Os Pergaminhos Voadores

Os Pergaminhos Voadores da R.R. et A.C.: instruções secretas para os Adeptos da Ordem Interna da Golden Dawn.

Banner

Os Pergaminhos Voadores

Os Pergaminhos Voadores (“Flying Rolls”) da Ordem original [da Rosæ Rubeæ et Auræ Crucis, a Segunda Ordem ou Ordem Interna da Ordem Hermética da Aurora Dourada – Golden Dawn], foram uma série de documentos de instrução que eram emitidos periodicamente pelos Chefes da Segunda Ordem (R.R. et A.C.) para os estudantes que obtiveram o Grau de Portal ou superior. O nome faz alusão ao meio pelo qual estes documentos eram distribuídos – uma única cópia (“pergaminho”) era circulada (“voava”) de um estudante para o próximo. Cada um era enviado por correio para o estudante em um envelope liso e sem marcas, sobre o qual o selo de postagem era fixado de cabeça para baixo – este era o “código secreto” que indicava que a carta vinha da Ordem e não deveria ser aberta na presença de “profanos”. Cada destinatário era instruído a enviar os documentos após certo período de tempo a outro destinatário designado, e daquele destinatário para o outro, até que “pergaminho” tivesse “voado” para todos os destinatários intencionados, momento no qual era devolvido à Ordem. Em alguns casos o estudante estava autorizado a fazer uma cópia pessoal (à mão) do texto, em outros casos nenhuma cópia era permitida.

Os estudantes era instruídos a guardar os documentos em sua posse em uma “capa” que tinha o selo da Ordem (provavelmente uma pasta disponibilizada por sua Loja). Sobre a capa havia a seguinte inscrição:

“Este material é privado e foi deixado sob minha confiança, para ser retornado sob exigência. Não contém nada de valor financeiro e nada pessoal para mim mesmo. Eu por meio deste autorizo meus representantes legais, sejam quem forem, no caso de minha morte ou incapacidade, a retornar o mesmo imediatamente, sem ler e sem abrir, para [o endereço de W. Wynn Westcott].”

[...] Existe algum conhecimento excelente e útil a ser encontrado nos Pergaminhos Voadores, mas parte do material é de valor dúbio para o estudante moderno da Golden Dawn; por exemplo, exortações relativas às suas regras de “discrição”. Algumas podem parecer anacrônicas e até mesmo claramente imprecisas, tal como a comparação da escrita do enoquiano com o alfabeto etiópico. Eles são apresentados aqui para qualquer seja o uso que o estudante possa encontrar para eles, e como um registro histórico dos ensinamentos da Ordem original.

[Notas entre colchetes por Alan Willms Fonte do texto: http://www.osogd.org/library/rolls.html ]


Índice


Traduzido por Alan Willms

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca