Projeção Astral; Técnicas de Transe com Sonhos

Um capítulo de Lições Sobre o Ocultismo

Copyright © 2013 by Haron Press.

Capítulo VII

Projeção Astral;
Técnicas de Transe com Sonhos

Agora continuaremos com a apresentação, mas para progredir mais, você terá que esquecer de tudo o que falamos até agora. A mudança na consciência experimentada durante o transe e a projeção astral são mais valiosos do que todos os seminários nos quais você já participou. Sem a experiência de projeção astral, todo o sistema de ensinamentos ocidentais e orientais é apenas um conto de fadas.

Suas almas, cada um de vocês, estão se aquecendo em fogo baixo. Você é como a água em uma chaleira, que é aquecida cada vez mais pelo [fogo do] seu progresso. Quando a temperatura da água atinge 99°C, ela ainda não ferve. Falta apenas 1°C de calor. Este 1°C é uma mudança na qualidade de sua consciência. Você pode esperar milhões de anos para que a água ferva a 99°C. Simplesmente não vai ferver. A projeção astral é aquele 1°C necessário para ferver a água. É esse 1°C que altera a qualidade da sua água. Não quantidade, mas qualidade. Voltemos à prática.

Basicamente, existem dois métodos principais para alcançar o que é referido como projeção astral. Durante o estado de vigília — é mais difícil, e durante o sono — é mais fácil, mas existem algumas desvantagens. Agora vamos considerar os métodos que são mais adequados para iniciantes. Você pode ter praticado ao longo da vida em todos os assuntos de que falamos antes, mas ainda assim ser um novato completo na projeção astral. E, por outro lado, existem pessoas que nunca se envolveram com magia e misticismo, mas que são especialistas naturais em projeção astral. A projeção astral é um fenômeno que, na verdade, não é. A projeção astral não requer inteligência ou experiência, mas o que eu disse a vocês no início deste seminário — uma sensação de jogo.

Vamos conversar sobre as técnicas que começam no estado de sonho. Por que essas técnicas são mais fáceis? Porque já estamos lá, no estado de sonho. Mas não temos consciência disso. Não há necessidade de praticar a projeção astral durante o sono, apenas “acordar” durante o sonho. Essencialmente, a maioria dos métodos que se utilizam disso costumam ser baseados em instruções erradas. Para a maioria dos autores, a fim de influenciar o subconsciente, você deve dar a si mesmo afirmações positivas durante o estado de vigília, repetindo como um mantra que você se tornará consciente de seus sonhos, que estará ciente de que está sonhando. Você está dizendo a si mesmo que fará, por si mesmo, algo que exige de si mesmo. Você deve admitir que isso soa meio ridículo. Compreender a condição da projeção astral é o caminho para entender o que realmente é um sonho. Aconselho fortemente a leitura de um livro de Michel Jouvet, Sleeping and Dreaming. Deixe-me revisar a teoria dos sonhos.

Antes de irmos dormir, nosso cérebro opera em uma frequência de ondas Beta. A partir deste ponto é extremamente difícil penetrar em nosso subconsciente. Nossa mente subconsciente possui uma armadura e um sistema sensível de escudos auto-inteligentes que são impossíveis de penetrar. Quase. Quando você for para a cama cansado o suficiente, depois de um tempo — e esse tempo é extremamente importante e voltarei a ele mais tarde — você entrará em um estado conhecido como estado de hipnagogia. Este estado é baseado em ideias que são bastante semelhantes à Cruz Cabalística. É um estado de transição, um estado entre os mundos, que dura apenas alguns momentos ou minutos. É uma zona livre em que a frequência do cérebro desce para ondas Alfa. Nesse momento, as sensações de afundar e flutuar são bastante comuns, e voltarei a isso mais tarde. O que acontece depois de 90 minutos é o estado de sono REM. O que é REM exatamente? Nesse momento, ficamos paralisados ​​ao longo da medula espinhal. Em outras palavras, estamos em um estado de paralisia. As únicas partes que podem se mover são nossos olhos e o diafragma. Além disso, a ereção pode ocorrer, especialmente pela manhã, quando o estágio REM dura mais. No momento em que você entra no estágio REM, seu sono se torna um sonho. Em outras palavras, naquele momento temos sonhos. Do ponto de vista médico, a condição em que temos sonhos é chamada de sono paradoxal. Por quê? Se você conectar o cérebro a instrumentos nesta fase, os instrumentos mostrarão uma atividade cerebral muito maior, mesmo em comparação com o estado de vigília. Você tem a maior atividade do cérebro quando não está exatamente consciente de si mesmo. Este fenômeno é, portanto, paradoxal. Não há necessidade de aumentar suas capacidades. Você só precisa de um tempo quando suas habilidades já estiverem manifestadas em seu nível mais alto. E isso acontece todas as noites. Você fica tão acordado durante o REM que você sequer pode suspeitar que está sonhando. Isso é verdadeiramente um paradoxo.

Então, qual é o propósito da projeção astral? É exatamente o de utilizar essa amplitude da mente e tomar consciência de nós mesmos no momento em que nosso ser for capaz de conceber as esferas superiores. Na verdade, ninguém dá uma resposta válida sobre o que realmente acontece conosco nesta parte de nossa vida.

Onde está o momento chave? Está na fase entre o sono e a vigília. Na fase de hipnagogia. O que pode levar ao fracasso? Ou este estágio está ausente, ou estamos tentando nos separar do corpo durante a vigília, ou mesmo se entrarmos no estado intermediário, arruinamos tudo pela concentração desnecessária que nos leva de volta ao estado de vigília, em vez de aprofundar o transe. Uma das melhores maneiras de retornar da experiência astral é se concentrar de forma agressiva e contínua em qualquer coisa. Foco e concentração são devastadores neste lugar. Você pode trabalhar nisso por anos, sem conseguir se mover um centímetro desde o início. Qual é a ação certa então? Primeiro, quase qualquer iniciante pode sair do estado Beta para o estado Alfa e fazer a ação certa. Portanto, uma tentativa correta seria feita na transição do sono, geralmente após o despertar da manhã, idealmente entre 5h e 7h da manhã. A prática tem mostrado que o despertar após 6 horas de sono é o momento ideal para tentar a projeção astral.

Durante a noite existem vários períodos REM, mas eles não têm a mesma duração e profundidade; quanto mais tarde é a fase REM, mais tempo ela dura.

Às vezes acordamos entre 5 e 6 da manhã, durante a última fase REM, quando nos voltamos para o outro lado da cama e sentimos aquele estado confortável e quente de sonolência. Deste estado para o estado de sono paradoxal, leva apenas alguns segundos. Portanto, a chave para sua primeira projeção astral é uma ação curta e muito simples que deve ser realizada naquele exato momento. Cuidado para não se deitar de costas, pois isso vai te acordar, e você deve agir de acordo com seus hábitos e natureza. Mova-se o menos possível depois de acordar, de preferência sem abrir os olhos, e, de olhos fechados, olhe para a escuridão diante de suas pálpebras. Assim que você se sentir consciente, executará a ação de imaginar um giro forte e agressivo para trás, que o colocará rapidamente em um estado de vibração. Primeiro, sutilmente, mas à medida que você persiste, o estado de vibração que é sentido principalmente na área do cerebelo aumentará. Imaginar esse movimento deve ser enérgico, agressivo e persistente. Não desista após alguns segundos; a vibração ocorrerá mesmo quando parecer impossível. Muitos de vocês já tiveram essa estranha experiência de vibração, especialmente durante a hora da soneca da tarde, ou se acordaram muito cedo e depois voltaram para a cama.

Esse movimento para trás é muito importante, especialmente quando se trata de entrar no estado de sonho. Este movimento é simples e não requer imaginação visual, apenas uma sensação tátil. Uma vez que você entra em um estado de vibração, falta pouco para se desprender do corpo físico. As vibrações ocorrem quando sua consciência começa a se transferir para outro corpo, entrando assim em outra realidade. As vibrações são semelhantes ao efeito de quando você aproxima o celular do computador ou da TV. Quando o celular toca, a tela inteira começará a tremer. Uma única consciência não pode ocupar dois corpos ao mesmo tempo, então as vibrações são consequência da animosidade entre os dois corpos (físico e astral), entre dois mundos. Você permanecerá no físico ou começará a pairar no astral. Não temos muito tempo para discutir tudo sobre projeção astral, porque esse é um assunto para outro seminário, mas aqui estamos tentando sugerir coisas que todos possam fazer, independentemente de experiência e habilidades.

O que acontece então são duas coisas comuns na maioria dos casos. Primeiro: a sensação de vibração do cérebro se espalha por todo o corpo. Segundo: uma sensação de medo horrível começa a se espalhar em seu ser. Os piores pesadelos ocorrem pouco antes do amanhecer, quando a fase REM é mais longa. Os pesadelos raramente ocorrem no início do sono.

Claro, essas são observações gerais. Assim que você se encontrar em um estado de vibração, provavelmente ouvirá ruídos estranhos. Todos esses são estágios normais da projeção astral. Fenômenos simples de desenhar sua matriz da camada física. Exatamente as mesmas sensações são experimentadas por aqueles que tiveram experiências de quase morte. Se você puder resistir ao grande medo que provavelmente irá sentir, ele será seguido por uma experiência da qual você se lembrará pelo resto da sua vida.

Um bom amigo teve esse tipo de experiência no exército durante a soneca da tarde, e no exército eles se levantam bem cedo; pode-se ver aqui exatamente o mesmo modelo que mencionamos anteriormente. Logo depois de se deitar para descansar, após uns 15-20 minutos, ele se viu em um estado de paralisia física, com estranhos sons “demoníacos” e grande sensação de medo. Naquela época, ele pensou que sua condição mental estava de alguma forma desequilibrada. Além disso, ele experimentou um estado de vibração que atingiu todo o seu corpo, e no início ele estava convencido de que os outros soldados notariam sua cama tremendo e fossem ajudá-lo. Ao contrário, ao retornar desse estado, percebeu que tudo estava em perfeita ordem e que os soldados ao seu redor nada notaram. Por conta disso, cada dia era uma verdadeira guerra pela sobrevivência para ele; muitas vezes ele se recusava a dormir na parte da tarde, mas a mesma situação o esperava à noite. Recentemente aprendeu o que é a projeção astral e desde então explora o plano astral quase que diariamente, usando um método completamente idêntico, só que desta vez superou o medo e aprendeu a seguir em frente, aproveitando-se dessa situação. Portanto, é bem possível encontrar pessoas que nunca ouviram falar sobre projeção astral, mas que sabem perfeitamente o que é e como lidar com isso a seu próprio modo. Especialmente as pessoas que vão trabalhar cedo e tiram uma soneca durante a tarde.

Uma vez nessa situação, é muito importante não permanecer no estado de transição, porque o medo pode pegá-lo e levá-lo para longe do sucesso. Esse medo fantasmagórico é algo único e fantástico que acontecerá com você. É quase irreal, como algo saturado com o “sabor” de outro mundo. O mundo imaginário que você deixou na sua infância agora claramente retorna. Nesses sons fantásticos, que na verdade são apenas o efeito da eletricidade em seu tímpano, sua consciência agora descobre algumas das coisas mais terríveis dos atavismos mais profundos.

No início isso será o mais longe que você vai chegar. Mas com a prática logo você passará para a próxima etapa. Durante esse estado de zumbido existem duas maneiras de sair. A gravidade do corpo físico é tão forte ao seu redor que você precisa de algo para se enganar. A primeira maneira é usar a posição deitada de lado e simplesmente sair do corpo. Não como um movimento de abdominais, mas apenas a vontade de simplesmente deslizar para fora da cama. É bem possível que você “caia”, não fisicamente, mas no astral. Na maioria dos casos, você aparecerá no escuro, um tipo específico de limbo onde não verá nada, mas terá um forte sentido de tato. E se você tentar tocar ao redor conseguirá sentir as paredes e os objetos que normalmente estão em seu ambiente. Você terá que se afastar muito de seu corpo antes de ter uma visão. Na verdade, a primeira coisa a fazer ao sair é afastar-se do corpo o mais rápido possível, tocando nas paredes. Saia do seu apartamento; apenas ande até que de repente tenha uma visão. Será um novo capítulo em sua vida.

Outra forma de sair do estado de vibração, sem nenhuma concentração ou visualização, é simplesmente levantar-se rápida e vigorosamente. Lembre-se de que, nesta fase, você não conseguirá sair se trabalhar devagar e com paciência. Você deve ser enérgico e agressivo em seus movimentos.

Todos esses pontos não devem levar mais que 3 minutos juntos. Qualquer coisa além disso irá levá-lo de volta ao Beta, ou ao estado de vigília, ou irá induzi-lo a sonhar. Você deve ter um timing perfeito. Lembre-se de que não há visualização alguma. Você já tem os olhos; bastam alguns truques para obter sua visão. Para resumir: precisamos de duas coisas. O primeiro é chegar à zona de fronteira (a zona barulhenta de vibração); a outra é deixar a zona de fronteira diretamente para o plano astral. O que fazer a partir daí, certamente vai além do escopo deste workshop.

A definição de transe é — corpo adormecido enquanto a mente está acordada. É muito difícil entrar em transe saindo do estado de plena vigília. Mas do estado hipnagógico não é. Já ocorreu a você, de um lindo estado de tontura e sonolência, fazer outra coisa senão entrar em um sonho? Este é o famoso estado em que nossos pais nos acordavam para a escola pela manhã e estávamos implorando por apenas mais 5 minutos. Esses 5 minutos usaríamos para algo completamente diferente. Tente. Todos vocês têm alarmes em seus telefones celulares; escolha alguma composição bonita, não muito agressiva, que não te desperte muito. Apenas para afastá-lo do estado de sonho. O que você precisa neste momento é apenas esperar um pouco. Seu corpo físico sabe perfeitamente para onde está indo e o que está fazendo. Tire vantagem disso e, por uma simples ação mental, coloque-se no estado de vibração.

Voltaremos agora a outros métodos, que também não são tão difíceis quanto podem parecer. Em todo caso, não experimente durante a hora de dormir, porque seu cérebro está fadado ao fracasso. Você não deve exagerar; o tempo ideal de projeção é de 15 a 30 minutos. Qualquer coisa além disso é inútil tentar.

Você pode se virar e dormir; é possível que você execute projeções espontâneas por meio do mecanismo do sono. Ou então, é bem possível que você experimente um terceiro caso, que é totalmente diferente, e que é o chamado sonho lúcido. Em determinado estágio do sono você perceberá que está sonhando. Então não há necessidade de passar pelo processo de separação, pois você já está no plano astral. No entanto, essas experiências não duram muito e você deve ser treinado para não voltar logo depois de perceber que está sonhando. 90% de vocês irão acordar tamanha a emoção, e isso é bom. É o momento ideal para pegar seu caderno e anotar observações sobre sua consciência no momento em que percebeu que estava sonhando. É algo diferente da consciência desperta, pois a consciência desperta é diferente da consciência em seus sonhos. Tente descrevê-la completamente em seu diário, para que da próxima vez você possa recuperar essa consciência simplesmente se lembrando dela.

Qual é a técnica aplicada durante o estado de vigília? Essa técnica também consiste em duas partes: relaxamento e imaginação tátil. E não tem visualização, de forma alguma. Não estou dizendo que é impossível conseguir algo com uso da visualização, mas é muito antinatural e difícil. Não estou me referindo a projetar astralmente, mas a desenvolver sua consciência astral quando desperto. Compreender a diferença entre os dois é crucial. Eu aponto o caminho para alcançar a consciência astral; a projeção astral será apenas uma consequência disso. Na fase de relaxamento, e quando você atinge o estado de hipnagogia, é suficiente olhar para a escuridão das pálpebras, com a visão periférica imaginar e olhar fixamente um círculo negro e logo você notará que a escuridão se transformará em um polígono tridimensional, que é um fenômeno de desfocagem puramente fisiológico. Você notará a coisa mais importante, que é que com o advento do espaço tridimensional sua consciência muda imediatamente. Além disso, ocorre uma mudança drástica em sua percepção corporal, de modo que parecerá que você está se sentindo um pouco estranho, como se estivesse flutuando. Neste ponto, basta se jogar na escuridão à sua frente. Isso é muito mais fácil do que pode parecer à primeira vista. A chave está nesta mudança de consciência; um pouco de esforço puxará seu corpo astral para a frente, com uma sensação de sucção, e logo você se encontrará no vazio astral. Isso é realmente mais fácil do que você pensa. A mudança de consciência gerada durante a desfocagem é a mesma de quando você se olha em um espelho ou para uma vela. Depois de um tempo, não mais do que alguns minutos, sua visão estará coberta por densas e escuras teias de aranha e por alguns momentos você também perceberá uma mudança drástica de consciência. Experimente isso; realmente vale o esforço.

Pergunta: Eu tenho um problema, pois várias vezes consegui sair mas não conseguia ver nada à minha volta.

Resposta: Excelente. Como eu disse, isso é normal. Simplesmente afaste-se do seu corpo, toque nas paredes e a visão estará disponível em breve. Não fique parado no mesmo lugar.

Às vezes não é necessário deixar o corpo. Basta chegar ao ponto de escuridão tridimensional e continuar a olhar fixamente para ele. A força mentalizada construirá a visão a qual você precisa ou o portal pelo qual você passará espontaneamente. Deixe a prática apontar variações desse método. O que mencionei agora (sobre visão e portal) se trata da arte da clarividência. Especificamente, existem duas maneiras pelas quais você pode se comunicar com os outros planos. Ir lá e participar ativamente deles, ou ficar aqui e observar passivamente.

Aconselho você a experimentar todos esses métodos. É muito provável que você não tenha sucesso nas primeiras vezes, porque todos vocês têm um grande desejo de sucesso e, portanto, mecanismos de defesa muito fortes. No momento em que você realmente atingir um estado de relaxamento e não ouvir mais nada além do seu próprio corpo, que sempre lhe dirá o que é melhor fazer, você terá sucesso. É só uma questão de tempo. É como se você me perguntasse “como sonhar?”. O que quer que eu diga, você continuaria a esperar ativa e animadamente o sono chegar. Dessa forma ele nunca virá, até que você se canse de tentar e simplesmente vire para o lado, deixando a natureza fazer o seu trabalho. O astral é o habitat natural de sua natureza, assim como o estado de vigília. Pense sobre isso.

Todas as chaves da nossa Arte são completamente simples e naturais. Qualquer trabalho que dure mais de uma hora tende a falhar.

Pergunta: Não importa o quão escura seja a matéria, eu ainda vejo cores. Isso traz estresse à minha experiência.

Resposta: Este fenômeno é chamado de luzes ideomotoras. Isso é maravilhoso; continue olhando para essas luzes, pois o mundo astral está, na verdade, muito mais perto de você do que da maioria das pessoas. Essas luzes tendem a ocorrer na parte periférica de nossa visão e, se tentarmos focalizá-las, elas desaparecem. O surgimento de várias cores e padrões geométricos é simplesmente um estágio no método de olhar para a escuridão diante de seus olhos fechados. Continue a olhar passivamente para essas cores. Não é uma falha, pelo contrário.

Pergunta: Quando eu saio, geralmente tudo está em câmera lenta e é muito difícil andar.

Resposta: Enquanto você permanecer próximo ao corpo, sem plano de ação, o movimento será difícil. Experimente tocar as paredes ao redor, esfregar as mãos, rolar os olhos rapidamente pelo campo visual e o movimento será facilitado e a visão se tornará muito mais clara.

Pergunta: Você pode nos mostrar alguma técnica de transe?

Resposta: Sim, vou mencionar a você alguns truques úteis, que irão causar o aparecimento de um transe eficaz. Cada um de vocês tem um nome pessoal. Às vezes é um apelido, às vezes um nome abreviado. Cada um de vocês está acostumado a ser chamado de uma maneira específica; cada um de vocês aprendeu a se virar ao ouvir esse nome à distância. Quando você estiver sozinho em casa, sentado em uma cadeira, respire profundamente por alguns minutos e tente a repetição monótona e alta desse nome por 20 minutos. A técnica é fantástica e muitas crianças a usam. Você pode usar qualquer palavra, repetindo-a até a exaustão, até flutuar em sua consciência, perdendo completamente o significado do nome que repetiu.

Além disso, enquanto caminha, tente imaginar que você está realmente girando o globo terrestre em torno do eixo imaginário. Imagine que você anda como equilibristas de circo, girando a bola sobre a qual está se equilibrando. Experimente isso por 15 minutos.

Pergunta: Nunca tive experiência de projeção astral, e tudo isso hoje realmente me inspirou com muita energia e motivação, mas o que me interessa é saber o que acontece quando você aparece lá, o que devo fazer?

Resposta: Você vai me dizer isso na próxima vez que nos encontrarmos. É como se você estivesse na cama com alguém e depois me ligasse perguntando o que fazer? Faça o que você puder pensar.


Traduzido por Phelipe B. F.

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca
Doe via