A Constituição do Organismo Humano

Um capítulo de O Templo do Rei Salomão

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A Constituição do Organismo Humano

Em primeiro lugar, temos o Âtman, o Self ou Conhecedor, cujo ser consiste de uma trindade em unidade de Sat, Existência Absoluta; Chit, Sabedoria; Ananda, Bem-Aventurança. Em segundo lugar, o Anthakârana ou o instrumento interno, que tem cinco atributos de acordo com os cinco elementos, desta forma:

1. EspíritoEspírito - Atma.
Ar - Manas.* A mente ou faculdade de pensar.
Fogo - Buddhi. A faculdade discriminativa.
Água - Chittam.* A substância dos pensamentos.
Terra - Ahankâra. Egoidade.
2. ArOs cinco órgãos do conhecimento. Gnanendriyam.
3. FogoOs cinco órgãos da Ação. Karmendriyam.
4. ÁguaOs cinco ares sutis ou Prânas.
5. TerraOs cinco Tatwas.

* Manas e Chittam diferem um do outro assim como o movimento das águas em um lago diferem da própria água.

O Atma de Anthakârana tem 5 invólucros, chamados Kos'as.†

† H.P. Blavatsky no “Instruction No. 1” emitido para os membros do primeiro grau de sua Escola de Teosofia Oriental (marcado como “estritamente privada e confidencial!”) lida com aqueles Kos'as na p. 16. Mas é quase impossível aqui

  1. Anandamâyâkos'a, o Corpo de Felicidade, é o mais profundo. Ainda é uma ilusão. Atma, Buddhi e Manas, no máximo, participam.
  2. Manomâyâkos'a. O invólucro do pensamento ilusório, incluindo Manas, Buddhi, Chittam e Ahankara em união com um ou mais dos Gnanendriyams.
  3. Viññanamâyâkos'a. O invólucro da consciência, que consiste em Anthakârana em união com um órgão de ação ou de sentido Gnan e Karm-endriyam.
  4. Prânâmâyâkos'a. Consiste dos cinco ares. Aqui caímos abaixo do Anthakârana.
  5. Annamâyâkos'a. Corpo de Nutrição. A faculdade que se alimenta dos cinco Tatwas.

Além destes, existem três corpos ou Shariras.

  1. Karana Sharira. O corpo Causal, que é quase igual ao protoplasto.
  2. Sukshma Sharira. O corpo Sutil, que consiste dos ares vitais, etc.
  3. Sthula Shirara. O corpo Denso.

Traduzido por Alan Willms