prever com facilidade.

Primeiro; tu estás amarrado com tiras de couro amarelo.
Então espera um pouco, o tempo é teu amigo.
A pressa pode arruinar tudo; discuta os teus planos não tentados.
Primeiro obtenha a confiança dos homens; depois monta e cavalga!
Rápido como um tigre – com o Yî como guia!
Confirma tua mudança com firme sinceridade.

50
O Hexagrama Dǐng
[voltar para o índice]

Sol de Ar
Lua + Phalle

Caldeirão; é firme seu auspício; podemos supor
Realização, progresso e sucesso.

Vira as panelas imundas; tua meretriz ganha o salário de mãe.
Antes de comeres, coloca guardas ao redor da tua mesa!
O fracasso desaprova se não fores justo.
Então deverias ter vergonha; o teu caso é lamentável.
O ouro ornamenta a sinceridade firme do homem.
E os anéis de jade atestam sua honra!

51
O Hexagrama Zhèn
[voltar para o índice]

Fogo de Fogo
Fogo + Lua

Fogo: cuidado, mas sorria com o semblante divino!
Não deixes que nada te assuste e te faça derramar o vinho!

Aqui há problema; vigia os teus caminhos, mas bebe o teu vinho!
Toma terreno elevado; a maré baixará e vazará.
Perturbado? O perigo pode te ensinar a ir baixo.
Combata fogo com fogo, ou afunda de costas na lama.
Problemas significam lucros para os homens que sabem.
Cuidado! Antecipa a ação do inimigo.

52
O Hexagrama Gèn
[voltar para o índice]

Terra de Terra
Lua + Terra

Terra; mantenha o silêncio como tua coluna; não vejas nada
Ao teu redor! Assim a seda da sabedoria é tecida.

Mantenha teus pés firmes; agora seja o repouso tua lei.
Tuas pernas – seria ruim avançá-las ou retirá-las.
Se os quadris se movem, o coração está suscetível à perturbação.
Mantenha quietas as inquietações do teu corpo, recruta,
E, pelo amor dos céus, segura a tua língua!
A fortuna toma conta de quem persevera em quietude.

53
O Hexagrama Jiàn
[voltar para o índice]

Ar de Terra
Ar + Terra

Progresso gradual: seja tua carruagem correta e firme,
Sugestiva do casamento digno de uma senhorita.

Gansos selvagens se aproximam da margem – voam com cuidado!
Eles chegam às rochas – e pastam com alegria.
Planícies secas cruzam – isso requer uma asa vigorosa;
Eles alcançam as árvores, e descansam, mas não muito alto.
Finalmente eles conquistam o objetivo da viagem:
Em amplas altitudes ver suas penas cintilando.

54
O Hexagrama Guī Mèi
[voltar para o índice]

歸妹

Fogo de Água
Ar + Água

Dar primeiro filhas mais novas – percurso ruim.
Não comeces com a carroça na frente dos bois.

Vão, vós, aleijados! Eu segurarei suas muletas.
Cego de um olho? Sê tão casto quanto uma viúva!
Agora, irmãs mais novas, há limpeza a ser feita;
Melhor adiar o enlace matrimonial!
Pensa novamente em Dìyǐ e suas irmãs!
Nenhuma carne na boca, e nenhum feijão na sopa!

55
O Hexagrama Fēng
[voltar para o índice]

Fogo de Sol
Água + Lua

Grande, abundante; a noite de precaução agora acabou.
Derrama tua glória como o sol do meio-dia.

Primeiro encontra teu companheiro, então multiplica a tua força.
Sê humildemente fiel na obscuridade;
Não deixes teus acidentes perturbarem teu curso.
A escuridão como parceiro – os homens! É a fonte da fortuna.
Então, chama os membros de habilidade do clã!
Mas o orgulho e a insolência assassinam a majestade.

56
O Hexagrama Lǚ
[voltar para o índice]

Sol de Terra
Lua + Ar

Estrangeiros. Conduta correta e firme pode desvendar
A maioria das confusões ligadas a viajar.

Os homens miseráveis por labuta serviçal aumentam sua aflição;
Bem alojados, servidos, homens endinheirados seguem mais fácil.
Sua casa em chamas, seus servos fugiram, cuidado com o perigo.
Embora rico, armado, descansado, mesmo assim põe um vigia!
Boas maneiras, discrição com a aventura;
Enquanto que a arrogância e a violência ferem o estrangeiro.

57
O Hexagrama Xùn
[voltar para o índice]

Ar de Ar
Ar + Sol

Madeira, vento; percebas sua sutilmente suave persistência!
Facilidade elástica, a linha da menor resistência.

Fraco de propósito, aprenda o jeito do soldado.
Pede humildemente aos deuses que guiem o teu curso!
Excesso violento de esforços gera remorso.
Amplas premeditações e táticas astutas te prometem a presa.
Com firmeza, movimentos fáceis aplicam a tua força.
Medo, indecisão, drenam o último recurso.

58
O Hexagrama Duì
[voltar para o índice]

Água de Água
Sol + Água

Águas calmas podem correr profundas e livres;
Não confundas negligência com filosofia!

Apazigua-te, harmonioso em tua esfera!
Tua vontade única, o mais completamente sincera!
Não desvies quando os prazeres sedutores cortejarem!
Procura bem em ti mesmo para tornar o teu propósito claro.
Clientes muito confiantes podem pagar caro demais.
É prazeroso ser o capitão de tua equipe!

59
O Hexagrama Huàn
[voltar para o índice]

Ar de Lua
Terra + Sol

Dispersão; no mundo dos tolos.
O homem da realeza permanece firme, divide e governa.

Alguém precisa de um cavalo no conflito das multidões do mundo;
Alguém precisa de um refúgio, um plano astuto e seguro.
Devemos ter golpes, e não nos importarmos com eles, na briga.
Dispersa a multidão, então escolha a tropa seleta.
Comanda a multidão, e encha suas barrigas, homem!
O bom fim esquece o quão mal começou.

60
O Hexagrama Jié
[voltar para o índice]

Lua de Água
Sol + Fogo

Regras. Quem pode viver sem elas?
Mas não muitas, para que os homens não as desrespeitem!

Não saias da tua casa para intrometer-te no estado;
Mas ponha boa ordem ainda dentro do teu portão.
Tu podes te lamentar se as regras desobedecerdes.
Mas cumpra a lei e segue teu caminho pacífico.
Decreta tuas leis – suave, discreto, moderado;
Mas não maltrates os homens com opressão cruel!

61
O Hexagrama Zhōng Fú
[voltar para o índice]

中孚

Ar de Água
Sol + Sol

Sinceridade suprema; teu desejo cumprido.
Pois isso move até mesmo os porcos e peixes.

Confia em ti mesmo, repousa em tua própria esfera.
Mas dê as boas-vindas e retribua o bom banquete.
Um companheiro envolve vicissitudes que variam;
Viaja rápido quem viaja sozinho!
Os homens são mais leais aos homens mais sinceros;
Mas há o fracasso para o galo que voa alto no céu!

62
O Hexagrama Xiǎo Guò
[voltar para o índice]

小過

Fogo de Terra
Lua + Lua

Excedendo nas pequenas coisas, eu ouvi
Que voar alto demais é arriscado para o pássaro.

Por mais alado que sejas, não voa tão precipitadamente alto!
Não deixes que a busca egoísta ultrapasse a lealdade!
Os homens por imprudência pedem aos seus inimigos para atacar;
Tato e habilidade ajudam a prevalecer.
No alvo mais fácil, que tuas flechas voem!
A ambição desenfreada convida a calamidade.

63
O Hexagrama Jì Jì
[voltar para o índice]

既濟

Lua de Sol
Phalle + Kteis

Trabalho aperfeiçoado. A perfeição termina
Próxima às fronteiras de novos distúrbios.

Mantenha o sucesso; que se preste atenção às lições da história!
Alarmado? não te distraias ou fiques instável;
Coloca em cada iniciativa toda a força necessária!
Para o primeiro rombo, vigilante e pronto.
Pequenas obras forjadas sabiamente são mais certamente prósperas;
A violência imprudente se afoga no redemoinho do desastre sombrio.

64
O Hexagrama Wèi Jì
[voltar para o índice]

未濟

Sol de Lua
Kteis + Phalle

䷿

Trabalho arruinado! Ah, quase atravessaste
O rio! Erra o passo uma vez, e tudo estará perdido!

A tua força é proporcional à tua tarefa? senão não tentes;
Recua frente a adversidades devastadoras.
Ao cisco do mundo a alegria dos teus olhos não se aplica!
Guerreia paciente por períodos persistentes.
Assim conquista a riqueza, a fama e a chama que não morre;
Magistral, modesto, festeja com os deuses!

A Árvore da Vida

A árvore da vida é uma representação simbólica do universo.

Originalmente, ela era a Chave dos mistérios exotéricos do Tarô e da Cabala.

É uma Chave universal para comparar as aparentemente variadas filosofias de todos os países e raças.

Somente recentemente os Trigramas do Yì Jīng encontraram lugar em sua estrutura; abrindo assim novos canais de pensamento nos mistérios da Sabedoria Oriental.

Árvore da Vida com os Trigramas, o Yin, o Yang e o Dao-De.


Traduzido por Alan Willms em 8 de outubro de 2011. Revisado em julho de 2018.

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca