Os Selos dos Oficiais da A∴A∴

Fotos dos selos marcados em cera que eram postos nos Juramentos de Probacionistas da A∴A∴

.
Leia em 3 min.
Banner

Os Selos dos Oficiais da A∴ A∴

“Faze o que tu queres deverá ser o todo da Lei”

Raramente vistos fora da Ordem, estes são os selos originais dos Oficiais conforme o design de Crowley. Uma vez que estes selos são feitos de cera, eles são muito frágeis e poucos deles sobreviveram até os tempos atuais sem danos. Por exemplo, seguem adiante as imagens dos Juramentos de Probacionista de Jane Wolfe e Wilford T. Smith. A condição destes selos com pouca ou nenhuma cera restando é típica da maioria dos que são encontrados. Seguem abaixo algumas imagens raras dos selos dos oficiais quase intactos.


Juramento de Probacionista de Jane Wolfe


Juramento de Probacionista de Wilford T. Smith

Para aqueles que não sabem, o Juramento de Probacionista vinha com quatro selos fixados, cada um correspondente a um Oficial. Estes são: o Cancellarius (5=6), o Imperator (6=5), o Praemonstrator (7=4) e o selo de V.V.V.V.V. (8=3).

Cada selo é impresso sobre a cera da cor que corresponde ao Grau do Oficial e sua posição na Árvore da Vida (conforme a escala de cores do Rei listada no 777). Estas são: rosa para o 5=6, laranja para o 6=5, violeta escuro para o 7=4 e vermelho carmesim para o 8=3, correspondendo a Tiphareth, Geburah, Chesed e Binah; ou Sol, Marte, Júpiter e Saturno.


Detalhe do Juramento


Selo do Cancellarius 5=6


Selo do Imperator 6=5


Selo do Praemonstrator 7=4


Selo do Magister Templi 8=3

É interessante notar que enquanto os selos dos oficiais seguem a escala de cores do Rei, o design original dos robes dos oficiais segue a escala de cores da Rainha. (O Robe sendo aquilo que oculta e protege, variando de acordo com o Grau e a Natureza). Diz-se que a escala do Rei representa a raiz da cor e o Mundo Arquetípico, enquanto a escala da rainha é a primeira aparição positiva da cor e representa o Mundo Criativo – Acredita-se que o primeiro é transparente enquanto o segundo é refletivo.

Todos os selos exibem o olho de Wedjat, também conhecido como Olho de Hórus ou de Rá. Algumas tradições dizem que representa o Sol quando é o olho direito e a Lua quando é o esquerdo; em todo caso considera-se que tem qualidades restauradoras e revitalizantes. Ele aparece como o clássico “Olho” egípcio com o qual todos estamos familiares.

O selo do Cancellarius é a imagem clássica do Olho no triângulo e é cercado por 12 conjuntos de 3 raios. O selo do Imperator é um triângulo invertido com o Olho e nenhum raio. O do Praemonstrator é um escudo básico com um Olho no centro dele e, por fim, o selo do Magister Templi é um Olho cercado por quatro Vs formando um pentagrama com a ponta para cima; este sendo um símbolo que Crowley acreditava ter recebido dos “Chefes Secretos”.

(Note que cercando cada um dos três selos menores encontram-se as iniciais do mote do oficial em letras hebraicas e o mote de 8=3 de Crowley é usado no selo final).

“Amor é a lei, amor sob vontade”


Selo Original de V.V.V.V.V. (8=3)


Selo de V.V.V.V.V. Moderno


Amostra de Juramento Moderno


Detalhe de um Selo Moderno

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca