Arcadia Academia

Este artigo é um capítulo de Liber Zelotes

Liber “Zelotes” faz parte da trilogia com Liber “Adeptus” e Liber “Magistri”. “Zelotes” no geral descreve o significado e as práticas da A∴A∴, “Adeptus” trata da “Ordo Thelema”, e “Magistri” é uma coletânea dos Livros Sagrados de Thelema com comentários.

.
Leia em 5 min.

Arcadia Academia

O superior está ao menos um grau acima do aspirante e em teoria é capaz de reconhecer o grau de iniciação de seu estudante. Depois de que certo número de consecuções são atingidas e confirmadas, o próprio aspirante pode comprometer-se em guiar um novo estudante. Enquanto Crowley estava vivo era claro quem estava no topo desta “pirâmide”, isto é, no início da corrente, mas mesmo assim não foi possível manter por completo uma interligação gradual de uma sequência inteira de magistas de “cima para baixo” na Árvore da Vida, que de certo modo, seria o ideal. Após sua morte, a situação mudou e vários de seus discípulos mais próximos continuaram a conduzir seus estudantes e todos enfileiraram uma nova “corrente” após eles, e até hoje ninguém se mostrou tão ilustre sobre os outros para ser reconhecido como um “líder” inviolável e autoridade única. Cada uma desses “Mestres” simplesmente, mas praticamente e solenemente, tornou-se um novo ramo em uma grande árvore, que cresce cada vez mais e mais.

Algumas dessas linhagens da A∴A∴ (como a maioria delas próprias se chamam) se anunciam através de suas chamadas Ordens “externas”, e algumas realmente tendem a manter uma boa parte de seu “estar em segredo”. Desde que Crowley insistiu sobre a privacidade e discrição e especialmente em não cobrar a adesão e a concessão da iniciação (isto é, confirmação da realização), é evidente que devemos ser cautelosos com os grupos que se opõe até mesmo a estes simples princípios. No entanto, o verdadeiro Trabalho é feito pelo próprio Aspirante. As respostas às perguntas frequentemente ocorrem quando o aluno é sábio o suficiente para formular a pergunta adequada; não há razão para esperar que algum Adepto apareça e facilite sua Grande Obra. Na verdade, isso não pode sequer acontecer, o Adepto só pode confirmar a sua consecução, não há quaisquer “iniciações” de grupo, literalmente “entrega”, “transferência” de conhecimento e consciência – neste trabalho você está sozinho com si próprio.

De fato, o sistema da A∴A∴ define o regime de estudo e trabalho com várias práticas. Você pode trabalhar e estudar através de qualquer sistema espiritual e dentro do esquema da A∴A∴ existem critérios distintamente definidos de sua consecução.

Há certo número de documentos que definem claramente a “estrutura”, classificação e todos os elementos necessários para que até mesmo alguém sem conexão “física” com algum “membro” possa tomar o caminho da A∴A∴ – pode-se dizer que, mais cedo ou mais tarde, alguém da A∴A∴ “por coincidência cruza o seu caminho para ver o que está havendo”. Agora podemos estabelecer os fundamentos:

O Estudante é estimulado a obter conhecimento geral de todos os sistemas de consecução. O Probacionista começa a trabalhar com as práticas que parecem adequadas e mantém registro diário detalhado das mesmas. O Neófito na verdade é um verdadeiro “Novato”, uma vez que ele passou a ordália da verdadeira aspiração ao Altíssimo e demonstrou dedicação e esforço que são pressupostos para uma base de todos os futuros trabalhos e consecuções. O Neófito explora as esferas sutis de seu ser, assim como os níveis astrais do universo. O Zelator lida intensamente com o controle de seu corpo físico e fluxos energéticos, praticando os elementos menores do Yoga. O Practicus demonstra competência de sua formação intelectual e do estudo da teoria de seu sistema espiritual. O Philosophus completa o seu treinamento moral e demonstra devoção à Ordem. O Dominus Liminis avança ainda mais nas práticas de Yoga, ou seja, as práticas adequadas para o controle da mente e da consciência. O Adeptus Minor (externo) realiza a sua Grande Obra e alcança o Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião. O Adeptus Minor Interno pratica certa “fórmula da Rosa e da Cruz”. O Adeptus Major obtém através de sua obra maiores Poderes, mas também uma maior responsabilidade. O Adeptus Exemptus se aperfeiçoa em todas as coisas que ele tem realizado até então. Dos graus acima destes (Magister Templi, Magus e Ipsissimus) não há necessidade de se falar no momento, mas é claro, eles representam as mais altas autoridades espirituais, que são os resultados das mais altas iniciações e consecuções.

A A∴A∴, através de seu “colégio externo” chamado “Golden Dawn”, dá ao aspirante uma determinada sequência de Juramentos com os quais se compromete e, assim, a Ordem trabalha de uma maneira inespecífica, levando o iniciado ao autoconhecimento e autocompreensão espiritual. Estes Juramentos são uma das poderosas ferramentas da Ordem, uma vez que eles (não só como Talismãs Mágicos) dão as pautas que apontam para o que deveria ser feito e realizado.

Um dos “nomes” da A∴A∴ é Academia da Arcádia, e o porquê – isso só pode ser claro para aqueles que chegam através de seu próprio Trabalho à Consecução do Conhecimento Espiritual.


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca