Visão Nº 14

Este artigo é um capítulo de O Templo do Rei Salomão

Uma viagem astral de Crowley.

.
Leia em 6 min.
Banner

«Visão Nº 14»

Nº 14. “Eu tracei o círculo e recitei o ‘Ritual Menor de Banimento’[1]; mas executei-o mal, omitindo uma seção importante.

“A princípio, apareceu-me um brilho no Oeste e uma escuridão no Leste; e enquanto estava perplexo com esse assunto, descobri que entrei em uma rua suja e vi perto de mim uma criança sentada na entrada de uma casa muito pobre.

“Eu me aproximei da casa e, ao me enxergar, a criança se levantou e me chamou para segui-lo. Empurrando a porta frágil, ele me apontou uma escada de madeira podre. Subi e entrei em uma sala que aparentemente pertencia a um estudante.

“Na sala encontrei um velhinho, mas não conseguia vê-lo claramente, pois as cortinas estavam fechadas.

“Ele me perguntou o que eu pretendia ali.

“E eu respondi que vim buscar certas fórmulas dele.

“Então ele abriu um livro que estava sobre a mesa diante dele e me mostrou um sigilo. Depois de tê-lo visto cuidadosamente, ele me explicou como eu deveria fazê-lo, e terminou me contando que ele servia para convocar as ‘coisas da terra’.

Um sigilo mágico
Diagrama 55: Sigilo no Livro.

“Enquanto eu olhava incrédulo para ele, ele pegou o sigilo, e assim que o fez, de cada rachadura e fenda no chão se contorceu uma multidão de ratos e outros vermes.

“Depois disso, ele me levou pela escada até o andar de cima, e dentro de um cômodo que, à luz fraca, parecia ser um sótão.

Uma planta baixa
Diagrama 56: Planta da sala do Adepto e do sótão acima.

“No final do lado oeste desta sala, vi uma mulher nua deitada de costas. Virando-me, desafiei o Adepto, que imediatamente me deu os sinais de 0○=0○ e de 1○=10○; mas ele não quis me dar o de 2○=9○[2].

“Então o Adepto se virou para mim e disse: ‘Ela está em um estado de transe; ela está morta; ela está morta há muito tempo’. E imediatamente a carne dela apodreceu e caiu de seus ossos.

“Apressadamente pedi uma explicação, mas mal as minhas palavras saíram dos meus lábios, vi que ela estava se recuperando e que seus ossos estavam se tornando novamente revestidos de carne. Ela se levantou lentamente, e então de repente rolou e caiu pesadamente sobre seu próprio rosto. Por um instante ela permaneceu imóvel, e então sua pele brilhante se contorceu ao redor de seus ossos enquanto ela se contorcia sobre as tábuas imundas em direção ao Adepto. Tendo o alcançado, ela abraçou seus pés e então lascivamente subiu e se contorceu ao redor dele.

“‘Vá para o seu chiqueiro’, ele disse em voz baixa e dominante. Ao que senti imensa pena dela.

“O Adepto, percebendo minha simpatia, virou-se para mim e disse: ‘Ela é lascívia, de carne fresca e adorável, mas podre. Ela obstruiria o poder de um homem’.

“Então eu agradeci ao Adepto. Mas ele, sem perceber meus agradecimentos, apontou para mim uma estrela distante através de um buraco no telhado, e então disse: ‘Viaje até lá’.

“Isso eu fiz, fluindo em direção a ela como um cometa, vestido com longas vestes brancas, com uma cimitarra brilhante na minha mão.

“Depois de muito perigo, por causa de sóis e coisas muito quentes e brilhantes, pelas quais eu corri, cheguei lá em segurança, na margem de um lago, sobre o qual flutuava um bote no qual havia um homem.

“Ao me ver, ele gritou: ‘Quem és tu?’

“E tendo explicado a ele, ele trouxe seu bote perto o suficiente da margem para permitir que eu saltasse para ele. Foi o que fiz, depois disso, ele pegou os remos e remou rapidamente para a escuridão além.

“Eu disse a ele: ‘Verei teu mestre em breve?’. Ao quê ele olhou para mim, de modo que seus olhos pareciam contas de âmbar brilhante na noite; então respondeu:

“‘Eu, que estou no bote, sou grande; tenho uma estrela sobre minha fronte’.

“Eu não respondi, não tendo entendido o que ele queria dizer, e logo chegamos à praia e entramos em uma caverna, na boca da qual havia uma figura humana coberta de escamas de bronze, com chifres, e horrível. Sua cor era de verdete; mas seu rosto era de um tom enegrecido. Em sua mão ele segurava uma clava.

“Eu gritei ‘Qual é o seu nome?’ avançando em direção a ele.

“‘Joakam’, ele respondeu mal-humorado.

“‘Seu símbolo?’ (aqui repeti a parte omitida do ritual.) Ele estremeceu, e eu pude ver que ele era um covarde, no entanto, embora isso o desagradasse, ele me deu seu sigilo.

Um sigilo mágico
Diagrama 57: Sigilo de Jokam.

“Seu nome se soletra: יכם. Não tendo mais nenhuma pergunta a fazer, eu o deixei, mandando-o afundar.

“Na outra extremidade da caverna, um homem que eu ainda não havia visto veio correndo em direção aos meus braços; imediatamente vi que ele estava sendo perseguido por Jokam. Então eu intervi, ordenando-lhe que fizesse o sinal da Cruz Cabalística, o que, no entanto, ele não conseguiria fazer.

“‘Qual Deus você adora?’ eu perguntei.

“‘Ai de mim! eu não tenho Deus’, ele respondeu. Então eu permiti que Jokam o agarrasse e, ao entrar novamente na caverna, eles afundaram, soltando os mais dilacerantes gritos de agonia.

“Quando me aproximei novamente do lago, um grande albatroz ergueu-se da água e, ao fazê-lo, a estrela caiu para longe de mim, e uma multidão de pássaros me cercou e me levou de volta ao sótão que inicialmente visitei.

“Fiquei muito agradecido por isso, e ao ver que eu havia retornado, o Adepto se adiantou e pegou minha mão, dizendo: ‘Vá em frente’, palavras com as quais senti que uma grande força havia sido concedida a mim.

“Perguntei-lhe então sobre ‘Abramelin’, cuja Operação nesta época eu contemplava realizar; mas tudo o que ele respondeu foi: ‘Vá em frente!’

“‘Serei bem-sucedido?’, perguntei.

“‘Nenhum homem pode dizer isso a outro!’ ele respondeu com um sorriso.

“‘Há algo faltando nesse livro que é necessário para o sucesso?’, perguntei.

“‘Não!’, ele respondeu.

“Então eu me despedi dele, e depois de testemunhar uma luta estranha, voltei”.


  1. Consulte o Liber O. ↩︎

  2. Estes sinais são dados em Liber O. ↩︎


Capítulo traduzido e anotado por Alan Willms em fevereiro de 2023. Foto ilustrativa de Mika Baumeister no Unsplash.

Gostou deste artigo?
Contribua com a nossa biblioteca