O que é Cabala?

Uma definição simples e direta.

.
Leia em 2 min.
Banner

O que é Cabala?

A Cabala é: —

(a) Uma linguagem adequada para descrever certas classes de fenômenos e para expressar certas classes de ideias que escapam à fraseologia normal. Você poderia muito bem se opor à terminologia técnica da química.

(b) Uma terminologia não-sectária e elástica por meio da qual é possível equiparar os processos mentais de pessoas aparentemente diversas devido à restrição imposta sobre elas pelas peculiaridades de suas expressões literárias. Você poderia muito bem se opor a um dicionário, ou a um tratado sobre religião comparada.

(c) Um sistema de simbolismo que permite que pensadores formulem suas ideias com precisão completa, e encontrem expressões simples para pensamentos complexos, especialmente aqueles que incluem ordens de concepção previamente desconectadas. Você poderia muito bem se opor a símbolos algébricos.

(d) Um instrumento para a interpretação de símbolos cujos significados se tornaram obscuros, esquecidos ou mal compreendidos através do estabelecimento de uma conexão necessária entre a essência das formas, sons, ideias simples (como um número) e seus equivalentes espirituais, morais ou intelectuais. Você poderia muito bem se opor à interpretação da arte antiga pela consideração da beleza como determinada por fatos fisiológicos.

(e) Um sistema de classificação de ideias uniformes de tal forma que permita que a mente aumente seu vocabulário de pensamentos e fatos através de sua organização e correlação. Você poderia muito bem se opor ao valor mnemônico da modificação arábica dos radicais das palavras.

(f) Um instrumento para proceder do conhecido para o desconhecido em princípios similares aos da matemática. Você poderia muito bem se opor à √-1, x⁴, etc.

(g) Um sistema de critérios pelos quais a verdade das correspondências possa ser testada com o objetivo de criticar novas descobertas à luz de sua coerência com o corpo inteiro da verdade. Você poderia muito bem se opor ao julgamento do caráter e status pela convenção educacional e social.


Traduzido por Alan Willms em maio de 2020.

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca