Algumas Perguntas e Respostas – 1

Este artigo é um capítulo de Liber Zelotes

Liber “Zelotes” faz parte da trilogia com Liber “Adeptus” e Liber “Magistri”. “Zelotes” no geral descreve o significado e as práticas da A∴A∴, “Adeptus” trata da “Ordo Thelema”, e “Magistri” é uma coletânea dos Livros Sagrados de Thelema com comentários.

.
Leia em 8 min.

Algumas Perguntas e Respostas – 1

(Perguntas de um dos interessados a um dos Irmãos e suas respostas)

P: O que quer dizer o termo “resultado perfeito”?

R: Honrado Irmão, Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei. Se você exercita a prática da “assunção da forma de alguma divindade”, o que seria aqui um “resultado perfeito”? A completa assunção da mesma. Se você executar alguma “invocação”, por exemplo, do “Sol” – o resultado perfeito é a gnose – a experiência direta e a consciência do “Sol”. Se você realizar a obtenção do controle (se você “exercitá-lo” – para ser preciso) do alento, então “resultado perfeito” é uma conquista real deste controle (não algum outro), o mesmo sobre o controle do corpo ou da concentração. Se você meditar sobre “Nuit” então o “resultado perfeito” é a completa consciência dela. Se você aspira à compleição da Grande Obra então o “resultado perfeito” é a conclusão (realização) da Grande Obra em si – seja lá o que ela for para você. Se você não quiser fazer nada disso, então o “resultado perfeito” é que você não faça nada disso. Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.

P: Os documentos que confirmam a continuidade da A∴A∴ a partir de Crowley estão disponíveis para serem vistos?

R: O que estes documentos significam para você? Verificar se a continuidade foi mantida? Checar se alguém está mentindo para você? Ou, para saciar o seu ego sobre realmente estar em contato com “alguém” da A∴A∴? A “papelada” é mantida por cada um por si. Sim, existem algumas “casas” (secretarias), que possuem um monte de papéis. É possível fazer essa pergunta a eles. Mas, se você não acredita na palavra dita de alguém, quanto pode ajudar a que foi escrita? No início, assim como no Caminho, assim como no Objetivo, há necessidade de Amor e Confiança.

P: Existem mais linhagens da A∴A∴ e é possível saber quais são?

R: Há apenas “uma” A∴A∴, mas sim, há mais “linhagens” através das quais o sistema está se espalhando. Estou familiarizado com algumas das “linhagens” de herança – através de Soror Meral para J. A. Eshelman; através de Saturnus para Frater Ever e Frater 939; através de Frater Aossic Aiwass; através de Fr. A.M.A.G. (I. Regardie) – a qual, através de Fr. Uranus, eu próprio me afiliei; etc. Enquanto as “linhagens” se espalham de acordo com o sistema da Árvore da Vida, com base nas instruções de Uma Estrela à Vista e com base nos “Juramentos” dados, seguindo o Liber AL e os outros Livros Sagrados de Thelema, tais “linhagens” são válidas.

P: Atualmente existe algum IPSISSIMUS e o seu nome pode ser conhecido, isto é, pelo menos o seu mote mágico?

R: Não se sabe se no “presente” há algum Ipsissimus, mas de qualquer modo – o que isso significaria para você? Um nome? Quando você estiver cumprindo seus “deveres” e fazer a tua Vontade, então será possível que você encontre quem você precisar. Você deve se preocupar com seu próprio Nome. Algumas linhagens têm “Cancelarius” e eles oficiam as “funções” que dizem respeito às “relações públicas”.

P: Como são os contatos entre a A∴A∴ e as ordens thelêmicas externas?

R: A A∴A∴ diz respeito ao trabalho individual, enquanto as Ordens “externas” reúnem grupos. A A∴A∴ “traz” a Lei, Ordens externas a põe em prática. Ordens externas geralmente “cobrem” as esferas até Tipharet (na Árvore da Vida). Há segredo nas Ordens Externas, e na A∴A∴ isso não existe (eventualmente discrição).

Ordens Externas são iniciadas pelos Irmãos e Irmãs da A∴A∴ (apenas estas podem ser “corretas”), elas são criadas por eles, quando há necessidade, de acordo com a Vontade. Tais ordens são: OTO, HOOR, CoH, FOI, etc. Aquele que vem para essas Ordens não tem que pensar muito sobre como elas são, suas proclamações são claras o suficiente, ele precisa saber o que convém a si e que realiza instruções muito claras e fáceis – que o leva em direção a sua “Vontade”.

P: Existem alguns sinais secretos para que os membros da A∴A∴ se reconheçam um ao outro, se eles não quiserem que os outros saibam?

R: Não há sinais “secretos”. Existem os Sinais dos Graus e eles são, assim como todo ensinamento, dados abertamente ao mundo todo: “A lei é para todos”.

“O segredo é o inimigo da verdade”. Por que você iria esconder a sua relação com a A∴A∴? Nós não somos uma Organização secreta. Você leu as instruções em Liber Colegii Sancti? Se você não quer que os outros saibam, basta ser discreto – ou ficar quieto.

Os membros da A∴A∴ se reconhecem pela natureza do Espírito. Além disso, não há necessidade de saber o Grau do seu interlocutor – a “hierarquia” é uma medida da realização individual, não “algo” mais.

P: Trabalhos práticos em grupo são possíveis entre membros da A∴A∴ ou não, e de que tipo são estes trabalhos, e sob quais circunstâncias eles são realizados?

R: A A∴A∴ prescreve “treino” individual, e os membros, cada um por si, fazem-no com seus próprios poderes e conhecimentos. Por que trabalhos em grupo não poderiam ser possíveis? Será que importa em qual organização alguém está afiliado? Um “suéter” é melhor do que outro? Trabalhos práticos em grupo são realizadas sob vontade daqueles que se reuniram e decidiram trabalhar juntos.

P: Quais são a proteção e os privilégios dos membros?

R: Quais os privilégios que você quer e de quê você precisa proteção? Para a loucura pessoal ou da loucura pessoal?

Privilégio: “Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei”.

Proteção: “A palavra do Pecado é Restrição”.

Aviso: “Todo homem e toda mulher é uma estrela”.

Enfim, não é um privilégio de estudar e trabalhar sob a tutela daqueles que alcançaram o “resultado perfeito” – a Grande Obra? Qualquer organização que possa ser a A∴A∴ não age de acordo com seus eventuais julgamentos precipitados. “Tu não tens direito senão fazer a tua vontade”. Várias coisas podem acontecer com você, a A∴A∴ desinteressadamente procura ajudar você a descobrir e fazer a sua Vontade. Se você não gosta deste método você pode procurar outra coisa – “nenhum outro dirá não”...

P: Qual é o tratamento e o trabalho para alguém que tem certeza de que atingiu o Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião?

R: Você tem certeza? Pois para quem atingir “o conhecimento e conversação” não há necessidade de condução “humana”, por que você passaria por todos os preparativos, se você atingiu o objetivo? Se alguém está certo disso, ele então ouvirá o seu Anjo, e não fará esse tipo de perguntas.

A Ordem G∴D∴ leva a esse conhecimento. O Anjo inaugura a R∴C∴; não há necessidade de passar até o Grau 5°=6□, quando este já está realizado e estável.

P: O que acontece quando um Probacionista está pronto para avançar ainda mais e seu superior não? Ele obtém outro Superior? E se o Superior decide se retirar por um tempo, quem então contata esse Probacionista?

R: O “Superior” (ou Supervisor) não é o seu Guru. “Você” faz o seu, “ele” faz o dele. Por que você está preocupado com tudo isso quando você não é sequer um Probacionista? Apenas com o trabalho que se pode provar – para você e seu Supervisor – o seu “valor”.

P: O que exatamente significa “realizar prática por um ano”? Isso significa – uma técnica prática concreta, por exemplo, alguma meditação ou ritual, ou um conjunto de técnicas, por exemplo, do Tarô, Cabala, Yoga ou similar?

R: Para o Probacionista é importante fazer anotações regularmente em seu Diário Mágico, realizar regularmente uma ou mais práticas que ele próprio escolheu, seja isso uma meditação ou um ritual.

P: Um Neófito pode ter e assumir mais do que um novo membro?

R: Sim, o Neófito pode introduzir mais de um membro. Costumava haver um “Grão Neófito”, mas como os tempos mudam assim algumas “regras” se tornam mais “flexíveis”. Por que ele não introduziria mais? A questão é: quem pode suportar todas as ordálias?

P: Existem algumas taxas de afiliação ou algumas outras taxas e quais seriam?

R: “Mistérios são o inimigo da Verdade!” O que você pode vender ou comprar? Gnosis? Técnica? Ensinamento? Hierarquia? Não há taxa de afiliação nem quaisquer outras taxas na A∴A∴. Nós servimos ao progresso da Humanidade, e não a objetivos egoístas temporários. Pedir dinheiro por algo relativo a A∴A∴ é proibido, implica em expulsão imediata. A associação não pode ser paga nem comprada – apenas alcançada – pois não há tesouro suficiente para isso, e como você pode pagar com algo que não é seu – por algo que não é seu? Você não dedica a si próprio e tudo que é seu à Grande Obra?


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca