XVII – O Simbolismo dos Sete Lados

Este artigo é um capítulo de Os Pergaminhos Voadores

Sobre o Simbolismo nas sete paredes da Cripta dos Adeptos da R.R. et A.C.

Banner

Pergaminho Voador Nº XVII
O Simbolismo dos Sete Lados

Pelo G.H. Frater N.O.M.

Entre essas características que são verdadeiramente necessárias na busca do conhecimento e poder mágicos, praticamente não há nenhuma mais essencial do que a profundidade. E não há nenhuma falha mais comum na vida moderna do que a superficialidade.

Há muitos que, mesmo neste grau que foi adquirido por um estudo sério, depois de ser encantado e instruído pela primeira visão da Cripta de Christian Rosenkreutz, não fizeram nenhuma tentativa de estudá-la como um novo tema. Há muitos que assistiram muitas admissões cerimoniais e mesmo assim não sabem nada da atribuição dos sete lados, e nada do arranjo emblemático dos quarenta quadrados de cada lado.

E mesmo no grau de 1=10 dizem que você deve analisar e compreender essa Luz ou Conhecimento, e não apenas tomá-la pela autoridade pessoal. Sejamos então Adepti de fato, e não apenas superficialmente; que as nossas investigações sejam mais profundas do que a casca. Somente aquilo que você pode demonstrar é que você realmente sabe, e somente o que é compreendido pode frutificar e tornar-se progresso espiritual, em distinção ao ganho intelectual. A menos que você possa perceber com a alma assim como vê com o olho, seu progresso só será aparente, e você continuará a vagar nos desertos dos infelizes.

Que a sua máxima seja Multum non multa – Muito, ao invés de muitas coisas. E não trema se o Mestre achar que você é deficiente naquelas coisas que você se permite supor que você se tornou proeficiente. A hipocrisia não transforma o leigo; essa é uma falha fatal no caráter do ocultista. Você sabe que não é só diante do professor que você pode ser humilhado neste Debater, mas também diante de seu Gênio superior e divino, que não pode de modo algum ser enganado por aparência externa, mas que julga você pelo coração, em que o seu coração espiritual é apenas o reflexo de seu brilho e a imagem de sua pessoa, assim como Malkuth é a imagem material de Tiphareth, e Tiphareth o reflexo da Sabedoria coroada de Kether, e do Oculto.

Há somente um par de páginas no Ritual do 5=6 que se referem ao simbolismo dos sete lados da Cripta. Leia-as com cuidado, e depois vamos estudar essas coisas juntas. Em primeiro lugar, os sete lados como um grupo, e depois os quarenta quadrados que estão em cada lado.

Os sete lados são todos iguais em tamanho e forma e subdivisão, e os quarenta quadrados em cada lado possuem os mesmos símbolos. Mas a coloração é diversificada.

Nas extremidades, não há dois lados que sejam iguais em matiz, e nenhum dos quadrados são idênticas em cor, com exceção do quadrado central único e superior de cada parede, o quadrado que possui a Roda do Espírito. As Sete paredes estão sob a presidência planetária, um lado para cada planeta. Os quadrados subsidiários representam a coloração das forças combinadas do planeta; o símbolo de cada quadrado é representado pela cor de fundo, enquanto que o símbolo está na cor contrastada ou complementar àquela de fundo.

Estes lados planetários são encontrados em uma ordem especial, nem astronômica e nem astrológica. A ordem comum da sucessão dos planetas é aquela definida por suas distâncias relativas da Terra, colocando o Sol, porém, no lugar da Terra na série, da seguinte forma: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio, Lua. Saturno é o mais distante da Terra, e a Terra está entre Marte e Vênus. Começando com Saturno no caso das Paredes da Cripta, a ordem é Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Mercúrio, Vênus, Lua. Aqui Mercúrio e Vênus são transpostos.

Mas há algo mais do que isso. Pois Saturno, o mais distante de fora, não é nem a porta e nem o Oriente, nem qualquer outro lugar que seja de intenção óbvia. Pois está no canto entre os lados Sul e Sudoeste. Nem a Lua, na outra extremidade da escala, está em qualquer posição notável nas linhas antigas.

Há, portanto, uma nova chave para que sua ordem seja encontrada e utilizada, e aqueles que são muito intuitivos a vêem de relance. Os planetas estão na ordem das cores do arco-íris, e nas cores porque este grau de Adeptus Minor é o expoente especial das cores. Vocês Adepti estão no caminho do Camaleão – Hodos Chamelionis.

Se agora você pegar as cores planetárias e afixar os planetas e organizá-los na ordem do espectro solar e, em seguida, dobrar a série em um anel e tornar a corrente em um Heptagrama, e girar o todo até as duas extremidades da série se encontrarem no ponto oriental, você terá este mistério:

Violeta – JúpiterÍndigo – SaturnoAzul – Lua 
Verde – VênusAmarelo – MercúrioLaranja – SolVermelho – Marte

A ciência ensina e redescobriu uma grande verdade, que não importa quão valiosas as sete cores do prisma sejam, existem raios invisíveis e portanto não demonstrados aqui pelo espaço. Além do extremo vermelho do espectro começa o violeta, e estes têm uma grande força química ou Yetzirática. Essas forças, sempre presentes e invisíveis, são representadas pelo Adepto Chefe de pé ereto no ângulo oriental, a pessoa mais poderosa do grupo, e delegado dos Chefes da Segunda Ordem, e através deles da Terceira Ordem mística. Ele é quem, simbolicamente, em qualquer nível, passou da morte para a vida, e tem as Chaves de todos os credos. E ele é quem pode colocar em nossas mãos as Chaves do Palácio fechado do Rei, se formos capazes de fazer com que a nossa batida seja ouvida. Representando o Leste, vindo do Leste, ele enfrenta o mundo do Oeste, trazendo a intuição com ele; antes dele jaz o corpo simbólico de nosso Mestre C.R.C., nosso grande exemplar e fundador – ou em outros momentos, o Pastos vazio, do qual ele surgiu, o Adepto Chefe.

Ele tem Marte e Geburah em sua mão direita, e Júpiter e Gedulah em sua mão esquerda. Ele encara Vênus no Oeste, a Estrela da Noite, que representa a entrada do Candidato que trabalhou durante todo o dia até a noite. Alinhado,ele entra pela porta Ocidental do planeta Vênus, o único planeta a cujo símbolo por si só todas as Sephiroth são conformadas. Na “hora da noite haverá luz”, a luz das cores misturadas. Assim o Adepto recém admitido entra em contato com a totalidade das forças planetárias pela primeira vez. Uma grande oportunidade se abre diante dele; que ele veja bem se ele a usa valorosamente. Ele entra pelo lado verde da cripta. Verde é a cor do crescimento; que ele perceba que ele cresce.

Sobre cada lado da cripta há quarenta quadrados, cinco séries verticais e oito horizontais, o conjunto sendo simbolicamente 5′ × 8′. Ora, o Fama Fraternatitas publicado e impresso diz que esses quarenta pés eram divididos em dez quadrados. Se você for um matemático você saberá que dez quadrados semelhantes não poderiam ser colocados sozinhos em tal área e ainda preenchê-la. Somente dez quadrados para preencher um retângulo só poderiam ser colocado em uma área de forma de 5′ × 6′. Assim, no Fama, dez quadrados estão marcados e são salientes – eles são as Sephiroth.

Além das Dez Sephiroth, há o seguinte: Há os Quatro Kerubim, os Três Princípios Alquímicos, os Três Elementos, os Sete Planetas, os Doze Signos Zodiacais, Uma Roda do Espírito – assim 40 no total. A Roda do Espírito está em todos os lados e sempre no centro, e é sempre retratada inalterada em preto sobre branco.

Ao lado sempre estão os 4 emblemas Kerúbicos – zodiacais, mas diferentes, pois a Águia substitui Escorpião. (Escorpião tem três formas, o Escorpião, a Águia, e a Serpente para o aspecto maligno.)

Estes Kerubim representam as letras do nome YHVH, e note que eles estão sempre dispostos na ordem das letras hebraicas. Yod para o Leão, Heh para a Águia, Vau para o Homem, Heh final para o Boi, a Terra Taurina.

Perceba que estes quatro signos Zodiacais não estão em suas próprias cores, mas como símbolos dos elementos, têm cores elementares. Como signos Zodiacais, então, eles são encontrados como sendo compostos pelas cores zodiacais e do planeta; mas eles estão aqui como emblemas Kerubicos compostos da cor elementar e da cor Planetária do lado.

Os Três Princípios são compostos pelas cores dos Princípios, e pela cor do Planeta de qualquer parede em particular. Mercúrio sendo fundamentalmente azul, Enxofre vermelho, e Sal amarelo.
Os Três Elementos têm fundamentalmente as três cores habituais, o Fogo vermelho, a Água azul, o Ar amarelo. Observe que a Terra falta.

Os Sete planetas têm suas cores como são muitas vezes definidas, e note que cada um dos sete está situado junto à sua Sephirah apropriada, de modo que há três Sephiroth que não têm Planeta: Kether, Chokmah, e Malkuth.

Os 12 Signos Zodiacais são a porção inferior dos lados da coluna vertical. A central não tem nenhum dos doze; deste modo eles são assim distribuídos entre as quatro colunas restantes. Além disso, note que eles estão somente em três fileiras, a 5ª, 7ª e 8ª; nenhum deles está na 6ª de cima para baixo.

Então esse arranjo mostra: Quatro Triplicidades e Três Quaternários.

1. Kerubicos.

Fixos.

Linha Brilhante

2. Cardeais.

Ígneos.

Linha Solar

3. Comuns (mutáveis)

Aéreos.

Linha Sutil.

Observe bem o arranjo, que é complexo, mas não confuso.

De cima para baixo, ou em colunas, estão: os Signos Terrestres. Signos aéreos. Signos aquáticos. Signos ígneos.

Fileira 5. A linha Kerubica mostram os signos na ordem da leitura do Tetragrammaton em hebraico.

Fileira 7. A linha Cardeal mostra os signos a partir da direita na ordem da sequência astronômica do curso solar: equinócio de primavera, solstício de verão, equinócio de outono, solstício de inverno.

Fileira 8. A linha comum mostra os Signos novamente em uma posição diferente.

Aqui o primeiro no ano é Gêmeos, no lado esquerdo de Mem, e passando à esquerda para Virgem, então você volta à extrema-direita a Sagitário, passa em direção ao centro para Peixes perto de Malkuth.

A coloração de cada quadrado é dual – uma cor de fundo, e a cor do emblema. A cor do fundo é um composto da cor do Planeta do lado misturando-se à cor da Força à qual o Quadrado é atribuído.

Cada lado tem o Quadrado de seu próprio planeta em sua própria cor sem misturas, e com essa exceção todos os fundos coloridos são compostos. A cor do emblema é sempre complementar à cor de fundo.

O ritual do Adeptus Minor dá as cores definidas de cada planeta e signo que deverão ser utilizadas neste sistema. Existem outras atribuições de cores para cada um desses símbolos e forças, mas estes são conservados como mistérios ainda a serem desenvolvidos e revelados quando você se familiarizar com o presente sistema simples e básico.

17 de agosto de 1893.


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca