Banner

Pergaminho Voador Nº XXXV
Notas Sobre o Exórdio de Abertura do Z

O Grande Thooth é o aspecto mais elevado de Hermaes dos Mistérios Egípcios mais antigos, e praticamente corresponde ao Grande Anjo Metatron.   É o Arcanjo de Kether no Mundo Briático.   O Mercúrio dos romanos não deve ser confundido com este Grande Hermes.

As doutrinas do Gnosticismo e de Valentino se aproximaram das da Cabala pura. Neles encontramos a Fala e o Silêncio. Do outro lado do Abismo de Silêncio vem o Discurso Primal. Os Divinos aqui referidos são os Êons no Mundo Atzilútico. Estas fórmulas de conhecimento são concebidas em termos cognoscíveis para nós no mundo inferior.

Eheieh – som implícito e explícito.“Todo ser pronuncia toda a sua existência, o Nome do Senhor da Vida, por inspiração e expiração”.

Macroprosopus é Aima e Abba, Mãe-Pai. As duas narinas passam para cima e para baixo as duas respirações, como se através dos dois Grandes Pilares.  Estes põem todas as coisas em vibração; compare com o Rashith ha-Gilgalim. A penetração das Serpentes do Dragão sugere a libertação de Malkuth, que também é conhecida como a Lavagem das Vestes da Rainha, a Mãe Inferior.   Então vem o Irromper da Luz. Sobre Malkuth como Guardiões estão Metatron e Sandalphon como os Dois Pilares, e Nephesch ha-Messiah, a alma animal do Messias, o Shekinah ou Presença entre os Querubim.

O Exórdio Particular

Os Não-Nascidos do Tempo referidos são aquelas cintilações da Luz Divina que estão acima de Kether de Atziluth.   Em tais Reinos Supernos, o Ain Soph, embora negativo para nós, existe intensamente positivo. Daí saíram os Deuses, a Voz, os Êons, e o Nome.

Os Deuses Egípcios são geralmente mais diferidos por suas Coroas:

Amen-Ra pelas penas elevadas, Mo-ooth (Maut) tem o mesmo cocar como Chifres. Ela corresponde a Aima-Elohim. A Hermes-Thooth superior tem o mesmo toucado que Amoun Kneph, o Espírito Sagrado. Lembre-se que Thooth, a Verdade, tem dois aspectos – o superior e o inferior.Quanto maior é Absoluto, menos é adequado para a compreensão humana.  Dizer a forma mais elevada de uma verdade para quem não pode compreendê-la é mentir para ele, porque apesar de corretamente formulada, ela não será recebida corretamente.

As Formas de Thmaah.

Há quatro formas de ortografia do nome da Deusa Thma-Est, pelas quais ela é atribuível às Quatro Letras do Nome, e através disso aos Elementos e à Árvore.

Água. Binah. Heh.Fogo. Chokmah. Yod.
Thma-oe-TtThma-oe-Sh
Ar. Tiphareth. Vau.Terra. Malkuth. Heh (final).
Thm-a-oe-StThm-a-Oe

(O Pilar do Meio)

Na Cerimônia do Equinócio, o Hegemon é o Ar, o Espírito, e o oficial principal. Ele reconcilia de leste a oeste, e de norte a sul, e em uma fórmula circular.


Traduzido por Frater S.R.